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Por que investir em treinamento é essencial?

Entenda porque é tão importante investir em treinamentos, quais são os tipos e principais formas para implementá-los na sua empresa

POR Redação Whow! | 30/07/2021 14h59

Investir em treinamentos influencia, positivamente, os resultados de uma equipe dentro de um negócio. Não é à toa que várias empresas investem nesta estratégia. O estudo Panorama de Treinamento no Brasil 2019/2020, realizado pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e Integração Escola de Negócios, trouxe dados interessantes sobre o tema. 

Conforme o levantamento, em 2019, a média de investimento anual em treinamento e desenvolvimento foi de R$652,00 por funcionário. E, dentre todos os setores que foram analisados, o de serviços é o que investe mais, com R$690,00, e o comércio investe menos: apenas R$357,00 por colaborador.  

Porém, nem todas as empresas compreenderam ainda a real importância de investir em seu capital humano.

Então, se você é empreendedor e quer entender os reais motivos para apostar em treinamentos para os seus colaboradores, leia este conteúdo. 

Diferenças entre treinamento e desenvolvimento

Você sabia que treinamento e desenvolvimento não são a mesma coisa? Embora sejam modalidades que visam aumentar os conhecimentos dos colaboradores, entre elas há algumas diferenças. Compreendê-las é fundamental na hora de definir a melhor estratégia para desenvolver os colaboradores. 

O treinamento é um tipo específico de capacitação de colaboradores, direcionada à aprendizagem de competências e habilidades específicas. Em suma, trata-se de algo pontual e costumam ser realizados em grupos, com assuntos delimitados e padronizados

Geralmente, a necessidade de treinar os colaboradores surge diante de um problema ou situação específica. Digamos que você possui uma loja de roupas que vai deixar de atender presencialmente e passará a realizar atendimentos via WhatsApp. 

E, sabendo que as abordagens são diferentes, você sente a necessidade de desenvolver as habilidades dos seus funcionários para o atendimento on-line. Nesta situação, pode-se optar pela aquisição de um treinamento específico para nova modalidade de vendas. 

Já o desenvolvimento reúne todo um conjunto de treinamentos e ações, que visam o aprimoramento da performance do colaborador a longo prazo. Aqui, o foco não está em competência ou habilidade específica e sim no crescimento profissional como um todo.  

Em resumo, o desenvolvimento é realizado de forma individual, junto aos seus gestores diretos, por meio de sessões de mentorias, coaching ou atividades similares. 

Para finalizar, o objetivo do desenvolvimento é amadurecer a visão de longo prazo do colaborador. 

Por que investir em treinamento é essencial?

Sim, investir em treinamento é essencial. Mas, você sabe realmente os motivos?   O colaborador, apesar de qualificado, muitas vezes não possui algumas habilidades essenciais para o seu cotidiano. Nesse sentido, desenvolver habilidades e oferecer conhecimento para sua equipe é fundamental.

Em suma, não somos seres estáticos e estamos sempre aprendendo, evoluindo. Nesse sentido, a aplicação de treinamentos, tanto técnicos como comportamentais, tem impacto direto na produtividade e, como consequência, nos resultados. 

Isso ocorre porque, com a educação corporativa, é possível preencher lacunas que podem estar fazendo a sua empresa perder dinheiro (ou deixando de ganhar).

Ainda no exemplo do item anterior, imagine que seus colaboradores não receberam um treinamento para vendas on-line. As consequências podem ser clientes que desistem devido à demora, à falta de explicação no momento da venda, dentre outros problemas. Dessa forma, perceba que, ao cuidar da evolução profissional dos colaboradores, automaticamente, cuida-se da reputação da sua marca perante o seu público, independente do segmento ou área de atuação da empresa. 

E, além de tudo isso, quando a equipe recebe incentivos para o crescimento profissional, torna-se mais engajada e motivada,  o que também impacta, diretamente, nos resultados da empresa.

Tipos de treinamento para implementar na sua empresa

Os tipos de treinamento estão relacionados ao que busca ser aperfeiçoado. Confira agora os principais.

Treinamentos de atualização

Este tipo de treinamento visa treinar e reciclar determinadas habilidades dos funcionários que possam estar defasadas. Um exemplo pode ser o caso das empresas que utilizavam o controle do fluxo de caixa manual e contrataram um sistema automatizado. 

Treinamentos de habilidades de liderança

Uma coisa bastante comum nas empresas são as promoções de cargo, quando um colaborador que ocupava uma posição operacional torna-se líder. Nesse contexto, treinar as habilidades de liderança é indispensável. 

Treinamentos de skills comportamentais

Treinar as skills comportamentais é importante para qualquer negócio, independente do cargo ou função que os colaboradores exerçam

Assim, por exemplo, caso na sua empresa lacunas de organização e atrasos estejam ocorrendo, treinamentos para desenvolver tais habilidades podem ser interessantes.

Como aplicar treinamentos na sua equipe

Bom, agora que você já conhece os tipos de treinamento, pode estar se perguntando: como aplicá-los na empresa?

Defina, através de um diagnóstico, todos os pontos em que são necessários desenvolvimento para sua equipe. Do contrário, tentar desenvolver muitas skills ao mesmo tempo pode confundir os colaboradores, fazendo com que a qualidade do que deve ser aprendido seja afetada.

Feito isso, é hora de definir como o treinamento irá acontecer, ou seja, a construção de um planejamento. Organize as equipes, horários, prazos e metas. 

Avalie constantemente, as habilidades trabalhadas em seu treinamento. Somente assim é possível mensurar se a ação foi relevante e o que ainda precisa ser desenvolvido e ajustado. 

Acima de tudo, é essencial que o RH esteja presente em todo este processo, do início ao fim. Entretanto, caso a sua empresa não possua ainda essa subdivisão, você pode optar por consultorias ou, até mesmo, a contratação de profissionais liberais com tal expertise.  

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