• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    digital
    Gympass
    3 passos do Gympass para pivotar um modelo de negócio
    10 de novembro de 2020
    inovação
    Os novos desafios da inovação no pós-pandemia
    10 de novembro de 2020
    Pessoas

    Os novos profissionais da revolução digital – você ainda vai ser um!

    O novo profissional digital já está aí. É preciso atenção aos movimentos do mercado para adaptar a carreira

    por Adriana Fonseca em 10 de novembro de 2020

    Quem é o novo profissional?

    Com esse questionamento, Fabrício Saad, coordenador acadêmico de MBA da ESPM, começou o painel no Whow! Festival de Inovação 2020 que discutiu quem são os novos profissionais da revolução digital. Edney Souza, diretor acadêmico da Digital House Brasil, afirma que o novo profissional digital é, na verdade, o velho profissional digital.

    Ele explica dizendo que não há um novo profissional digital. “Temos um velho profissional digital que, agora, é um número maior de pessoas que percebeu que isso diz respeito a elas também”, diz. “Eu vejo que essa ficha caiu.”

    Segundo ele, tem um monte de empresas consideradas digitais, e não são apenas as de tecnologia, nativas digitais, são empresas tradicionais que estão usando ferramentas digitais para excelência de serviço. “Caíram por terra as afirmações de que não dá para vender on-line, de que não dá para fazer atendimento on-line e de que não dá para fazer reunião colaborativa a distância. Dá sim para fazer”, afirma.

    Para Edney, são paradigmas que já tinham sido derrubados em alguns lugares e que estão sendo derrubados de forma mais ampla agora.

    Carlos Medina, sócio-diretor da São Paulo Digital School, complementa falando sobre a dificuldade de as pessoas entenderem o que é o profissional digital. “Uma coisa é o cara que trabalha com marketing digital, o desenvolvedor. Mas, agora existe a necessidade (talvez circunstancial para algumas empresas, mas para a maioria não) de passar pela digitalização”, diz. “Essa mudança digital é mais sutil em algumas profissões, como o veterinário, que segue atendendo presencialmente, mas pode usar o digital para prévia de consulta, geração de leads etc. Esse profissional digital representa o aculturamento com o mundo digital, o ato de deixar de ter medo do digital, e usar as ferramentas com a mesma tranquilidade que visita um amigo.” 

    Nasce o profissional digital

    Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy, aborda a digitalização do dinheiro, do transporte e do pedido de comida para dizer que os profissionais também têm que ser digitalizados. “A pandemia mostrou que empresas tradicionais também precisam se tornar digitais, reinventar seus negócios, e as pessoas que nela trabalham também”, afirma. “Se a lógica de mercado muda, as pessoas têm que reinventar suas carreiras também.” Ele cita que mudanças nas indústrias geram grandes impactos nas carreiras. “O desenvolvedor iOS só existe porque a Apple lançou o iPhone e surgiu a AppStore”, exemplifica.

    Ele diz ser cético quando se fala em profissões muito à frente, as chamadas profissões do futuro, e cita um exemplo, que é o de “voice UX designer” – ou designer UX da experiência de voz. “Talvez venha a existir, mas daqui a cinco anos. Enquanto isso, as empresas estão precisando do designer puro, que precisa ajudar as empresas a conversarem com o usuário.”

    Eles já estão presentes

    O diretor acadêmico da Digital House Brasil, tem uma percepção um pouco diferente sobre as profissões do futuro.  

    “O voice UX designer é uma profissão que já é do presente em países que usam muito o assistente de voz. Então, mesmo que no Brasil ainda não seja tão disseminado, tem que começar a entender disso. Porque quando o chefe da empresa, a liderança, perceber que precisa de um voice UX designer, o profissional precisa estar preparado”, afirma Souza.

    Ele dá outro exemplo de profissão do futuro ao falar do uso dos drones para entregar comida. “Quem vai ser o piloto de drone? Se não for o próprio motoboy, vai faltar um monte de piloto de drone. Então quando o motoboy vai começar a se capacitar para operar drone?”, questiona Souza. “O velho e o novo precisam conviver. O jornal impresso existe até hoje em paralelo ao on-line. Não vai sumir o UX designer tradicional e nem o motoboy, mas vão conviver.” 

    Dessa perspectiva, para Souza, o profissional precisa olhar para as mudanças que estão acontecendo e se preparar para elas agora. Já a empresa precisa ter os produtos antigos e, ao mesmo tempo, ir pensando em coisas novas usando a tecnologia. “Quando a chave do mundo virar você estará preparado”, conclui.


    +NOTÍCIAS

    Como reimaginar o futuro das empresas?
    O futuro do setor de produtos de limpeza verdes
    A indústria do futuro, agora

    Carreira
    digital
    profissões do futuro
    Tecnologia
    Whow! 2020
    Pessoas

    Futuro do trabalho: incentivo à tecnologia e upskilling

    Pessoas

    Você sabe o que é feedforward?

    Pessoas

    Opinião: pare de contratar por “fit cultural”

    Pessoas

    Opinião: como a terapia de produto aumentou o engajamento do time o tornando mais feliz e produtivo

    Pessoas

    Programa de aceleração focado em empreendedores acima dos 50 anos

    Pessoas

    Você já pensou na inovação lenta?

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Principal tendência tecnológica

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Olist caminha para o status de unicórnio após novo aporte milionário

    Startups

    5 startups para ficar de olho neste ano

    Startups

    Healthtech de saúde física até organizacional

    Startups

    O mundo chegou em 611 unicórnios

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    João Kepler

    CEO da Bossa Nova Investimentos

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR