• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Whow! Festival 2020
    MENU
    gestão da inovação

    Foto: master1305 (Freepik)

    negócios de impacto
    Conheça os negócios de impacto e o que eles podem fazer pela sociedade
    9 de outubro de 2020
    investimentos para startups
    As universidades com empreendedores que mais captaram investimentos para startups
    13 de outubro de 2020
    Opinião

    Opinião: Por que desenvolver uma gestão psicológica da inovação?

    Para alcançar um olhar sistêmico com relação à inovação, deve-se incluir uma gestão psicológica integrada às diversas práticas inovadoras

    por Editor Whow em 13 de outubro de 2020

    *Por Fernanda Furia

    O conhecimento que temos sobre inovação é bastante amplo. Temas relacionados aos diferentes tipos, modelos de negócios, estratégias e ferramentas para inovar, cultura inovadora e gestão da inovação são alguns recursos que nos nutrem na hora de atuar. Mesmo assim, apesar de desejarmos a inovação, por que ainda temos tanta dificuldade para inovar?

    Existe uma dimensão que permanece na sombra: os “mecanismos psicológicos” de quem inova e o impacto deles nos processos de inovação nas organizações. Para sermos capazes de utilizar toda a gama de ferramentas disponíveis e seguirmos as diferentes etapas de um processo de inovação é necessário termos, antes de tudo, um terreno psicológico fértil para inovar. Isto vai muito além da capacidade de ser criativo e de desenvolver as chamadas soft skills ou competências para o futuro.

    A habilidade de inovar é resultado de uma engrenagem psicológica complexa. Seja para desenvolver um novo produto em uma empresa, para implementar uma metodologia inovadora em uma escola, para empreender ou para reinventar a própria carreira. Inovar exige um tipo de funcionamento psíquico específico que demanda muita energia emocional.  

    Whow Festival 2020

    Arte Grupo Padrão

    Dor da Inovação

    Ao longo da minha experiência profissional e pessoal me deparei com diferentes situações que evidenciaram a dificuldade que muitas pessoas têm para mudar, reaprender e inovar. Tanto no contexto escolar quanto organizacional detectei pensamentos e atitudes de educadores, famílias, alunos, empreendedores e gestores que demonstravam “sofrimento emocional” ao inovar. Muitas vezes esta dor se tornou visível por meio da recusa em abordar o tema da inovação, da preguiça para aprender novas ferramentas, do autoboicote, da dificuldade para implementar etapas de um processo de inovação e da falta de energia para mobilizar pessoas a transformar a cultura da organização.

    Esses tipos de comportamentos revelam aspectos psicológicos escondidos que agem como forças contra a capacidade para inovar. Michael Schrage, no artigo Confronting the pain of Innovation (Harvard Business Review, 2012) abordou o tema da “dor da inovação” ao observar que as organizações que levavam a sério a inovação eram cheias de pessoas com um sofrimento genuíno ligado aos processos inovadores.

    É verdade que estamos incluindo cada vez mais o componente humano, principalmente através das abordagens da Inovação Centrada em Humanos e da Antropologia da Inovação. Entretanto, este olhar ilumina somente o lado das pessoas que usufruirão os produtos e serviços resultantes destes processos.

    Ao compreender os seus hábitos, necessidades e dores podemos criar as soluções certas para os problemas encontrados. Além disso, é certo também que muitas empresas investem em treinamento e gestão dos seus colaboradores a fim de garantir uma mentalidade para diversidade, de recompensar as ideias inovadoras e de desenvolver criatividade e novas habilidades. Ainda que todas estas perspectivas sejam fundamentais, elas representam apenas um lado da moeda. 

    Psicologia para inovar

    A Psicologia da Inovação propõe um olhar para o outro lado da moeda e analisa a dimensão psicológica das pessoas e equipes que produzem inovação. Cuidar de quem inova é um caminho potente para tornar todo o processo de inovação mais eficiente e emocionalmente saudável.

    No livro “Psicologia da Inovação: o que está por trás da capacidade de inovar” (Ed. FIAP) apresento uma visão ampla e aprofundada sobre as raízes do comportamento inovador, a potência do brincar adulto para inovar, a Psicologia da Resistência à Inovação e os complexos mecanismos psicológicos que influenciam a capacidade de inovar em diferentes contextos.

