Exclusivo: plataforma de recrutamento aponta as habilidades mais procuradas - WHOW
Tecnologia

Exclusivo: plataforma de recrutamento aponta as habilidades mais procuradas

Levantamento exclusivo feito pela Revelo aponta as competências necessárias para profissões em desenvolvimento, design, finanças, TI, marketing online e BI

POR Adriana Fonseca | 10/01/2020 12h00 Exclusivo: plataforma de recrutamento aponta as habilidades mais procuradas Foto Katie White (Pixabay)

Carreiras e habilidades profissionais ligadas à tecnologia vêm ganhando destaque no mercado de trabalho há algum tempo, e para saber quais são as competências mais demandadas atualmente, a plataforma de recrutamento digital Revelo fez um levantamento usando sua base de dados.

A análise incluiu as mais de sete mil empresas cadastradas no sistema da startup e gerou um ranking com as habilidades mais demandadas em 2019. E este estudo foi compartilhado em primeira mão com o Whow!.

Habilidades em TI e finanças

Foram analisadas carreiras em seis áreas: desenvolvedor, design, marketing online, business intelligence, tecnologia da informação e finanças.

“Profissionais de desenvolvimento com qualificação em Java tiveram o dobro de requisições de um ano para outro. Já a área de finanças foi a que sofreu mais alterações. Habilidades específicas relacionadas a contas a pagar e receber e conciliação bancária, que não apareciam em 2018, passaram a integrar o ranking”, comenta Adriana Ferreira, gerente de sucesso do cliente da Revelo.

habilidades Foto Hitesh Choudhary (Unsplash)

Conheça na lista abaixo as habilidades mais procuradas em 2019 e a comparação com o ranking feito em 2018.

Carreira Habilidade Posição em 2019 Posição em 2018
Desenvolvedor Java
Javascript
HTML
 
Design Scrum
Photoshop
WordPress
Finanças Excel
Microsoft Office
Fluxo de caixa
Tecnologia da Informação SQL
Git
Python
Marketing Online Excel
Analytics
Photoshop
Business Intelligence SQL
Python
MySQL

Contratações em 2020

Segundo a Revelo, alguns indicadores apontam para uma expectativa de retomada das contratações em 2020. Mas, como pontua a startup, é preciso estar qualificado para entrar na disputa pelas vagas.

Um levantamento feito pela consultoria de recrutamento americana Korn Ferry mostra que este ano será marcado por uma carência de quase 2 milhões de pessoas para postos especializados no meio digital.

“O que observamos é que, apesar do alto índice de desemprego no país, a camada de profissionais que são altamente qualificados e operam em cargos de liderança é menos impactada pelo estremecimento da economia. O efeito, na verdade, é contrário: as empresas sentem dificuldade de encontrar mão de obra especializada”, diz Adriana.

habilidades Foto Branko Stancevic (Unsplash)

Um levantamento feito por outra consultoria de recrutamento norte-americana, a Robert Half, mostrou que 81% dos líderes sentem dificuldade de encontrar mão de obra qualificada por causa dos avanços tecnológicos. Entre os motivos está o fato de que as mudanças são rápidas e as atualizações dos profissionais, muitas vezes, não acompanham essa velocidade.

“Aos profissionais, fica o alerta de cuidarem também das habilidades comportamentais e de participarem proativamente de grupos de trabalho, buscando agregar mais valor para a função que executam, a área, os negócios e a empresa, além, é claro, de se manterem atualizados quanto às tendências em tecnologia”, comentou Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half no Brasil.


+HABILIDADES

Veja 10 habilidades em alta para 2020, segundo consultoria de recrutamento
11 Maneiras de evitar o colapso do emprego, segundo Nobel de economia
15 Dicas para uma transição de carreira
Procura-se: conheça as profissões digitais mais buscadas pelas empresas


QUER GANHAR UM PAR DE INGRESSOS PARA O MAIOR FESTIVAL DE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS DO BRASIL? SIGA O WHOW! NO INSTAGRAM E SAIBA COMO PARTICIPAR

Ver essa foto no Instagram

WHOW 10K+: mais de dez maneiras de viajar para o futuro⠀ ⠀ Estamos chegando em 10 mil criativos, inovadores e disruptivos seguidores em nossa conta do Instagram. Acreditamos em curtir o caminho e no otimismo do destino escolhido. Por isso, a partir de hoje, traremos toda semana 10 passos importantes para inovar e transformar o futuro. ⠀ ⠀ Pensa que é só isso? ⠀ ✨ Comente nesse post e marque um amigo⠀ ✨ Siga nosso perfil⠀ ✨ Concorra a duas entradas para o Whow! Festival de Inovação 2020⠀ ⠀ Vai perder esse flow de conteúdo? Participe!⠀ Sorteio no dia 15/01! O resultado sai nos stories!⠀ ⠀ #whowfestival #whow #whow2020 #2020 #futuro #inovacao #tecnologia #startups #novidades #festival #palestras #paineis #b2b #corporatibo

Uma publicação compartilhada por WHOW! (@whowfestival) em