SAVE THE DATE 23, 24 E 25 JUL 2019 ARCA - SP SAVE THE DATE 23, 24 E 25 JUL 2019 ARCA - SP SAVE THE DATE 23, 24 E 25 JUL 2019 ARCA - SP
O maior festival de inovação para negócios do País
Propósito x Plano de negócio: o que vale mais?
Escrito por Leonardo Santos | 25 de julho de 2018 | 9 meses atrás

Fundador da TruckPad, plataforma que conecta caminhoneiros a cargas, fala sobre empreendedorismo e a importância de ter um propósito

Ser empreendedor não é fácil. O empresário precisa conviver com a pressão de falhar, uma cultura que ainda é muito forte no Brasil. Países como Estados Unidos e Inglaterra não enxergam o erro como uma vergonha, e sim valorizam o aprendizado que cada um adquire em uma empresa que não deu certo.

“A cultura brasileira diz que se a empresa quebrar, isso significa uma vergonha”, analisa Carlos Mira, fundador e CEO da TruckPad. Para ele, esse tipo de pensamento atrapalha o empreendedorismo no Brasil, já que quem pensa em começar um negócio vê nos riscos um grande impeditivo.

Propósito

Antes de fundar a TruckPad, Mira presidiu uma empresa familiar. Lá, ele não encontrava mais espaço para fazer grandes mudanças, já que sempre precisava consultar alguém para mudar qualquer coisa. “Aquilo já não mudava a minha vida. Eu não gostava do que fazia, acordava sempre com raiva”, lembra.

Para o economista, ter um propósito é o que vai fazer a decisão de empreender valer a pena, independente do resultado. Ele defende que mesmo que a empresa não dê certo, ainda é importante olhar para trás e perceber o que foi possível tirar da experiência. “Você precisa fazer amigos maravilhosos, der risada e se divertir”, diz.

É verdade que quanto mais o tempo passa, mais as pessoas hesitam em tomar decisões. Isso vale para tudo o que fazemos, não só para o empreendedorismo. As pessoas mais velhas tendem a assumir menos riscos, geralmente por precisar deixar bons empregos e vidas confortáveis.

Mesmo com tudo a perder, ele explica que é necessário assumir riscos. Mira argumento que “vale mais o propósito do que um belo plano de negócio”. Ele põe em prática o que diz: antes de contratar alguém na TruckPad, a empresa se dedica a verificar se os candidatos possuem os mesmos valores da companhia. “Nós explicamos que trabalhamos com caminhoneiros e como ele e sua família sofre do dia a dia”, afirma.

Top