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Práticas de saúde e higiene para receber clientes após a pandemia

Entenda as principais mudanças durante a pandemia do Covid 19 e veja algumas práticas que deverão ser adotadas no pós-pandemia.

POR Redação Whow! | 16/07/2021 17h02

Algumas das medidas de saúde e higiene para prevenção da Covid-19 tornaram-se hábitos diários das pessoas. Nesse contexto, acaba sendo positivo para as empresas continuarem seguindo tais protocolos de higienização mesmo no pós-pandemia.

Neste conteúdo, entenda um pouco mais sobre as mudanças causadas no comportamento das pessoas no que diz respeito à saúde e higienização, e veja as principais práticas que se recomenda a manutenção após o período de pandemia. 

Mudanças nas empresas durante a pandemia

A pandemia afetou a rotina de milhões de pessoas no mundo inteiro. Afinal, foi preciso se adaptar, de uma maneira rápida, a uma nova forma de viver.

O home office e o delivery viraram alternativas para muitos negócios, que se viram impossibilitados de funcionar presencialmente. As empresas que puderam ou tiveram de ficar abertas implementaram uma série de processos e protocolos para prevenção da Covid-19, como a disponibilização de álcool em gel e a aferição de temperatura. 

Pagamentos começaram a ser realizados via PIX, sem a necessidade de contato físico com máquina de cartão; a quantidade de pessoas foi reduzida nos ambientes, com objetivo de evitar aglomerações. E, em mais de um ano de pandemia, tais comportamentos já são tidos como comuns, fazendo parte da rotina das pessoas. 

Hábitos de higiene e saúde indicados durante a pandemia

A pandemia ainda não acabou. Embora o número de casos e mortes pelo Covid-19 tenha reduzido bastante, os próximos meses ainda serão marcados pelos impactos da crise de saúde, mesmo com o aumento gradual de vacinados. Isso implica que ainda se deve continuar adotando os hábitos de higiene e saúde recomendados para prevenção da doença.

Uso de máscaras, álcool em gel e lavar as mãos com frequência são alguns deles. Além disso , também se deve evitar aglomerações e ambientes fechados.

As empresas precisaram se adaptar durante o período para receber os seus clientes com mais segurança. Porém, alguns desses hábitos não serão passageiros e devem permanecer no pós pandemia.  

Práticas para manter ao receber clientes após a pandemia

Limpeza constante do local e superfícies

A limpeza constante de todas as superfícies, deve ser feita periodicamente em locais como: móveis, maquininhas de cartão, canetas e maçanetas das portas.

Para isso, crie na sua empresa uma rotina fixa para realizar essa higienização. Defina um espaço de tempo para renovar a limpeza e um cronograma. Oriente também aos demais colaboradores o cuidado constante com este aspecto. 

Um ambiente limpo e organizado, além de prevenir doenças como a Covid, traz maior segurança aos clientes. Uma prática interessante é incentivar essa limpeza aos colaboradores de seu próprio espaço. Por que não passar um pano com álcool em sua mesa todos os dias?

Uma dica que pode ajudar bastante é envolver as maquininhas de cartão e outros objetos que possam ser de uso comum com plástico-filme. Assim, além de cuidar da saúde, também se protege o equipamento. 

Álcool em gel veio para ficar: disponibilize na sua empresa

Conforme um levantamento feito pela Hibou, empresa que realiza pesquisas e monitoramento de mercado, 96% das pessoas entrevistadas pretendem continuar usando o álcool em gel no pós-pandemia. 

Por isso, mesmo quando a pandemia terminar, deixe disponível à vontade na sua empresa o álcool em gel. Você pode optar por totens, na entrada e em outros pontos estratégicos, fazer pequenos sachês personalizados com uma quantidade para uso único ou então mini recipientes reutilizáveis com o produto.

Sinalizações sobre as medidas de higiene e saúde

A sinalização visual do ambiente ajuda a estimular todas as pessoas da empresa, sejam colaboradores ou clientes, a sempre estarem se policiando quanto às medidas de saúde e higiene de prevenção das doenças.

Por isso, tenha sempre plaquinhas, adesivos, panfletos ou banners indicando para os clientes as medidas que são tomadas na empresa, bem como onde eles podem encontrar álcool em gel, por exemplo. 

Ambientes bem ventilados

A ventilação natural ajuda na prevenção de outras doenças causadas por vírus, como gripes e resfriados, além da Covid-19. Afinal, a circulação de ar ajuda no transporte na disseminação dos microorganismos causadores de tais patologias. E, além disso, contribui para deixar os ambientes mais confortáveis, saudáveis, arejados e com o ar renovado. 

Para aplicar a ventilação natural na sua empresa, você pode optar por um desses dois processos: o efeito chaminé, ou a ventilação cruzada.

Em síntese, para adoção do efeito chaminé, se realiza duas aberturas no ambiente, uma na parte mais baixa e outra na mais alta. Podemos imaginar aqui uma grande loja de roupas, com dois andares. 

Muitas vezes, nesses lugares há apenas o fluxo de ar na entrada, sem janelas para ventilar, o que acaba deixando abafado o ambiente. Atente-se a isso. Insira janelas para que esse ar saia em efeito chaminé. 

Já a ventilação  cruzada se utiliza realizando duas aberturas em paredes opostas ou adjacentes, favorecendo o fluxo do ar. Para utilizar esse sistema, observe se sua loja pode ter uma porta frontal e uma entrada nos fundos. Se sim, deixe essa outra aberta, faça uma nova entrada e assim o ar tem mais fluxo na sua empresa.

Ainda estamos em pandemia: reforce nas redes sociais todas essas práticas

No início da pandemia, e também logo após as primeiras flexibilizações das medidas restritivas, era comum encontrarmos nos perfis de redes sociais uma produção densa de postagens relacionadas à prevenção do Covid 19. 

Contudo, nem todas as empresas continuam fazendo isso. Estamos, aos poucos, retornando à “vida normal”. Por isso, não deixe de reforçar nas redes sociais todas essas medidas que continuarão sendo adotadas na sua empresa. 

Além disso, desenvolva conteúdos a fim de inspirar outras pessoas a também tomarem tais atitudes. Afinal, expor o quanto o seu negócio está preocupado em continuar mantendo as medidas de prevenção da doença é extremamente positivo para a imagem da marca. 

Assim, você pode optar por reforçar nos stories e também no feed do seu perfil, uma ou duas vezes por semana, por exemplo.  Gostou do conteúdo? Se a resposta for sim, assine agora mesmo gratuitamente a newsletter do Whow, para receber todos os dias artigos interessantes sobre empreendedorismo, mercado, gestão e tecnologia!