• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    empreendedorismo

    Arte Grupo Padrão (Flavio Pavan)

    formas de pagamento
    Novas formas de pagamento criadas por Google Maps e Cielo
    22 de fevereiro de 2021
    Movile
    Grupo Movile investe em logtech argentina para expansão na América Latina
    23 de fevereiro de 2021
    Pessoas

    6 dicas de CEOs para quem deseja ingressar no empreendedorismo

    CEOs da Volanty, Flores Online, Mundiale e outras startups compartilham suas experiências para quem deseja empreender em 2021

    por Carolina Cozer em 23 de fevereiro de 2021

    Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de desemprego no Brasil chegou a 14,1% no final do terceiro trimestre de 2020 ― um aumento de 7,1% em relação ao trimestre terminado em julho, com quase 1 milhão de pessoas a mais sem trabalho e fonte de renda.

    Em 2019, cerca de 52 milhões de brasileiros possuíam negócio próprio, de acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM). E ao longo do último ano, mais de 1,4 milhão de novas microempresas (MEI) foram abertas no país, segundo o Sebrae, registrando o maior número de novas MEIs em um único ano na história.

    Em tempos de desemprego e desigualdade econômica, o empreendedorismo cresce e se torna uma saída para amenizar o desemprego. Assim, o portal Whow! separou dicas de seis CEOs para empreendedores que desejam abrir a própria empresa ou startup, mesmo na crise no cenário de 2021, seja como alternativa profissional, seja para dar vida a um sonho ou novo desafio.

    6 dicas de CEOs para empreendedores em 2021

    Maurício Feldman, CEO da Volanty

    “Empreender no Brasil é bastante desafiador. Para quem quer começar a empreender, minha dica é que esteja aberto para ouvir experiências de quem já está no mercado. Converse com empreendedores, pergunte, escute seus aprendizados e estude. Estude o mercado, o público, os gaps em que você pode alavancar o negócio e ter um diferencial importante.

    Há diferentes possibilidades e cursos disponíveis no mercado, além do conhecimento ser essencial, esse também é um ambiente para fazer networking e se conectar com outros negócios”, aponta o empreendedor da plataforma de compra e venda de carros que já recebeu US$23.4 milhões em aportes desde a sua fundação em 2017.

    Bruno Doneda, CEO da Contraktor

    “Primeiro, o empreendedor precisa entender que o mundo vai ser diferente no pós-pandemia. Então vai existir o mundo antes e depois da Covid-19. Mesmo depois da vacina, as pessoas não vão se comportar como antes. Ainda que a vacina resolva esses desafios que estamos vivendo no momento, que amenize a situação, tudo será diferente. O empreendedor também precisa considerar que virão outras situações desafiadoras no futuro, que vão nos forçar a passar por algo inesperado e talvez até semelhante com o momento atual.

    Então, ele precisa pensar em um tipo de negócio que seja blindado ou que possa se adaptar a essas situações. A pandemia de coronavírus é um marco na história, que acaba revirando diversos conceitos, comportamentos, crenças e costumes das pessoas na sociedade. Isso acaba matando alguns modelos de negócios, mas impulsionando outros. E ainda existem os que não foram postos em prática.

    O grande ponto é ficar com o olho muito aberto para essas oportunidades, que estão na cara do gol e ninguém percebeu ainda”, comenta o cofundador da startup de gestão de contratos e assinatura digital.

    Luiz Torres, CEO da Flores Online

    “Empreender nem sempre é uma tarefa fácil. Exige dedicação, estudo, análise e ainda temos questões muito burocráticas para serem resolvidas no Brasil. Por isso, não é só importante você ter um negócio que seja inovador, mas também que saiba onde investir seu tempo, com inteligência, para que suas operações funcionem perfeitamente.

    Parar e pensar onde estão os pontos que você pode melhorar, o que exige mais tempo e atenção e onde se pode otimizar processos são essenciais para trazer resultados positivos e manter o seu público satisfeito. Procure estar sempre próximo de seus parceiros, ajude-os nos momentos de crise e não pense só no seu negócio. Pense naquilo que você pode fazer pelo mercado também. Essa é uma boa combinação e diferencial para quem deseja empreender”, diz o empreendedor que, ao lado do Lucas Buffo, assumiu o comando da empresa em 2017 e depois anos depois registrou a marca de 200 mil pedidos.

