WHOW

O uso de blockchain na reciclagem

Sustentabilidade e Diversidade

Arte Grupo Padrão (@flaviopavan_76)

Oito companhias (BASF, Natura, Henkel, Braskem, Bomix, Triciclos, Wise e Recicleiros) iniciaram um projeto para aumentar a economia circular, com foco na reciclagem do plástico.

O projeto foi criado em conjunto com a Fundação Espaço ECO, uma organização criada pela BASF em 2005, e apelidado de reciChain. Ele conecta empresas, equipes multiprofissionais, organizações e catadores de produtos recicláveis.

Hoje, cerca de 40% dos resíduos no Brasil ainda são enviados para lixões ou aterros controlados e outros 68% das embalagens não são devidamente recuperadas, de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais.

Uso de blockchain para verificar a economia circular

A plataforma usa a tecnologia de blockchain para realizar o registro de todas as transações que acontecem entre os participantes deste ciclo. Assim, há uma maior checagem se todos os participantes envolvidos estão cumprindo com as obrigações

“Por meio de uma plataforma digital, o reciChain fornecerá incentivos para as empresas permitindo transacionar créditos e informações de cadeias de reciclagem ao expandir programas Estruturantes, seus esforços de reciclagem, da capacitação e inclusão social e de gerenciamento eficiente de operações.”, descreve a BASF no site do projeto.

A multinacional alemã do setor químico também aponta que a tecnologia blockchain será utilizada para a captação de investimentos voltados à estrutura e melhoria das unidades de triagem participantes.

E esta plataforma digital visa unir seis stakeholders da cadeia circular de embalagens: reguladores, ecossistema de negócios, fabricantes de produtos acabados (Brand Owner), estruturantes, centros de triagem/reciclagem e assimiladores.

E não perca as novidades nas nossas redes sociais no LinkedIn, Instagram, Facebook, YouTube e Twitter.


+BLOCKCHAIN

Conheça as empresas globais que lideram o uso da tecnologia de blockchain
As diferentes aplicações do blockchain
Blockchain: uma nova arma contra a corrupção?
Blockchain no combate ao novo coronavírus

Sair da versão mobile