• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    inovação incremental

    Imagem: Nattanan Kanchanaprat (Pixabay)

    Loft
    Especial investimentos em startups: 25 aportes e 8 aquisições em janeiro de 2021
    2 de fevereiro de 2021
    inteligência artificial
    Movile oferece capacitação gratuita em inteligência artificial para ONGs
    2 de fevereiro de 2021
    Opinião

    Opinião: quebra de paradigma e a valorização da inovação incremental 

    Essa é uma forma mais simples, barata, acessível e íntegra para solucionar problemas de baixa complexidade na sua empresa. Veja

    por Redação Whow! em 2 de fevereiro de 2021

    *Por Pedro Piovan


    Os exemplos de inovação mais falados — até cansativamente — são: Airbnb, Dropbox, Uber e Apple. Estas são inovações transformacionais, disruptivas e fundamentais. Elas alteram o status quo. 

    Mas ninguém fala das outras inovações: aquelas pequenas, do nosso dia a dia, que costumam facilitar muito a nossa rotina ou até tirar tarefas de baixo valor. Essas inovações rotineiras são essenciais para uma cultura de inovação madura. 

    Não adianta ficar buscando só a inovação disruptiva. Se a gente só causar disrupção, o mundo não ganha a estabilidade necessária para crescer. A gente fica em uma constante mudança e um sentimento de falta de segurança. A inovação incremental serve para isso, ajudar o nosso mundo a adaptar uma inovação disruptiva que já aconteceu.

    Portanto, em invés de ficar buscando apenas a disrupção, pense no seu dia a dia e o que poderia ser melhorado. Não em um salto, mas em um pequeno passo.

    Priorize a inovação incremental

    Para você inovar incrementalmente, vou te deixar algumas perguntas que te ajudarão a identificar oportunidades e depois um processo de inovação simples, que pode ser feito em 30 minutos.

    Vamos lá.

    Na rotina de trabalho do seu time ou sua, individualmente, o que está sendo feito manualmente que adiciona pouco valor ao seu trabalho? Em seu dia a dia, o que você demora para fazer que tem certeza que poderia ser feito mais rápido via tecnologia? O que em seu produto ou serviço causa muito atrito com o cliente e poderia ser diferente?

    Se você respondeu uma dessas três perguntas, você já tem uma (ou várias) oportunidade(s) de inovação incremental.

    Dicas para identificar formas para inovar

    Selecione aquela que você entende que tem mais desperdício. Agora siga o processo abaixo:

    • Explore uma dessas oportunidades, entendendo quanto desperdício é gerado naquela tarefa (tempo, recurso, esforço, atenção, etc);
    • Encontre uma boa justificativa para o seu time comprar a ideia — as pessoas só trabalham com algo que elas entendam o por que trabalhar; e
    • Junte todos em uma sala do Zoom, Teams, Hangouts ou Meet e peça para cada um pensar em cinco soluções possíveis, individualmente, em cinco minutos.

    Votem nas ideias que surgiram. E então, decidam testar uma delas, pensando na viabilidade de construção. Pronto, agora você tem uma ideia pronta para ser implementada.

     Essa é uma forma simples, barata, acessível e íntegra para solucionar problemas de baixa complexidade. Não precisamos de muito para inovar, precisamos saber “Como” e “O Que” inovar.

     

    *Pedro Piovan, fundador do laboratório de inovação Ensaio.


    +NOTÍCIAS

    Inovações e oportunidades de negócios encontradas por Visa e Suzano para o pós-pandemia
    Táxis voadores podem chegar na Flórida
    Coluna: Um olhar sobre disrupção e ética
    Laboratório de Inovação Financeira brasileiro passa a integrar a ONU

    corporate
    Dicas
    disrupção
    inovação incremental
    opinião
    Opinião

    Opinião: 6 modelos de negócios inovadores para explorar o potencial do Pix e Open Banking

    Opinião

    Opinião: Lidando com a Disrupção 2.0 no mundo dos negócios

    Opinião

    Opinião: startups e a (des)tradicionalização do atendimento ao cliente

    Opinião

    Opinião: 7 travas que podem impedir o impulso da inovação

    Opinião

    Opinião: Conheça os passos para criar um aplicativo de sucesso

    Opinião

    Opinião: Por que desenvolver uma gestão psicológica da inovação?

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Principal tendência tecnológica

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Startup de saúde domiciliar conquista mais de R$100 milhões; conheça

    Startups

    Olist caminha para o status de unicórnio após novo aporte milionário

    Startups

    5 startups para ficar de olho neste ano

    Startups

    O mundo chegou em 611 unicórnios

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    João Kepler

    CEO da Bossa Nova Investimentos

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR