• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    aplicativo

    Imagem Kelly Sikkema: Unsplash

    recrutamento de pessoas
    Startup da Bahia desenvolve robô para recrutamento de pessoas
    15 de outubro de 2020
    investimentos
    O que as startups precisam fazer para chamar a atenção dos investidores?
    15 de outubro de 2020
    Opinião

    Opinião: Conheça os passos para criar um aplicativo de sucesso

    O caminho pode parecer complicado, mas existem formas de se trilhar. Primeiro de tudo é importante definir o MVP

    por Redação Whow! em 15 de outubro de 2020

    *Por Fabio Barboza

    Quando um serviço por aplicativo revoluciona o mercado, a maioria das pessoas pensa: como eu não tive essa ideia antes? Só que para o Uber ou iFood acontecerem, essas ideias não saíram prontas de primeira. Existe muito planejamento por trás, passando por várias fases, sempre avaliando o Mínimo Produto Viável (MVP), até chegar no nível de complexidade que os apps têm atualmente.

    Um exemplo é a 99, startup de serviços de transporte criada por três brasileiros em 2012, e depois vendida para a gigante chinesa Didi Chuxing em 2018. Você sabia que, no início das operações, os cadastros dos taxistas no aplicativo eram feitos pessoalmente pelos fundadores? Foi a forma que eles encontraram de vencer a falta de intimidade com a tecnologia que os motoristas tinham na época.

    Sendo assim, os condutores chegavam com os celulares para que toda a configuração do aplicativo fosse feita fisicamente. E foi justamente esse atendimento personalizado que gerou confiança no serviço e conquistou a base inicial que eles precisavam para o produto se tornar viável.

    Qual problema o aplicativo vai resolver?

    O caminho pode parecer complicado, mas existem formas de se trilhar. Primeiro de tudo é importante definir o MVP, que nada mais é do que a versão simplificada do produto final da sua empresa. É uma forma de testar se a ideia está madura sem gastar muito e com prazo curto de desenvolvimento.

    O ideal para chegar nessas respostas é ter uma equipe plural, em que cada colaborador tenha foco em uma área específica e possa apontar problemas. Ou seja, é importante ter alguém com visão de negócio, outro com visão de produto, design thinking, etc.

    A primeira questão a se perguntar é: qual o problema você quer solucionar com a sua ideia? É conectar entregadores, restaurantes e consumidores? É oferecer um serviço de ligação para reuniões empresariais? É facilitar a comunicação de surdos-mudos? É diminuir o tempo de um laudo médico?

    Nesta hora é possível entender se esse problema que pensou já está solucionado por um outro serviço existente no mercado –, pois é isso acontece com mais frequência do que você imagina –, se ele pode ser colocado na prática no mundo físico, como a abertura de uma loja, uma central de ligações, etc. Ou, ainda, se ele é resolvido por meio da tecnologia, tanto por um aplicativo, um site ou um serviço on-line.

    Temos como missão proporcionar as melhores experiências tecnológicas para os usuários, desta forma, quando recebemos uma ideia para criação de aplicativo, a colocamos à prova por meio do nosso processo de validação Discovery, com metodologia exclusiva e desenvolvida pela nossa equipe, que dura cerca de cinco semanas e compreende as seguintes etapas:

    1.Imersão: aplicamos técnicas de design sprint e user stories para criar, desenhar, prototipar e testar uma ideia;

    2.Pesquisa de mercado para descobrir pontos fortes e fracos da solução;

    3.Elaboração de personas;

    4.Criação de interface e wireframes;

    5.Prototipação de 15 telas do app;

    6.Só aí para chegar no MVP.

    Saiba o que está no core da sua empresa

    Ao definir o MVP, e ele apontar para o desenvolvimento de um aplicativo, muitos se deparam com uma encruzilhada: montar sua estrutura própria de desenvolvimento ou contratar uma empresa parceira.

    Com a primeira opção, montar uma equipe internamente será preciso recrutar uma mão de obra altamente especializada, com gerentes de projetos, desenvolvedores e designers, e preferencialmente contar com um sócio vindo do mercado de Tecnologia da Informação, que possa liderar esses projetos. Isso é recomendado se o aplicativo é o core da empresa.

    No caso da Uber e 99, a força está em fornecer a melhor solução de aplicativo para conectar motoristas e passageiros. Ou seja, eles precisam ter uma equipe de tecnologia forte, que sempre está buscando melhorias para o que eles vendem: o app.

    Agora se no caso da sua empresa, o aplicativo é um facilitador de venda ou não será o centro do seu serviço, é possível considerar externalizar o custo com o desenvolvimento, contando com toda a expertise e profissionais especializados para transformar o mundo do seu cliente e, assim como nós, encantar usuários por meio de experiências incríveis.

    *Fabio Barboza é CEO e cofundador da startup Kobe.


    +APLICATIVO

    WhatsApp em busca do status de superapp
    Empresas tradicionais se reinventam na era dos aplicativos
    Aplicativo com leilão de preço chega a SP para competir com Uber e 99
    Novos aplicativos focam em soluções para o trânsito no mundo

    aplicativo
    design thinking
    MVP
    startup
    Tecnologia
    Opinião

    Opinião: quebra de paradigma e a valorização da inovação incremental 

    Opinião

    Opinião: 6 modelos de negócios inovadores para explorar o potencial do Pix e Open Banking

    Opinião

    Opinião: Lidando com a Disrupção 2.0 no mundo dos negócios

    Opinião

    Opinião: startups e a (des)tradicionalização do atendimento ao cliente

    Opinião

    Opinião: 7 travas que podem impedir o impulso da inovação

    Opinião

    Opinião: Por que desenvolver uma gestão psicológica da inovação?

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Principal tendência tecnológica

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Startup de saúde domiciliar conquista mais de R$100 milhões; conheça

    Startups

    Olist caminha para o status de unicórnio após novo aporte milionário

    Startups

    5 startups para ficar de olho neste ano

    Startups

    O mundo chegou em 611 unicórnios

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    João Kepler

    CEO da Bossa Nova Investimentos

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR