Programa de aceleração focado em empreendedores acima dos 50 anos - WHOW

Pessoas

Programa de aceleração focado em empreendedores acima dos 50 anos

A iniciativa irá auxiliar negócios sociais fundados e geridos por pessoas nesta faixa etária nos temas desde saúde até economia circular

POR Redação Whow! | 08/04/2021 13h54 Foto (Pixabay) Foto (Pixabay)

Com a longevidade da população, dentro e fora do Brasil, aumentando a cada ano, ter uma nova carreira e até empreender acima dos 50 anos é cada vez mais natural. E dados da Pesquisa Nacional por Amostra por Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE de fevereiro deste ano, aponta que os empreendedores brasileiros acima dos 65 anos são os que mais empregam no país.

Já segundo (IBGE), os brasileiros que passaram dos 50 anos deverão ser 30% da população do país até 2030.

Com este cenário posto, a marca Vitasay50+, linha de suplementos alimentares, em parceria com a Yunus Negócios Sociais Brasil, que é parte da Yunus Social Business Global Initiatives, fundo internacional de venture capital que transforma doações filantrópicas em investimentos para negócios, vão lançar um programa de aceleração de negócios para os empreendedores acima dos 50 anos.

Empreender após os 50 anos

Batizado de “Aceleradora Vitasay Start 5.0+”, a iniciativa irá auxiliar negócios sociais fundados e geridos por pessoas nesta faixa etária. Os temas que serão abordados no programa vão desde saúde e qualidade de vida, alimentação saudável, apoio ao empreendedorismo, até a aprendizagem ao longo da vida e economia circular.

O estudo de 2015 da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) indicou os dois principais pontos de dificuldade para o empreendedor brasileiro são as políticas governamentais, citadas por mais da metade dos entrevistados, e em segundo lugar, apareceu a educação e capacitação. E é neste último aspecto que o programa de aceleração vai se dedicar.

“O impacto que queremos gerar nessa aceleração tem duas perspectivas: intergeracional, conectando os maduros e promovendo conhecimento sobre a nova economia e geração de impacto positivo nos seus negócios, e interseccional para que os negócios acelerados se transformem e ajudem a resolver alguns dos principais desafios sociais que o Brasil enfrenta”, diz Rui Lira, head de Inovação Aberta da Yunus Negócios Sociais, em comunicado à imprensa.

Seis negócios de impacto social criados por pessoas acima dos 50 anos serão selecionados para três meses de aceleração, com Bootcamps online, mentorias e acompanhamento da equipe da Yunus Negócios Sociais. E, ao final, um destes empreendimentos poderá receber um aporte de até R$ 200 mil..

De acordo com a empresa criadora, o programa não exigirá participação nos negócios escolhidos

Os empreendedores acima de 50 anos, com foco em negócios sociais, podem se inscrever no programa de aceleração neste site.

E não perca as novidades nas nossas redes sociais no LinkedIn, Instagram, Facebook, YouTube e Twitter.


+PROGRAMA DE ACELERAÇÃO

Conheça as principais incubadoras e aceleradoras do Brasil
Pelo segundo ano consecutivo Wayra Brasil e Liga Ventures vão operar o programa de aceleração para startups do BNDES
Aceleradora norte-americana fecha parceria e vai se aprofundar no ecossistema das startups brasileiras