• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    Organizações Orgânicas

    Imagem: Unsplash

    startups
    Impactos da Covid-19 nas startups brasileiras
    3 de junho de 2020
    aceleradoras
    As principais aceleradoras de startups da África e da Ásia
    5 de junho de 2020
    Open Innovation

    Inovação em tempos de crise nas sedes da Danone Nutricia e Mondelez no Brasil

    CEOs das duas empresas falaram dos processos de inovação aberta em meio à pandemia e as áreas de foco no trabalho com startups

    por Adriana Fonseca em 3 de junho de 2020

    A conexão da multinacional Danone Nutricia com as startups ganhou um reforço este ano com a abertura da segunda edição do Transforming Lab, um programa de aceleração que busca startups dispostas a contribuir com soluções de inovação para o setor de nutrição. Na edição do ano passado, 90 startups se inscreveram, 18 foram selecionadas para um pitch e seis projetos foram selecionados para prova de conceito. Desses, quatro estão sendo implementados neste primeiro semestre.

    Inovação para saúde e indústria 4.0

    Na edição de 2020, com inscrição aberta até 14 de junho, já há mais de 180 inscritos, segundo Edson Higo, presidente da Danone Nutricia Brasil. Segundo ele, a aproximação com as startups pode trazer soluções para os negócios da multinacional, principalmente nas seguintes áreas: inteligência e supply – “ainda precisamos melhorar a logística de ida e a reversa” –, relação com os profissionais de saúde, relacionamento com o consumidor e indústria 4.0, para melhorar a eficiência nas plantas.

    “Nos conectamos com o mundo externo para encontrar soluções.”

    Edson Higo, presidente da Danone Nutricia Brasil

    Um dos grandes desafios da Danone Nutricia agora é a relação com o profissional da saúde. A empresa tem 300 representantes que visitavam os médicos periodicamente para apresentar os produtos e fornecer informações. “De uma hora para outra eles tiveram que sair de cena”, afirmou em uma live recentemente..

    Em um primeiro momento, essa equipe recebeu treinamentos e agora está retomando os contatos com os profissionais de saúde, mas via canais alternativos que o profissional escolhe: telefone, vídeo ou e-mail. “Respeitando se ele quer ser contatado neste momento”, diz o CEO. Uma plataforma de streaming de vídeo ajuda na divulgação, oferecendo abordagem nutricional para os pacientes. “Essas ferramentas digitais serão fundamentais para a retomada de um outro jeito, porque não acho que retomaremos o contato presencial em breve”, disse. Na live, Edson até brincou, questionando se nenhuma startup tinha a solução que eles precisam para esse desafio.

    Outra fonte de inovação para a Danone Nutricia está no mundo acadêmico. O CEO explicou que a companhia tem uma parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e, por meio dela, os alunos de engenharia de alimentos trazem soluções para as dores da empresa.

    e-commerce

    Foto ilustrativa (Pixabay)

    Mudança de mentalidade para dados e digital

    Para Liel Miranda, presidente da Mondelez Brasil, a pandemia mostrou que, mais do que nunca, informação e conexão são fundamentais. Por isso, a inovação trazida pelas startups para a multinacional devem seguir esse caminho do big data e analytics. “É preciso muita informação para gerir o negócio com mais eficiência”, disse.

    Sobre a pauta de inovação da Mondelez, Liel comentou que o desafio sempre foi acomodar curto, médio e longo prazo. “Esse é o desafio das empresas sempre, é o que está na nossa mão quando você está gerenciando um time, uma empresa. A diferença que a Covid-19 colocou é que foi uma mudança rápida de cenário. Antes dela nossa plataforma de inovação estava baseada em um cenário de crescimento, com um consumidor cada vez mais confiante na economia brasileira e, portanto, haveria mais espaço para produtos com valor mais alto. Agora estamos olhando para frente com uma perspectiva de recessão.”

    Com esse tipo de mudança, o executivo afirmou que é preciso mudar a pauta da inovação e pensar, por exemplo, em embalagens que permitirão comprar a marca mesmo com um menor poder de compra e novos canais de vendas, como o e-commerce. “Acho que foi essa a mudança, o que o consumidor vai buscar, que tipo de produto, que tipo de marca, que preço.”

    O e-commerce da Mondelez, aliás, foi acionado na Páscoa, uma data bastante importante para a indústria, que tem diversas marcas de chocolate em seu portfólio. “São 10 milhões de ovos espalhados pelos supermercados”, disse o CEO, dando uma dimensão da situação. Para fazer as vendas acontecerem, a multinacional implementou uma loja digital agregando mais de 300 varejistas que já estavam com os ovos. O consumidor comprava pelo site e a entrega ficava por conta do varejista mais próximo.

    Uma mídia digital forte foi feita para impactar o consumidor a comprar pela internet.

    “Viramos digital por necessidade.”

     Liel Miranda, presidente da Mondelez Brasil 


    +INOVAÇÃO

    Saiba como a pandemia tracionou a inovação na Telhanorte/Tumelero
    Os melhores locais de trabalho para os inovadores

    Bactéria com DNA 100% sintético pode impulsionar novos tratamentos médicos
    Veja os países mais inovadores do mundo

    inovação aberta
    Startups
    Open Innovation

    Novas iniciativas de inovação aberta no Brasil

    Open Innovation

    Colaboração entre empresas: o triunfo da open innovation

    Open Innovation

    Conheça as 100 startups que mais engajaram com o mercado corporativo em 2020

    Open Innovation

    Programas de empreendedorismo ou inovação abertos ao público

    Open Innovation

    A inovação aberta no segmento de alimentos

    Open Innovation

    Como iniciar um programa de inovação aberta; veja dicas de um especialista

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Startup de educação da Colombia é eleita uma mais promissoras do mundo

    Startups

    Grupo Movile investe em logtech argentina para expansão na América Latina

    Startups

    Conheça as empresas apontadas como aspirantes a startups unicórnios no Brasil em 2021

    Startups

    Investimento em startups: Descomplica capta quase meio bilhão de reais no maior aporte em edtechs no Brasil

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    João Kepler

    Sócio e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR