Mesmo antes da pandemia já existia um processo de digitalização das empresas e dos hábitos dos consumidores em curso, mas o novo coronavírus acelerou – e muito – isso. Nos primeiros seis meses de 2020, o e‑commerce brasileiro registrou um aumento de 47% no faturamento de vendas. De acordo com a Ebit|Nielsen, este foi o melhor resultado do comércio eletrônico nos últimos 20 anos. O uso de aplicativos, que oferecem desde entretenimento até compras e delivery, também teve um crescimento exponencial. Segundo estudo da AppsFlyer, empresa de análise de dados de aplicativos, o download de apps cresceu, em média, 25% em todo o País.
No setor financeiro, o movimento não é diferente. Segundo a pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária, em 2019, de cada dez transações bancárias, mais de seis aconteceram pelos meios digitais, principalmente via internet e mobile banking. De 2018 para 2019, o número de contas ativas com mobile banking cresceu 34%. Neste ano, apenas entre janeiro e abril, o número de transações realizadas nesse canal por pessoas físicas já registrou aumento de 22%.
+PIX
Afinal, qual a importância do Pix para a inovação financeira?
As novas oportunidades de negócio com o Pix
Como o coronavírus está impactando os investimentos em fintechs
O que é uma FaaS? Conheça exemplos de sucesso do modelo fintech as a service