• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    BANI

    Imagem: Shutterstock

    inovação no setor de alimentos
    Veja o cenário de inovação no setor de alimentos no Brasil
    17 de fevereiro de 2021
    mentoria
    ONG abre processo seletivo de mentorias exclusivas para jovens negros
    18 de fevereiro de 2021
    Pessoas

    Entenda as aplicações do mundo BANI na carreira e nos negócios

    Especialista em inovação destrincha a teoria BANI na prática e aponta as competências necessárias para se navegar nesse cenário

    por Carolina Cozer em 17 de fevereiro de 2021

    Frágil, ansioso, não-linear e incompreensível. Os quatro conceitos que definem o cenário do mundo BANI refletem a sociedade que se formou após o início da pandemia e com o colapso do mundo VUCA. Mas em quê implicam essas mudanças, objetivamente, e quais as aplicações práticas da teoria para startups e corporações?

    O livro “Economia da Paixão”, do especialista em inovação e criatividade, e professor da ESPM-SP, Marcelo Pimenta, lançado no último mês, traz diversos pontos que transcrevem como as recentes mudanças devem nortear o sucesso dos cidadãos nos negócios, na vida profissional e pessoal.

    “Essa mudança de paradigma do mundo VUCA para o mundo BANI emerge do conceito do que estamos chamando de economia da paixão, que nada mais é que uma busca por respostas para algumas demandas que aparecem no BANI”, explica Marcelo ao portal Whow!.

    Mudanças nas empresas e como navegar por elas

    Segundo o especialista, a principal mudança do mundo BANI dentro das empresas se dá por parte do comportamento das pessoas. “O consumidor é mais frágil, porque tudo pode mudar de uma hora para outra; é mais ansioso, pois o número de estímulos e informações que recebemos causa esse efeito nas pessoas; é não-linear, porque as coisas não seguem mais uma lógica, como o Clubhouse, que dominou o setor de redes sociais em questão de dias. E tem coisas incompreensíveis acontecendo a todo o momento, como a história do papel higiênico na pandemia”, exemplifica. 

    Este recente cenário faz com que as pessoas busquem uma vida de maior propósito, seja na criação de negócios ou na busca por uma carreira dentro de uma empresa, e isso passou a nortear as sociedades desde o último ano. “Esses elementos do mundo BANI são uma espécie de combustível para o surgimento desses negócios com propósito. Quando conectamos a paixão do empreendedor com a paixão do cliente, temos o combustível correto para que a economia da paixão aconteça”, constata o professor. 

    BANI

    Segundo o autor e professor universitário Marcelo Pimenta, a principal mudança do mundo BANI dentro das empresas se dá por parte do comportamento das pessoas. Imagem: Anna Shvets (Pexels)

    Uma das formas de se navegar nesse cenário não-linear e imprevisível seria focar em nichos e em propósitos verdadeiros, dando luz às verdades individuais, destaca Marcelo. “Há uma série de indicadores que mostram que é possível ser feliz, fazer dinheiro e ocasionar mudanças no mundo pegando aquilo que era considerado estranho e valorizando questões que precisam ser trabalhadas, atingindo, assim, o sucesso”, sugere o ator, deixando claro que não é fácil viver na economia da paixão. “O importante é que, mesmo que as coisas não deem certo de primeira, você estará vivendo a vida que sempre quis viver,”

    Competências necessárias para o ambiente não-linear 

    Resiliência

    Empatia

    Atenção plena

    Contextualização e adaptabilidade

    Transparência, intuição e criatividade

    Liderança criativa e protagonismo

    fonte: Marcelo Pimenta

    Futuro: o que podemos esperar após o mundo BANI

    O especialista espera que o mundo BANI seja apenas o primeiro passo em um novo movimento mais alinhado com os valores atribuídos à um atual ciclo, com mais coletividade, colaboração e criatividade. “Sou otimista em relação ao futuro. O BANI significa viver o hoje de forma plena para que possamos ter mais sucesso no amanhã. Acho que até lá ainda vamos ter algumas turbulências e viver o BANI por bastante tempo, ainda sendo frágeis, incompreensíveis e ansiosos. Mas a mudança nunca termina”, opina.

    Por fim, ele aponta a necessidade de que as pessoas desenvolvam múltiplas carreiras para terem um pouco mais de estabilidade em um mundo de transformações tão aceleradas. “Uma das grandes dicas do BANI é a pessoa ter mais de uma fonte de receita, pois isso tem tudo a ver com um mundo não-linear e frágil. Não podemos colocar todos os ovos no mesmo cesto, pois a coisa pode ruir do dia para noite”, completa.


    +NOTÍCIAS

    Você conhece o mundo BANI?
    Conheça a tendência dos Superjobs
    Como dar o primeiro passo no empreendedorismo
    O legado no ecossistema de investimentos em startups

    Carreira
    economia da paixão
    habilidades
    Inovação
    mundo bani
    negócios
    VUCA
    Pessoas

    Cursos de tecnologia exclusivos e gratuitos para mulheres 

    Pessoas

    Empresas de educação estão cada vez mais próximas do ecossistema de startups

    Pessoas

    Tecnologias e processos que ajudem na inclusão da pessoa com deficiência

    Pessoas

    Opinião: quais competências as empresas procuram nos profissionais de TI?

    Pessoas

    6 dicas de CEOs para quem deseja ingressar no empreendedorismo

    Pessoas

    Do mundo VUCA ao mundo BANI: por que mudar de um termo para outro?

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Especial investimentos em startups: 27 aportes em fevereiro no Brasil

    Startups

    Loggi mira na expansão nacional após aporte de mais de R$ 1 bilhão

    Startups

    Você sabe quais são os diferentes estágios de crescimento das startups?

    Startups

    Fintech de pagamentos RecargaPay recebe aporte de quase R$ 400 milhões

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    João Kepler

    Sócio e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR