Com os dados no comércio não tão animadores de momento, já que o setor registrou queda de 0,4% no terceiro trimestre do ano, os lojistas estão apostando nas vendas de final de ano pra compensar perdas.
Pesquisa aponta que 56% dos consumidores brasileiros pretender comprar algum presente de Natal. O número, no entanto, pode ser maior, dependendo do que os indecisos (19%) resolverem fazer. Já 25% estão convictos de que não farão compras.
Os dados são da pesquisa mensal Pulso, realizada pela Score, empresa de data retail e shopper experience da B&Partners.co e Grupo Hibou.
Dentre os motivos citados pelos participantes da pesquisa para não gastar com presente, sobressaem-se:
- 33% dizem não ter dinheiro
- 22% não estão no clima de natal
- 20% querem economizar
- 12% estão endividados
- 8% não acham adequado gastar enquanto tem gente passando necessidade
- 28% não costumam comprar presentes no Natal
- 7% apontaram outros motivos
Perfil dos compradores
Analisando o perfil dos compradores, temos que 56% são mulheres e 44% são homens.
Dentre as regiões, a Sudeste se sobressai, com 58% pretendendo fazer compras, bem mais do que nas regiões Sul (16%), Nordeste (12%), Norte (8%) e Centro-Oeste (6%).
Quanto ao estado civil, a maioria é casado (52%), mas os solteiros também pretendem comprar em um bom nível (35%). A situação fica menos animadora quando se tratam de divorciados (12%) e viúvos (apenas 2%).
Considerando por idade, os que mais pretendem comprar são os que estão entre 36 e 45 anos (33%), seguidos por quem tem entre 46 e 55 anos (28%), 56 anos ou mais (17%) e de 26 a 37% (17%). Com o pior índice, bem abaixo dos demais, estão os que têm menos de 25 anos (4%).
Já a renda familiar provoca variações importantes. Um dado curioso é que aqueles com a maior renda familiar (mais de R$ 26.770) são os que menos pretendem comprar presentes: apenas 2%. Já as famílias que mais pretendem comprar têm rendas entre R$4.246 e R$7.939 (23%) e entre R$ 2.424 e R$ 4.246 (21%), compondo mais a chamada classe C.
Presentes mais cobiçados no Natal
Considerando os presentes mais procurados, sobressaem-se os livros, alimentos e itens de decoração pela sua boa colocação no ranking.
- Roupas e Acessórios – 69%
- Brinquedos – 44%
- Perfumes e Cosméticos – 38%
- Calçados – 34%
- Livros – 18%
- Alimentos – 16%
- Decoração – 13%
- Utilidades domésticas – 13%
- Bebidas alcóolicas – 10%
- Artigos esportivos – 8%
- Eletrodomésticos – 6%
- Eletrônicos – 5%
- Games – 5%
- Smartphones – 3%
- Viagens – 2%
- Material de construção – 2%
- Hospedagem – 1%
- Móveis – 1%
- Passagens aéreas – 1%
- Não decidiram ainda – 9%
- Outros – 2%
Já em relação à faixa de preço, melhor não esperar por itens muito caros, com a maior parte na faixa entre R$ 50 a R$500.
- Até 50 reais – 6%
- De 50 a 150 – 17%
- De 150 a 250 – 17%
- De 250 a 500 – 19%
- De 500 a 1000 – 13%
- Mais de 1000 – 7%
Formas de pagamento e locais de compra
Em relação às formas de pagamento, nota-se a relevância do Pix:
- Cartão de crédito parcelado – 41%
- Cartão de débito – 27%
- Cartão de crédito – 22%
- Dinheiro – 20%
- Pix – 13%
- Boleto – 3%
- Transferência Bancária – 1%
Em relação ao canal em que será feita a compra, o domínio do e-commerce é soberano.
- Pela internet (com entrega) – 47%
- No shopping (lojas físicas) – 40%
- Lojas de rua – 37%
- Pick-up (encomenda e retira na loja) – 3%