Pesquisa de mercado: entenda o que é e como fazer
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Pesquisa de mercado: entenda o que é e como fazer

Entenda o conceito, as vantagens e o passo a passo de realizar a sua. Veja também 5 dicas importantes na hora de fazer uma pesquisa de mercado

POR Redação Whow! | 29/06/2021 17h19 Pesquisa de mercado: entenda o que é e como fazer

Com certeza você já ouviu a frase “empreender é correr riscos calculados”, quando se fala de empreendedorismo. Mas, na prática, como fazer isso? Nesse contexto, a pesquisa de mercado é uma ferramenta essencial para que o empreendedor minimize os seus riscos, identifique oportunidades e também entenda mais sobre o comportamento dos consumidores.

Então, se você ainda não ouviu falar sobre esse termo, ou deseja descobrir algumas dicas de como realizar uma pesquisa de mercado assertiva, continue a leitura deste conteúdo. 

O que é pesquisa de mercado?

Em síntese, a pesquisa de mercado é uma ferramenta que tem como finalidade coletar informações de um mercado. Ela auxilia o empreendedor na tomada de decisão e no desenvolvimento das estratégias para o negócio.

A pesquisa de mercado pode ser primária, que é aquela realizada pela própria empresa que utilizará os dados, e secundária, quando é realizada por companhias terceirizadas.  Contudo, para que a pesquisa de mercado seja efetiva e realmente agregue valor para o negócio, ela deve ser planejada e ter um objetivo bem definido.

Na prática, vamos imaginar que você tem um delivery de hambúrguer e quer tentar entender como os seus concorrentes estão funcionando. Para isso, você pode coletar informações dos consumidores das outras hamburguerias como também entender a dinâmica de funcionamento delas.

Nos resultados da pesquisa, você acaba descobrindo que boa parte da concorrência tem opções sem carne, pois o público vegetariano vive em quantidade significativa em sua região, assim como os veganos. Entretanto, as opções veganas são minoria nos cardápios.  Assim, você pode optar por incluir em seu menu opções veganas, atendendo a este público que se encontra, de certa forma, desassistido.

No exemplo acima, a pesquisa de mercado tinha um objetivo definido, que era entender como a concorrência funcionava. O resultado foi a identificação de uma nova oportunidade: produção de hambúrgueres veganos.

A importância da pesquisa de mercado

Imagine que na sua empresa as vendas começaram a cair, de uma hora para outra, ou então que o consumo, de determinado produto ou serviço, aumentou drasticamente. Porém, o seu negócio não está preparado para nenhuma das situações.

Estes são exemplos de falta de conhecimento das tendências do mercado. Nenhuma empresa é uma ilha e vive isolada do mundo. Nesse sentido, o empreendedor precisa estar sempre acompanhando o que acontece no mercado como um todo, a fim de evitar que seja pego de surpresa.

Isso evita que, em momentos sensíveis como os que foram citados, decisões precipitadas sejam tomadas, como corte de funcionários ou então perda de vendas, pela falta de insumos. 

A pesquisa de mercado é importante por passar ao empreendedor informações relevantes sobre sua área ou ramo de atuação, de forma que ele consiga analisar o contexto e não, situações isoladas. 

Vantagens em fazer pesquisa de mercado

Realizar a pesquisa de mercado tem outras vantagens, além da identificação de oportunidades e do conhecimento antecipado de situações de risco, pois: 

  • com ela, é possível conhecer melhor o perfil dos seus clientes, tanto em aspectos quantitativos (percentual de mulheres que consomem seus produtos, por exemplo), como também qualitativos (hábitos de consumo, renda, escolaridade, dentre outros);
  • ajuda a entender seus pontos fortes e fracos em relação aos seus concorrentes;
  • favorece o conhecimento de novas tendências de mercado; 
  • atua como benchmarking, no sentido de que você poderá agregar fatores positivos dos seus concorrentes a sua empresa. 

Passo a passo de como elaborar uma pesquisa de mercado 

Agora que você já sabe o que é e o quanto é importante realizar uma pesquisa de mercado, veja o passo a passo para realizar a sua. 

Pesquisa de mercado: Objetivo e Público-alvo

Você deseja avaliar os concorrentes? Entender os seus clientes? Conhecer um novo nicho de atuação? Comece definindo qual é o objetivo da sua pesquisa e qual será o público alvo dela. 

Pesquisa de mercado: Amostra 

Quantas pessoas serão analisadas e responderão sua pesquisa? De onde serão captadas essas informações?

O segundo passo da pesquisa de mercado é definir a amostra a ser analisada, em termos de quantidade e também em relação ao canal que será realizado. Assim, para analisar a relação dos consumidores com atendimentos via WhatsApp, por exemplo, a pesquisa pode ser aplicada somente com os clientes que fazem compras por esse canal.

Pesquisa de mercado: Elaboração e aplicação de questionário

O questionário deve contemplar todos os itens que devem ser analisados, em forma de perguntas imparciais, simples e diretas.   Aqui, a dica principal é que elas sejam dispostas das mais genéricas às mais específicas, em forma de funil.

Outra coisa fundamental é que as perguntas da pesquisa devem ser testadas antes de serem repassadas à amostra que será testada.  Quanto à aplicação, a pesquisa de mercado poderá ser aplicada on-line, presencialmente ou, em alguns casos, pode ser realizada até mesmo uma entrevista. Contudo, o entrevistador deve ser preparado, para que seus comentários e as perguntas não interfiram nas respostas do entrevistado.

Pesquisa de mercado: Análise dos dados

Depois de aplicada a pesquisa, os dados precisam ser compilados para facilitar o entendimento e sua análise e, posteriormente, deve ser definido o quão aquele resultado irá interferir na empresa. Caso o empreendedor ache necessário, pode também contar com a ajuda de outras pessoas do negócio, que possam ajudar a emitir insights importantes.

Entenda o comportamento de seu público

Um negócio faz parte de todo um mercado, não estando isolado no mundo. Nesse contexto, a pesquisa de mercado se apresenta como uma ferramenta eficaz na hora de entender o comportamento do público, a concorrência e as tendências. 

A dica, para negócios que ainda não realizaram uma pesquisa de mercado, é começar avaliando aspectos mais simples, com uma amostra reduzida. Vale ressaltar também que a pesquisa de mercado não deve ser realizada apenas uma única vez. Sempre que possível, estude sempre o mercado. 

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