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Principais práticas de gestão de relacionamento com cliente

A gestão de relacionamento com o cliente é uma estratégia voltada ao entendimento das necessidades dos consumidores da empresa

POR Redação Whow! | 06/07/2021 13h54

Ao se deparar com um mercado cada vez mais concorrido, o empreendedor deve adotar medidas que busquem destacar a sua empresa perante à concorrência. E é exatamente na gestão do relacionamento com cliente que a empresa consegue oferecer um diferencial.

Conhecida também como Customer Relationships Management (CRM), a gestão de relacionamento com o cliente é uma estratégia voltada ao entendimento das necessidades dos consumidores. Afinal, vivemos numa realidade na qual, em muitos segmentos, há mais oferta do que procura. Ou seja, os clientes podem escolher, dentro de várias opções, qual empresa se encaixa melhor às suas preferências. 

Para compreender como o seu negócio pode se destacar e ainda conquistar novos clientes, produzimos esse conteúdo exclusivo sobre gestão de relacionamento com o cliente. Boa leitura!

O que é a gestão de relacionamento com cliente?

A Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) é determinada através de um conjunto de estratégias que tem como objetivo gerar interação entre o consumidor e a empresa.

Dessa forma, o CRM utiliza recursos tecnológicos para automatizar, organizar e sincronizar planos de negócios que possam conquistar, fidelizar e conquistar de volta antigos clientes.

Assim, o modelo tem como função a coleta e armazenamento de dados dos clientes. Tudo isso para que essas informações passem por uma análise, tornando o planejamento mais assertivo. A Gestão de Relacionamento com o Cliente envolve diversas áreas de uma empresa. A extensão pode ir desde o atendimento até o marketing, por exemplo.

Atualmente, existem diversos sistemas de CRM, geralmente disponíveis através de softwares que captam e armazenam tendências, hábitos e preferências de consumos dos clientes. Alguns exemplos dessas plataformas são:

  • PipeDrive, segundo o site da plataforma, após um ano de uso, as empresas conseguem fechar em média 28% mais de vendas. Isso porque as análises do Pipedrive disponibilizam mais claridade e eficiência para os usuários;
  • Hubspot, é um software de marketing e vendas. Tem o intuito de auxiliar as empresas a crescerem de uma maneira que seja boa para o negócio e para o cliente;

Motivos para realizar a gestão de relacionamento com o cliente

Seja através desses softwares, ou de outras soluções disponíveis no mercado, atualmente há diversas formas para gestão do relacionamento com o cliente. Ferramentas como e-mail marketing, aplicativos empresariais e landing pages possibilitam a coleta de informações dos clientes. Portanto, ao aderir estratégias de CRM a empresa consegue:

  • compreender as demandas do consumidor;
  • fidelizar e oferecer melhores experiências aos clientes;
  • atrair novos públicos;
  • aumentar o lucro.

Práticas para gestão de relacionamento com o cliente para adotar:

Processos automatizados para ganhar tempo

A maioria das tarefas relacionadas a adquirir informações dos clientes pode ser automatizada. Dessa forma, vale a pena buscar serviços disponíveis que auxiliem seu fluxo de trabalho.

Por exemplo, digamos que a sua empresa possui um site que tenha um espaço destinado ao cadastro de novos clientes. Com a automatização você consegue:

  • oferecer promoções aos clientes cadastrados;
  • configurar o envio de e-mails;
  • impulsionar qualquer esforço de marketing para construir um bom relacionamento com os clientes.
Atualização das Informações do consumidor

Essa etapa é essencial para qualquer negócio. Se você deseja ter um bom relacionamento com o seu cliente, é importante manter os dados dos consumidores sempre atualizados.

Se você vende produtos destinados a recém nascidos, é muito importante acompanhar a evolução da idade dos consumidores, por exemplo. Não é interessante continuar oferecendo fraldas para casais cujos filhos já utilizam o banheiro faz alguns anos.

Assim, ao manter as informações atuais, a sua empresa consegue disponibilizar o tipo de produto correto para o seu cliente.

Foco no relacionamento de qualidade

Para muitos segmentos, a empresa precisa adquirir um bom relacionamento com seus clientes. Afinal, vivemos numa era em que existe muita concorrência e a diferenciação entre um negócio ou outro acontece justamente na relação com os consumidores.

Por isso, cada vez mais, as organizações precisam investir na produção de conteúdos como vídeos, artigos, podcasts, infográficos, etc. Esses conteúdos devem ter uma boa qualidade. De forma contrária, o público não irá consumi-los.

Depois, a empresa precisa investir em formas de comunicação eficientes, como o disparo de e-mail marketing, para que o conteúdo de qualidade chegue até o público-alvo. Dessa forma, pode construir um relacionamento direto com os clientes.

Acompanhamento do histórico de compra

Será mais proveitoso para a sua empresa investir esforços para encantar clientes existentes do que para adquirir novos. Então, o acompanhamento do histórico de compra deve ser algo constante no seu negócio.

Com isso, sua empresa pode criar promoções voltadas especialmente para os gostos do cliente que já está na base.

Vamos supor que alguns clientes adquiriram recentemente um berço na sua loja online. Programe o sistema para recomendar produtos que tenham relação, como: fraldas, talco, pomadas para assadura, etc. Muito provavelmente o resultado será surpreendente.

Boa presença nas redes sociais

Essa etapa é essencial para qualquer tipo de negócio. A cada dia que passa, as redes sociais conquistam mais usuários e, consequentemente, maior relevância para as empresas que desejam gerir o relacionamento com os clientes.

Nesse sentido, é extremamente importante que as marcas possuam uma boa presença nas redes, a fim que o seu público consiga se relacionar de maneira mais direta com a empresa.

Assim, a análise do comportamento do cliente através das redes sociais, deve ser algo corriqueiro para as empresas. Visto que elas são uma grande fonte de informação a respeito do que é tendência de mercado.

Em suma, para ter um bom relacionamento com o cliente, as empresas precisam investir tempo, esforço e se puder, dinheiro. Afinal, cada vez mais, o público que dita as tendências do mercado e está alinhado a ele, pode gerar bons resultados para qualquer negócio.

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