    Raphael Carvalho, CEO da Spot Metrics

    “Empreender com toda a ajuda já é difícil, mas acredito que é muito pior sozinho! Minha sugestão é procurar por mentores que estejam em linha com o desafio que você e sua startup têm pela frente. Livros são uma excelente fonte. Eu sou viciado em leitura, mas acredito que uma conversa com quem já tenha experiência é muito mais eficiente.

    Usualmente ficamos apreensivos em nos aproximarmos das pessoas e pedir ajuda, mas você pode se surpreender com a receptividade das pessoas, sobretudo com empreendedores. Eles sabem mais do que qualquer um, que empreender é uma tarefa árdua mas que, com ajuda de quem tem expertise no assunto, tudo fica muito mais claro e a trajetória flui com mais leveza e assertividade. Além disso, lembre-se: o networking é fundamental neste processo”, comenta o CEO da empresa focada em inteligência de mercado.

    Gustavo Pena, CEO da Mundiale

    “O olhar para o mercado é uma das dicas mais importantes quando se decide empreender. Negócios digitais e de saúde são nichos que se revelaram promissores no cenário dos últimos meses. Juntar os dois, então, como as healhtechs, que passam por um ótimo momento, pode ser uma ideia interessante. Mas, qualquer que seja o ramo, é preciso estudar o mercado e o negócio. Um bom empreendimento precisa resolver um problema ou uma dor da sociedade. Muitas vezes não é necessário uma nova tecnologia e sim uma nova maneira de ver o problema e de resolvê-lo com as ferramentas já existentes”, comenta Gustavo que faz a gestão da empresa dedicada aos pontos de interação de clientes com as marcas.

    Eduardo Henrique, CEO da Wavy Global

    “Se aventurar no universo do empreendedorismo não é uma tarefa para quem não está a fim de sair da zona de conforto. Isso porque os impasses e percalços do caminho são muitos, o que requer um alto nível de resiliência para seguir firme com os desafios que surgirem. Porém, com dedicação e um olhar visionário para o futuro, há algumas chances de dar certo. A dica que deixo é escolher suas parcerias com cautela para que seja feito o melhor para o negócio. Além disso, busque referências de cases de sucesso e tenha sempre em mente que se reinventar deve ser uma prática diária.

    Faz parte de bons processos de inovação idealizar, testar, executar, analisar, aprimorar e testar novamente, sendo necessário coragem e persistência para arriscar abordagens pouco convencionais. O mercado é intenso, independente da área em que se atua, e quem não surfa a onda da inovação e da tecnologia, não tenha dúvidas: ficará para trás”, diz o CEO da empresa que faz parte do unicórnio brasileiro, o Grupo Movile.


    +EMPREENDEDORISMO

    Empreendedorismo feminino: a mulher em foco
    Os novos desafios da inovação no pós-pandemia
    A favela como laboratório de inovação
    O futuro das energias renováveis no Brasil

    CEO
    Dicas
    Empreendedorismo
    empreender na crise
    MEI
    oportunidades
    Pessoas

    Quantidade de mulheres como CEOs ou fundadoras cresce, mas total ainda é baixo

    Pessoas

    Futuro do trabalho: incentivo à tecnologia e upskilling

    Pessoas

    Você sabe o que é feedforward?

    Pessoas

    Opinião: pare de contratar por “fit cultural”

    Pessoas

    Opinião: como a terapia de produto aumentou o engajamento do time o tornando mais feliz e produtivo

    Pessoas

    Programa de aceleração focado em empreendedores acima dos 50 anos

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Principal tendência tecnológica

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Startup de saúde domiciliar conquista mais de R$100 milhões; conheça

    Startups

    Olist caminha para o status de unicórnio após novo aporte milionário

    Startups

    5 startups para ficar de olho neste ano

    Startups

    O mundo chegou em 611 unicórnios

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    João Kepler

    CEO da Bossa Nova Investimentos

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR