O que levar em conta na hora de escolher o logo da sua empresa? - WHOW

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O que levar em conta na hora de escolher o logo da sua empresa?

Com a logo e a identidade visual bem definida, o seu público pode identificar que sua empresa é responsável por aquele serviço ou produto, que eles estão procurando

POR Redação Whow! | 22/06/2021 16h25

A logotipo é a “cara” da sua empresa, é através dela, que os seus clientes irão reconhecer a sua marca em qualquer lugar. Afinal, todo mundo gosta de ser reconhecido pelo seu trabalho, não é mesmo? Com  uma boa logo e identidade visual bem definida, o seu público pode te identificar em meio a tantas outras.  Se a sua empresa ainda não tem uma logo, ou precisa melhorá-la, leia o texto na íntegra e saiba como definir a que mais se encaixa para o seu negócio.

A importância de um logotipo para qualquer negócio

Ao iniciar um empreendimento, deve-se levar em conta fatores como: preço, produto que irá oferecer, local de venda, criação de um nome e identidade visual, dentre outros aspectos. Considerar a logo nesse processo é fundamental, pois ao optar por deixar em segundo plano essa etapa, essas empresas acabam sendo observadas pelo público de maneira  equivocada.

Será que os consumidores irão lhe dar credibilidade, se não  conseguirem reconhecer na sua marca e o que você realmente comercializa?

Logotipo é parte essencial da identidade visual da marca

A logo é fundamental na construção de uma identidade visual. Pois é a partir dela, que uma identidade mais concreta poderá ser construída. Afinal, ela traz informações fundamentais para o restante da marca, como fonte de letras, cores e outros elementos gráficos. Assim, ao criar a logo, você deve pensar em toda a comunicação da sua empresa. Que vai desde redes sociais, até a comunicação externa. Tudo precisa estar alinhado com o conceito visual e tipográfico

O que levar em conta para escolher o logotipo da sua empresa?

Pesquise tendências, referências e concorrência

Antes de criar qualquer coisa, você deve pesquisar quais são as tendências do mercado. Analise o que os seus concorrentes têm feito com suas marcas. Assim, poderá ter um recorte maior do que está, ou não dando certo no mercado. Vale ressaltar que não se deve copiá-las, apenas compreender quais são os elementos mais utilizados por elas. 

Após essa pesquisa, você poderá criar algo que tenha mais a ver com o seu público e ainda poderá se destacar diante de seus concorrentes.

Idealize um conceito para o seu logotipo

Determine o conceito para a sua logo. O que minha marca pretende passar ao público Que impacto queremos causar com ela? Isso pode ser algo simples e claro, mas também pode seguir um caminho mais subjetivo. Seja qual for a linha, ter um conceito bem estruturado permite que o seu público tenha uma ideia do que a sua marca pode oferecer.

Assim, busque utilizar elementos gráficos que passem o tipo de informação que você quer. Utilize a sua criatividade e busque trazer algo eficaz, mas se possível, novo para o mercado.

Definição de cores e significados

Um dos pontos mais importantes de qualquer identidade visual, são as cores que serão utilizadas. Afinal, existem diversos estudos que demonstram como as cores podem impactar na mente das pessoas. Se você tem uma empresa voltada para saúde e estética, por exemplo, a dica é para que utilize cores que tragam o sentido de cuidado e tranquilidade.

Nesse sentido, separamos uma lista dos significados que as cores podem trazer para a sua marca:

  • azul, traz a ideia de honestidade e responsabilidade. Ideal para empresas voltadas para o setor financeiro, por exemplo;
  • vermelho, está relacionado com ação e paixão. Muito utilizada por redes de fast food pois passam a ideia de velocidade;
  • verde, apresenta a ideia de segurança, equilíbrio e natureza. Usada em negócios que foquem em ações sociais ou do meio ambiental;
  • laranja, remete a ideia de positividade. Estimula os sentidos e pode ser uma boa escolha para organizações ligadas a alimentação e interação social;
  • amarelo, é conhecido como estimulante da mente. Apropriado para jornalistas, professores ou empresas de entretenimento;
  • turquesa, representa maior clareza de comunicação. Pode ser utilizada para palestrantes e empresas de comunicação; 
  • dourado, já passa uma ideia mais luxuosa e elegante;
  • cinza está relacionado com negócios neutros e conservadores. Adequada para empresas financeiras
  • preto, traz uma visão mais séria, poderosa e sofisticada. Pode ser usada em empresas que querem atingir públicos de poder aquisitivo mais alto.
Foco na simplicidade: menos é mais

Por último, simplifique sua mensagem. Lembre-se que a sua marca será aplicada em vários formatos, com tamanhos diferentes, que vão desde um outdoor, até um cartão de visitas.  Por isso, manter a sua logo simples é algo essencial para que ela tenha o resultado esperado, que é ser bastante disseminada.

Leve em consideração os símbolos da Nike e Adidas. Ambos os logos utilizaram de pouquíssimas informações, e ainda assim conseguem simbolizar grandes conceitos. São dois exemplos de sucesso para quem deseja se inspirar. Nesse sentido, ainda podemos destacar o rebranding de várias marcas, que trouxeram conceitos mais simples e minimalistas. Como por exemplo a Ponto Frio, que além de “cortar” muitos elementos gráficos, ainda tirou o “Frio” do nome. Tornando-se apenas “Ponto.

Prefira um profissional para criar a logotipo da sua empresa

Como você viu nesse artigo, a criação de uma logo não é algo simples. Por mais que existam diversos sites e programas que oferecem criação de logo “automática”, é sempre preferível escolher um profissional para desenvolver este projeto. Isso porque ele terá todos os conhecimentos necessários para desenvolver sua marca com o conceito que você quer passar. Levando em conta o estudo da concorrência, do público e da sua empresa.

Afinal, esses profissionais estudam durante anos justamente para desenvolver a identidade visual das marcas. Além disso, ao produzir seu logo com algum especialista, você consegue garantir que não terá problemas futuros.

Por isso, ao fazer a logotipo do seu negócio, leve em consideração todas essas dicas que pontuamos neste texto. Assim, você irá conseguir melhores resultados nesta, que é uma das peças mais importantes da sua empresa. Para conferir mais conteúdos voltados às pequenas e médias empresas, assine a nossa newsletter gratuitamente agora mesmo!