Por que ter um plano de negócios é fundamental ao empreendedor - WHOW
Eficiência

Por que ter um plano de negócios é fundamental ao empreendedor

Capacidade de reduzir incertezas e orientar a expansão das empresas estão entre os principais benefícios trazidos por um bom plano de negócios

POR Redação Whow! | 08/10/2021 15h02 Por que ter um plano de negócios é fundamental ao empreendedor

Ao criar uma empresa, é fundamental contar com um plano de negócios. Embora elaborá-lo não elimine os riscos associados a qualquer empreendimento, ele ao menos permite evitar que erros sejam cometidos de forma repetida e por falta de análise, diminuindo as incertezas do negócio.

Mas, afinal, o que é um plano de negócios?

Trata-se de um documento que descreve os objetivos que se pretende alcançar com um negócio, assim como os passos que devem ser dados para alcançar esses objetivos, diminuindo riscos e incertezas. De forma geral, um plano de negócios permite que você preveja e cometa os erros no papel, em vez de cometê-los no mercado e acabar tendo perdas reais.

Os elementos de um plano de negócios

Em primeiro lugar, é preciso entender que não se trata apenas de um conjunto de ideias e de proposições sobre aquilo que idealmente deveria acontecer para seu negócio deslanchar. Pelo contrário, um plano de negócios exige a realização de pesquisas, ou seja, a obtenção de dados que possibilitem uma análise de mercado e se o seu negócio tem a possibilidade de não apenas entrar nesse mercado, mas concorrer com as demais empresas que se situam nele. 

Além disso, o plano precisa ter informações e dados detalhados sobre o setor em que se pretende atuar e que terão um impacto significativo na criação do empreendimento. 

Isso se observa, por exemplo, no volume de vendas de produtos semelhantes ao que você pretende oferecer: se está em alta nos últimos anos, se é constante durante todo os meses do ano ou se existem picos de consumo sazonais, dentre outros dados que permitem programar melhor a oferta de seu produto, por exemplo.

Ou seja, é necessário reunir dados sobre o faturamento e lucro de concorrentes do mesmo setor, disponibilidade de recursos e a facilidade de sua captação, dentre outros que são fundamentais para considerar o potencial da empresa.

A importância de um plano de negócios

Essencial tanto para quem está abrindo o negócio quanto para quem quer ampliá-lo,  o plano de negócios traça linhas para evitar que erros sejam cometidos por falta de análise, diminuindo as incertezas.

Dentre os seus principais benefícios estão os seguintes:

  1. Organiza as ideias ao iniciar um novo empreendimento. 
  2. Orienta a expansão de empresas já em atividade. 
  3. Apoia a administração do negócio, seja em seus números, seja em estratégias. 
  4. Facilita a comunicação entre sócios, funcionários, clientes, investidores, fornecedores e parceiros. 
  5. Capta recursos, sejam financeiros, humanos ou parcerias.