Por dentro do PIX para empresas. Conheça sobre aqui!
Eficiência

Por dentro do PIX para empresas

Já pensou em ter mais agilidade na hora de receber pagamentos dos seus clientes? Então saiba como o PIX para empresas pode te ajudar

POR Redação Whow! | 12/08/2021 18h49 Por dentro do PIX para empresas

Os empreendedores ganharam mais um parceiro para realizar vendas. O PIX para empresas permite pagamentos rápidos e seguros tanto para o consumidor quanto para quem está recebendo. Anunciado em fevereiro do ano passado, o PIX traz mais agilidade na hora do seu negócio receber dinheiro dos clientes. Além disso, é completamente gratuito, sem a necessidade de pagar taxas ou juros.

Se você quer saber um pouco mais como funciona esse novo método de pagamento de pessoas jurídicas, confira esse texto exclusivo que preparamos para você.

O que é PIX?

A essa altura do campeonato, muito provavelmente você já sabe como funciona o PIX. Mas ainda assim, vamos explicar aqui para não restar nenhuma dúvida.

O PIX surgiu para revolucionar os meios de pagamento. Anunciado pelo Banco Central em fevereiro de 2020, ele permite que qualquer pessoa faça pagamentos e transferências em tempo real, sem depender do horário ou dia ou instituição financeira. 

Em outras palavras, pessoas ou empresas poderão receber e enviar dinheiro através de plataformas digitais, sem precisar utilizar os métodos tradicionais como DOC, TED, cartão ou boleto, por exemplo. Vale ressaltar que o PIX não é um recurso disponível para uma instituição financeira específica. Como ele foi criado pelo Banco Central do Brasil, praticamente todos os bancos do país já oferecem esse novo método de pagamento através de seus apps ou internet banking.

Para poder utilizar essa modalidade, basta cadastrar o CPF, ou CNPJ, ou número do celular ou e-mail, ou até uma chave aleatória.

Como funciona o PIX para empresa?

Com o PIX, as empresas ganharam mais uma opção para receber pagamentos além da transferência bancária, boleto, cartão de crédito ou débito e dinheiro físico.

Além disso, esse novo modelo de pagamento acontece de maneira instantânea, trazendo assim maior eficiência e agilidade para o caixa financeiro de empresas de todos os portes.

Isso porque, com o PIX, não existem barreiras para o pagamento. Em outras palavras, qualquer um pode receber dinheiro de qualquer lugar, em qualquer dia e em qualquer horário. É um grande avanço no mercado, visto que, muitas vezes, as empresas costumam ter que esperar no mínimo até o próximo dia útil para receber o dinheiro.

Nesse sentido, uma boa notícia é que todas empresas podem ter o PIX PJ. Basta ter uma carteira ou conta digital numa instituição financeira que participe do programa. São diversos agentes financeiros participantes, basta conferir na lista do Banco Central.

Apesar do PIX ser algo gratuito para o público em geral, para pessoas jurídicas poderá ser taxado. Assim, a instituição financeira pode decidir se irá cobrar e quanto será cobrado por transição. Muitas empresas tinham a expectativa de que as tarifas cobradas de pessoas jurídicas seriam menores do que as do TED e DOC, por exemplo. Porém, na prática já é possível encontrar algumas instituições financeiras que cobram até R$10 por cada transação.

Mas, como o PIX funciona na prática?

De maneira resumida, esse sistema de pagamentos instantâneos permite que qualquer pessoa pague, transfira ou receba dinheiro em poucos segundos, sem restrições de horários ou distância.

Conforme já mencionado acima, todas as transações são feitas online, através dos sistemas digitais das instituições financeiras ou dos seus aplicativos. Por isso, é preciso destacar que o PIX não é um sistema à parte, mas sim uma nova solução de pagamentos que integra os sistemas já existentes.

Dessa forma, todas as empresas, não importando o segmento ou tamanho, podem aderir ao PIX para PJ. No entanto os pagamentos instantâneos podem ser feitos entre:

  • Pessoas físicas (P2P);
  • Empresas (B2B);
  • Pessoas e empresas (P2B/ B2P);
  • Empresas e governo (B2G/G2B);
  • Pessoas e governo (P2G/G2P).

Vantagens do Pix para empresas

Como já falamos acima, uma das principais vantagens do PIX para empresas é não ter restrições de receber e efetuar pagamentos. Além disso, é mais uma possibilidade fácil e eficaz oferecida para o cliente.

Esse sistema de pagamento também é benéfico na questão de segurança, já que nem o empreendedor nem o cliente precisam mexer com o dinheiro em espécie para realizar suas transações financeiras.

Para facilitar a visualização, separamos aqui, as principais vantagens do PIX para pessoas jurídicas, confira:

  • São pagamentos instantâneos realizados diretamente entre o recebedor e o pagador, sem que necessite de intermediários que costumam tornar as transações demoradas e caras;
  • Por ser um pagamento instantâneo, o dinheiro costuma entrar na conta bancária PJ no momento em que a transação está sendo feita, sem precisar esperar dias ou horários úteis;
  • O sistema funciona 24 horas por dia e em todos os dias do ano, inclusive finais de semana e feriados;
  • Os custos das transações costumam ser mais baixos que as outras formas de pagamento. Inclusive, em algumas instituições, o serviço é oferecido de graça;
  • As empresas podem utilizar esse método para pagar fornecedores, salários de funcionários e até alguns impostos e tributos.
  • O consumidor só precisa ter seu celular com um app de uma instituição financeira instalada. Portanto, mesmo se ele esquecer a carteira, poderá fazer o pagamento. 

Portanto, as principais vantagens estão relacionadas com a liberdade que esse meio de pagamento fornece. Isso porque não possui restrições geográficas, como o dinheiro físico, por exemplo, e nem restrições de horário e dia, como o TED e o DOC.

Motivos para adotar o PIX nas empresas

Os motivos para adotar o PIX na sua empresa estão relacionados com as vantagens que esse método oferece. Afinal, cada vez mais os consumidores estão exigentes e buscam formas mais facilitadas de pagamento. Seja através da comodidade, rapidez ou até segurança, a verdade é que o público gosta de ter o mínimo de atrito possível.

Ao aceitar o PIX no seu negócio, você oferece não apenas mais uma forma de pagamento para os seus clientes, mas uma das maneiras que mais beneficiam eles.

Por isso, ao oferecer essa forma de pagamento para os seus consumidores, você está dentro do que o mercado está exigindo e ainda passa a ter uma vantagem competitiva sobre os concorrentes que não oferecem o mesmo serviço. Em suma, são muitas as vantagens e os motivos que o PIX leva às empresas. Portanto, se informe com a instituição financeira de sua preferência e saiba como utilizá-la no seu negócio.

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos como esse diariamente!