>

Quais são as características de um empreendedor de sucesso?

Um bom gestor tende a conseguir bons resultados onde passa. Ainda assim, deve ficar atento a alguns pontos específicos do mercado que está inserido

por em 15 de junho de 2021

Ter o próprio negócio não é tarefa fácil. Muitos são os desafios enfrentados até que uma empresa prospere. Seja na parte técnica ou na organizacional, um empreendedor de sucesso deve saber liderar a sua equipe da melhor maneira possível. Por isso, se você deseja obter sucesso na sua jornada como empreendedor, confira esse conteúdo exclusivo que preparamos para você. Boa leitura!

Como ser um empreendedor de sucesso?

Um empreendedor de sucesso deve contar com várias qualidades pessoais, como boa comunicação, liderança inspiradora e visão empreendedora  para alavancar o seu projeto. E pelo histórico do empreendedorismo sabemos que mais de 80% das empresas não sobrevivem mais de 5 anos, consequentemente, qualquer conquista alcançada não acontece de uma hora para a outra. Muito pelo contrário, é resultado de  muita dedicação, esforço, trabalho,  empenho, e uma pequena dose de sorte.  

Por isso, é preciso que líderes desenvolvam habilidades para ter êxito nos seus negócios. Dessa forma, conseguem compreender mais como conquistar melhores resultados.

Principais caminhos a serem percorridos por um empreendedor de sucesso

Conforme já mencionado acima, para que um empreendedor possa estar bem preparado para atuar em seu mercado de atuação, existem diversas capacitações e cursos, todas voltadas para aprimorar conhecimentos específicos voltados ao mundo do empreendedorismo.

Antes de mais nada, o gestor precisa ter convicção no que está executando. Seja qual for a área de atuação, a empresa só vai conseguir colher bons frutos, se o empreendedor acreditar naquilo que oferece, ou seja, seu produto ou serviço, e na sua equipe, que é o material humano capaz de desenvolver a qualidade fundamental do seu produto ou serviço. 

Somente desta maneira que o negócio poderá prosperar e assim, conquistar cada vez mais espaço no mercado que deseja se inserir.

O que todo empreendedor de sucesso deve ter

Liderança inspiradora

Um grande exemplo de líder inspirador é Steve Jobs. Mesmo após criar a Apple e ter conseguido transformá-la em uma potência mundial, alguns acionistas o afastaram da empresa. Foi então que após anos sem a liderança de Jobs, a Apple se encontrou à beira da falência. O que fez a empresa apostar no trabalho do seu fundador mais uma vez.

A partir do seu retorno, Steve Jobs conseguiu embarcar diversos produtos inovadores. Como o iPod, que revolucionou o mercado da música e ainda possibilitou o lançamento do iPhone e do iPad. Ou seja, mesmo com altos e baixos, o líder pode inspirar a sua empresa a conquistar resultados extraordinários, sempre liderando por exemplo, inspirando o trabalho dos seus funcionários, e tendo amor e dedicação ao propósito da sua empresa. Um exemplo disso, é o tamanho da empresa até hoje.

Dessa forma, o papel de um líder inspirador é transformar seus sonhos em planos que possam ser executados por sua equipe, buscando constantemente melhorar a qualidade dos trabalho de seus funcionários e, como consequência, otimizando o resultado da empresa.

Visão empreendedora

Aqueles que possuem uma visão empreendedora, conseguem transformar qualquer ideia em negócio. São profissionais que conseguem agir e pensar de forma ágil, sem necessariamente aguardar o momento ideal.

São pessoas que utilizam da sua força de vontade, para construir a oportunidade que precisa para o seu negócio. Desta forma, uma visão empreendedora significa uma maior compreensão do que o futuro do mercado vai exigir. Até por isso, costumamos ver este tipo de profissional com mais de um projeto, assim eles exercem suas habilidades para conseguir sucesso.

Boa comunicação

Uma boa comunicação é extremamente necessária para quem quer administrar uma empresa. Mas, para ser considerada uma pessoa comunicativa, não basta apenas ter facilidade em conversar, tem que saber se comunicar de maneira clara, assertiva e sem ruídos.

Afinal, em qualquer boa relação é preciso que a comunicação seja eficaz e que colabore para o desenvolvimento de ambas as partes. Por isso, um bom líder deve não só saber passar suas mensagens, como também ouvir, entender e saber dar feedback sobre o que os outros estão falando. Nesse contexto, uma boa comunicação é uma habilidade necessária para qualquer empreendedor de sucesso, visto que ela pode:

  • auxiliar na resolução de conflitos;
  • aproximar o público da sua empresa;
  • ajudar na prospecção de clientes;
  • possibilitar mais lucratividade nas vendas;
  • atrair mais pessoas para a empresa.

Para desenvolver essa habilidade, a pessoa precisa praticar ouvir e entender mais os outros. Por exemplo, quando estamos conversando com outra pessoa, temos a tendência de interromper e fazer sugestões, ao invés de realmente escutar o que é falado e absorver o que é dito. Se possível, espere a sua vez de falar. Assim você irá compreender melhor a questão e ainda ganhar mais respeito dos seus funcionários.

Persistência 

Empreender não é uma tarefa fácil. São muitos desafios que uma empresa pode encontrar no meio do caminho. E isso pode até levar à vontade de desistir. Mas é preciso saber que para obter sucesso, o empreendedor irá precisar de muita persistência. Erros e acertos fazem parte de qualquer caminhada, no mundo dos negócios isso não é diferente. Aprenda com seus erros e continue ainda mais forte.

Aprendizagem contínua 

Qualquer profissional que deseja ter maior desenvolvimento na sua carreira, deve sempre ir atrás de aprender novos conhecimentos. Para um líder, isso é ainda mais essencial. Visto que ele precisa ficar atento às novidades que o mercado traz e ainda compreender as nuances das novas formas de empreender.

Por isso, vale a pena investir em cursos, palestras virtuais, seminários, pesquisas na internet, youtube, webinars, estudos online  e até eventos profissionais. Dessa forma o gestor consegue permanecer no mercado, de forma que impacte o público de maneira efetiva.

Além disso, deter novas informações pode ser um ponto estratégico para conquistar novos clientes. Ou seja, é sempre bom estar preparado para qualquer demanda. Portanto, para aqueles que desejam se tornar um empreendedor de sucesso, o caminho pode ser desafiador. Mas isso não significa que seja impossível de alcançar.

Acima de tudo, o êxito da empresa irá refletir em mais benefícios para aqueles que fazem parte dela, principalmente os líderes. Aposte nos pontos que mencionamos acima, e terá sucesso na sua jornada de empreendedor! Se você gostou desse texto e quer receber mais conteúdos gratuitos, assine agora mesmo a nossa newsletter!

VÍDEOS

VÍDEOS