O que faz um contador e por que ele é um profissional estratégico - WHOW

Pessoas

O que faz um contador e por que ele é um profissional estratégico

O contador é um profissional estratégico na administração financeira e obrigatório para a maioria das empresas

POR Marcelo Almeida | 06/11/2021 12h47

Em um primeiro momento, a função de um contador, para alguém leigo, pode parecer que basicamente o ato de contabilizar tudo aqui que entra ou que sai da companhia, seja via contas a pagar, a receber, com vendas, empréstimos, impostos, etc.

No entanto, este profissional tem uma função bem mais estratégica do que pode parecer a princípio, sendo essencial à empresa na questão da tomada de decisões relacionadas à administração financeira, um dos setores mais importantes de qualquer empresa.

Cabe, porém, antes de mais nada, definir o que é e o que faz um contador: trata-se do profissional responsável por fazer o registro, assim como armazenar e interpretar os balanços financeiros da empresa em que trabalha.

Principais atividades e responsabilidades

Um contador pode ter uma gama de responsabilidades variável de acordo com a empresa onde trabalha e com o seu nível dentro da empresa.

De forma geral, no entanto, podemos atribuir a eles algumas funções básicas:

  • Garantir a exatidão dos documentos financeiros, assim como o seu nível de compliance em relação às normas vigentes relacionadas a eles;
  • Preparar e cuidar do armazenamento de relatórios financeiros;
  • Garantir o pagamento adequado de impostos e fazer o pedido de eventuais retribuições que as empresas têm por direito;
  • Analisar as operações financeiras para recomendar as melhores práticas na área, além de identificar problemas e buscar soluções para eles;
  • Oferecer um serviço de assistência na redução de custos, aumento de receitas e maximização de lucros;
  • Realizar previsões e relatórios em relação a riscos futuros.

Não deixando nada passar

Para serem capazes de realizar essas atividades, que precisam de foco, organização e disciplina, os contadores também precisam ter outras características para se sobressaírem na profissão

  1. Atenção aos detalhes;
  2. Ser capaz de tomar boas decisões em de forma rápida;
  3. Ter bons conhecimentos na área da informática;
  4. Ter um perfil de pensamento analítico;
  5. Habilidades de comunicação;
  6. Habilidades matemáticas;

A primeira delas, a atenção aos detalhes, é uma das mais importantes. Um contador, por definição, deve ser extremamente analítico, revisar frequentemente o que escreve, as contas que realiza, as associações que faz, sempre com o intuito de evitar qualquer tipo de erro, ainda que mínimo.

Quando se trata de número milionários e de balanços de multinacionais, um simples equívoco em relação à troca de um algarismo por outro, por desatenção, pode levar a uma série de efeitos cascata.

Além disso, ter uma mente aguçada e entender sobre a área de negócios o suficiente para tomar decisões acertadas em curtos períodos de tempo é algo essencial ao contador, já que seus conselhos, relatórios e capacidade de prever riscos podem ser fundamentais para a empresa evitar perdas milionárias.

O contador também deve ter um perfil analítico, olhando um problema de todos os ângulos possíveis até encontrar a solução mais adequada, como em uma espécie cubo de Rubik.

Além disso, habilidades matemáticas para as tarefas cotidianas são tão fundamentais que não faz sentido entrar em detalhes, assim como um conhecimento bom na área de informática já que, hoje em dia, praticamente a totalidade das tarefas de um contador são feitas em um computador, não podendo ser diferente, portanto.

Bons conhecimentos de programas como Excel ou outros que permitam que o profissional lide com planilhas e a manipulação de uma grande quantidade e dados é importante para a função de contador.

Por fim, são recomendadas habilidades de comunicação aos contadores exatamente para que não ocorram mal entendidos e trechos incompreensíveis em balanços ou demonstrações de resultados que possam causar algum tipo de repercussão indesejada.