Previsões de especialistas apontam tendências na atuação das empresas, com o trabalho híbrido e ESG - WHOW

Consumo

Previsões de especialistas apontam tendências na atuação das empresas, com o trabalho híbrido e ESG

Meio Ambiente, Governança e Social são apenas algumas das áreas para se prestar atenção neste ano. Veja outras segundo experts globais

POR Redação Whow! | 25/03/2021 18h34 Foto ilustrativa (Freepik) Foto ilustrativa (Freepik)

O site canadense Visual Capitalist, que foca em tendências para negócios e investimentos analisou mais de 200 artigos, papers, podcasts e entrevistas de especialistas globais em diferentes áreas de atuação para apontar o que se pode esperar no setor em 2021.

E dentre as principais expectativas apareceram: ESG, autenticidade das marcas, reação contra as big techs, aumento no valor de mercado do bitcoin, criatividade no uso de espaço e mobilidade, revisão sobre a vida corporativa, utilização do modelo de trabalho híbrido, entre outras.

Aumento nos investimentos em ESG

De acordo com as empresas do setor financeiro, como Fidelity Investiments e Société Générale, apontadas no estudo comentaram sobre um ganho de evidência nos investimentos em empresas que, dentre as suas operações possuem ações em Meio Ambiente, Governança Corporativa e no âmbito Social. E os retornos vistos para empresas com este foco tem performado melhor, ao menos fora do Brasil, do que as demais companhias.

Esta tendência também já está começando a ecoar nas grandes empresas, com os bônus corporativos sendo atrelados ao ESG.

Revisão sobre a vida corporativa

A prova da resiliência corporativa de milhares de colaboradores que puderam e atuaram remotamente em 2020, trouxe à tona a discussão sobre como melhor utilizar a estrutura física e digital das empresas para o trabalho. A consultoria global Deloitte comenta no levantamento que os locais de trabalho devem passar a funcionar como espaços de encontro, socialização e conexão.

Outro ponto atrelado ao desenvolvimento profissional será a saúde mental. Diferentes empresas já adicionaram aos seus pacotes de benefícios plataformas e aplicativos de terapia que os colaboradores podem utilizar. O modelo Gympass passou do aspecto físico para o mental.

Reação contra as big techs

Sobre o tema de como as disputas com os conglomerados tecnológicos globais se desenrolará em 2021, os experts avaliados pela publicação apontam três cenários: vou existir advertência de reguladores para as big techs, mas sem uma finalização concreta; o Facebook poderá ser dividido em diferentes empresas; e estas empresas vão alterar as suas práticas de negócios.

E não perca as novidades nas nossas redes sociais no LinkedIn, Instagram, Facebook, YouTube e Twitter.


+ESG

Como uma startup pode adotar modelos de governança
Startup brasileira desenvolve nova tecnologia para acesso à água durante a pandemia
É possível gerar valor através da inovação?
5 mulheres inovadoras que você precisa conhecer