    Quando nos lançamos em uma jornada de inovação abraçamos intensas emoções, o desconhecido, o risco, a possibilidade de fracasso, os limites, o caos e a incerteza. Muitas vezes o ato de inovar gera um custo psicológico muito alto e se não considerarmos este aspecto partiremos sem apoio nesta jornada. O desamparo ao inovar ativa dificuldades emocionais vividas previamente na vida, reforçando mecanismos de defesa contra a inovação e acentuando funcionamentos nocivos ao nosso desenvolvimento pessoal. 

    Como tornar a experiência de inovar mais leve? Precisamos de combustível emocional e de amparo psicológico para enfrentarmos os percalços da inovação.

    “Para alcançar um olhar sistêmico com relação à inovação, devemos incluir uma gestão psicológica integrada às diversas práticas inovadoras dentro das organizações.”

    Fernanda Furia, fundadora do Playground da Inovação

    Gestão psicológica da inovação 

    inovação aberta

    Foto: Freepik

    Gestão Psicológica da Inovação é um programa para cuidar das equipes e lideranças envolvidas no contexto de inovação dentro das organizações. Alinhada com alguns pilares da ISO da Inovação (56.002), a Gestão Psicológica da Inovação é uma iniciativa pioneira desenvolvida pelo Playground da Inovação e tem como objetivo compreender o cenário psicológico das pessoas que inovam. 

    Ao considerar as especificidades de cada cultura organizacional, o trabalho de gestão psicológica da inovação utiliza situações reais da empresa para criar, em conjunto com os colaboradores, estratégias para ampliar a capacidade psicológica de inovar nas equipes e lideranças. Desta forma, a gestão psicológica da inovação atua como guardiã da saúde mental de quem inova e como antídoto contra a paralização organizacional para a inovação.

    Algumas fases da Gestão Psicológica da Inovação envolvem: 

    Descoberta: avaliar a maturidade psicológica para inovar. Acolher a gama de emoções ligadas à experiência de inovar. Adquirir clareza sobre os aspectos psicológicos que estão influenciando a capacidade para inovação. 

    Mergulho: mapear os paradoxos e os mecanismos de defesa que emperram a inovação. Identificar possíveis Psicopatologias da Inovação. Aumentar a autonomia psicológica para inovar.

    Ação: traçar estratégias para ampliar a agilidade psicológica para inovar. Proporcionar ferramentas para o desenvolvimento das habilidades para inovação. Adaptar ambientes físicos e digitais para acolher os mecanismos psicológicos inerentes à inovação.

     

    *Fernanda Furia é fundadora do Playground da Inovação, autora e professora da FIAP neste tema.


    +GESTÃO DA INOVAÇÃO

    Como o Hospital Albert Einstein aborda a inovação sem interromper a organização
    Como a Nestlé usa a inovação aberta e tendências para se manter competitiva
    Como implementar a inovação na prática dentro das empresas
    Você sabe mesmo o que é cultura da inovação?

    gestão
    Inovação
    psicologia
    Opinião

    Opinião: 6 modelos de negócios inovadores para explorar o potencial do Pix e Open Banking

    Opinião

    Opinião: Lidando com a Disrupção 2.0 no mundo dos negócios

    Opinião

    Opinião: startups e a (des)tradicionalização do atendimento ao cliente

    Opinião

    Opinião: 7 travas que podem impedir o impulso da inovação

    Opinião

    Opinião: Conheça os passos para criar um aplicativo de sucesso

    Opinião

    Opinião: Controlando a propagação das incertezas nos projetos de inovação

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Conheça o clube dos 500 unicórnios globais

    Startups

    10 startups brasileiras de educação de destaque

    Startups

    HubLocal, a startup que cresceu 1000% durante a crise

    Startups

    Startups de esportes encontram lar nos Estados Unidos e Brasil

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    João Kepler

    Partner e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Graziela Di Giorgi

    CGO da SCOPEN e autora de O Efeito Iguana

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    Bill Fisher

    professor de gerenciamento de inovação do IMD

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR