Por dentro do Empreendedorismo Verde
Eficiência

Por dentro do Empreendedorismo Verde

Empreender com sustentabilidade ambiental está em alta, e consumidores estão mais atentos à responsabilidade das empresas

POR Redação Whow! | 20/08/2021 18h01 Por dentro do Empreendedorismo Verde

Muito provavelmente você já sabe que o mundo precisa se atentar mais à preservação do meio ambiente, certo? Dessa forma, práticas como o Empreendedorismo Verde são cada vez mais importantes. Até porque, por meio desse modelo de empreendedorismo, as empresas conseguem se desenvolver sem precisar afetar negativamente o ecossistema em que estão inseridas.

Legal né? Quer saber um pouco mais como funciona esse conceito? Então, leia o texto na íntegra e fique por dentro.

O que é Empreendedorismo Verde?

Desenvolvido em 2008 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o conceito de economia verde se refere ao conjunto de ações que tendem desenvolver a sociedade através de práticas que reduzam emissões de gases-estufa, ampliem o uso de fontes de energias limpas e renováveis e façam o uso sustentável dos recursos naturais.

No empreendedorismo verde, a empresa consegue oferecer aos clientes serviços e produtos que não destroem o meio ambiente e ainda ajudam a preservá-lo.

Numa realidade em que já sabemos quais são as consequências de quando não cuidamos dos ecossistemas naturais, a sociedade como um todo passa a exigir ações mais sustentáveis dos seus governantes e até das empresas de que consomem.

Por isso, o empreendedorismo verde pode ser uma ótima estratégia de negócio, além de garantir autoridade no mercado e uma boa imagem frente ao público, as organizações ainda conseguem ajuda o meio ambiente e, consequentemente, a sociedade como um todo.

Dessa forma, o empreendedorismo verde está relacionado com as ações que uma empresa toma frente a preservação ambiental. Porém, vale ressaltar que não são apenas ações de sustentabilidade, mas também a produção e disponibilização de produtos e serviços sustentáveis.

A importância do Empreendedorismo Verde

Para visualizar melhor a importância do Empreendedorismo Verde para o seu negócio e para a humanidade, separamos aqui uma lista das principais características desse conceito, confira:

  • uso dos recursos naturais de maneira eficiente;
  • comprometimento sério com a responsabilidade ambiental e social;
  • diminuição dos danos ao ecossistema;
  • compromisso com a inclusão social;
  • diminuição da emissão de carbono, reduzindo também o efeito estufa e o aquecimento global;
  • redução do consumo de água;
  • separação do lixo com consciência;
  • construção de uma boa relação com as comunidades em que a empresa está inserida.

Logo, o empreendedorismo sustentável vai além das práticas voltadas ao meio-ambiente, ele também se preocupa com o social. 

Vale lembrar que essas práticas podem ser um diferencial competitivo da empresa, melhorando a imagem da organização perante o público. Além disso, gera grande engajamento entre os consumidores, transformando-os em fãs da marca por perceberem que o seu consumo está ajudando o futuro do planeta.

Os pilares do Empreendedorismo Verde

Basicamente, os pilares que sustentam o Empreendedorismo Verde são: reduzir, reutilizar e reciclar. Ou seja:

  • reduzir o consumo e a produção de materiais que prejudicam o meio ambiente;
  • reutilizar o máximo de recursos possíveis, para evitar a produção de lixo;
  • reciclar sempre que possível, permitindo que materiais já produzidos virem outros itens que sejam utilizados pelo público.

Dessa forma, se ao iniciar um empreendimento, observe esses pontos e esteja alinhado aos fundamentos do empreendedorismo verde. 

Aplicando no seu negócio

Se a sua empresa ainda não aderiu a essa filosofia, vale a pena reconsiderar. Você não precisa necessariamente realizar uma transformação radical do dia para a noite. Entretanto, algumas ações de sustentabilidade podem gerar valor para a sua empresa.

Por isso, separamos algumas dicas de como aplicar o Empreendedorismo Verde no seu negócio, confira:

1.Uso consciente da água

Como você já deve saber, a água é o recurso natural mais importante para a humanidade. Afinal, sem ela, não conseguimos sobreviver. Logo, é essencial que a sua empresa dê uma atenção especial voltada ao consumo consciente da água, sempre evitando o desperdício.

Isto vai desde o uso da água no local de trabalho, como na hora de lavar as louças ou de utilizar as torneiras do banheiro para escovar os dentes, até no consumo de água de seus fornecedores que fabricam os materiais necessários para seus produtos. 

Em síntese, vale a pena considerar maneiras de reaproveitar a água. Além de beneficiar o planeta, ainda irá gerar economia para sua empresa, uma vez que as contas de água estão cada vez mais altas. Existem algumas maneiras de implementar sistemas de reutilização e captação da água que economizam nas contas e ainda são completamente verdes. Como por exemplo:

  • Reaproveitamento da água da chuva, através de calhas, telhados e terraços e o
  • Reúso da água de ralos e pias que não estejam muito poluídas.
2.Incentive a educação ambiental

Busque incentivar a educação ambiental dos seus funcionários. Esta ação pode ser realizada por meio de conversas e reuniões, como também através de palestras e treinamentos. O importante é gerar debates a respeito do tema, fazendo com que todos realmente compreendam a importância de aderir às práticas sustentáveis.

Mantenha sua empresa alinhada ao discurso de educação ambiental e disponibilize aos funcionários formas para que eles façam a separação do lixo correta. Ou seja, para isso, tenha no mínimo dois lugares para descarte, um para lixos recicláveis e outro para materiais orgânicos.

3.Use a tecnologia como aliada

Cada vez mais a tecnologia é uma grande aliada da sustentabilidade. Através das ferramentas certas, a sua empresa consegue produzir melhor, utilizando menos recursos.

Por isso, vale a pena buscar quais são as melhores opções disponíveis para o seu segmento visando sempre a eficiência na utilização de recursos materiais ou energéticos. 

4.Escolha fontes de energia sustentável

Outro ponto de atenção para o seu negócio é buscar o consumo de energia mais sustentável. Uma alternativa que tem se tornado mais acessível e gerado grandes economias para os empresários é o uso de energia fotovoltaica.  Logo, painéis solares conseguem gerar, pelo menos, uma parte da energia elétrica consumida no dia-a-dia de uma empresa. 

Portanto, é possível concluir que o Empreendedorismo Verde pode ser uma ótima alternativa para as empresas que buscam maior destaque frente ao mercado. Isso porque as práticas ambientais são muito bem vistas pelos consumidores. 

Além disso, estas ações geram economia e ajudam a proteger o planeta que é a morada da empresa e de todos os funcionários. Assine a nossa newsletter para receber conteúdos diários!