O que é propósito de marca e qual sua importância? - WHOW

Eficiência

O que é propósito de marca e qual sua importância?

70% dos consumidores não medem esforços para consumir de marcas que compactuam com suas visões de mundo

POR Redação Whow! | 22/06/2021 11h29

Você já se perguntou como algumas empresas conseguem se colocar de forma tão positiva no imaginário das pessoas? Pois bem, saiba que um dos motivos é possuir um propósito de marca bem definido. Até porque, para ter uma comunicação efetiva, a empresa precisa ter um posicionamento concreto e que converse com seus clientes. Quer saber um pouco mais sobre esse conceito e como ele pode ajudar o seu negócio? Confira esse conteúdo exclusivo que preparamos para você! Boa leitura!

O que é propósito de marca?

O propósito de uma marca é o motivo pelo qual ela foi criada. Ou seja, é aquilo que a empresa quer transparecer ao mundo, é a sua essência. Essa essência deve ser percebida pelo cliente que vai ter contato com seu produto/serviços. Assim, o propósito deve ser o item mais relevante para guiar as ações da empresa. Somente dessa forma, os clientes poderão ter uma confiança maior nas ações tomadas pela marca.

Qual a importância do propósito de marca?

Uma pesquisa realizada pela Ana Couto Branding em parceria com a Officina Sophia, apontou que quase 70% dos entrevistados não só preferem, como também se mobilizam para consumir de marcas que compactuam com suas visões de mundo.

Em outras palavras, é possível afirmar que a maioria dos consumidores não se importam em pagar mais caro por produtos e serviços de empresas que estejam alinhadas aos seus ideais.

Vivemos numa realidade em que o mercado está cada vez mais concorrido. Portanto, para se destacar, a sua empresa deve ter um propósito de marca bem definido. Assim, o consumidor consegue reconhecer no seu negócio, uma simbolização do que ele acredita. Como por exemplo a instituição financeira Nubank. Que tem como propósito de marca facilitar a relação do consumidor com seu banco, ao mesmo tempo que oferece uma experiência incrível para os usuários.

E segundo o ranking da plataforma de pesquisa eCGlobal, a Nubank já é uma das marcas mais amadas pelos brasileiros em 2020. Um feito incrível por si só, mas que se levarmos em conta que a empresa é um banco financeiro, é mais extraordinário ainda.

Benefícios de um propósito de marca bem estruturado

Ter um propósito bem estruturado garante diversos benefícios para a sua marca. Por isso, fizemos uma lista dos 3 mais importantes, confira!

Crescimento em vendas

Outro estudo realizado pela consultoria Korn Ferry, apontou que 7 a cada 10 profissionais acham que uma empresa gerida perante propósitos, tem mais resultados do que as que apenas almejam o lucro. Muitos consumidores preferem consumir de marcas que tenham um propósito estabelecido. Assim, quanto mais o público enxergar o propósito da marca como coerente com as ações da empresa, e compreender que aquilo beneficia de alguma forma a sociedade, maior a chance dele gastar dinheiro na sua empresa.

Motivação e performance do time

Um propósito de marca bem estruturado, ajuda a motivar a equipe da sua empresa. Afinal, todo mundo gosta de trabalhar com um motivo além do lucro, principalmente se for atrelado a algum benefício para a sociedade. Dessa forma, os seus funcionários terão mais vontade de vestir a camisa da onde trabalham. Ficando assim, mais motivados e gerando melhores resultados.

Por isso, deixe claro os propósitos da sua marca desde o processo de recrutamento de novos colaboradores. Até porque, se você deseja que sua equipe abrace o seu propósito, elas precisam identificar essas ações desde o começo da relação de trabalho. Nesse sentido, quanto mais clareza a respeito do posicionamento do seu negócio, mais chance de atrair talentos que estejam atrelados às ideias da sua empresa.

Maior engajamento

Com a democratização do acesso à internet, muitas pessoas passaram a ter em suas mãos, ferramentas poderosas para decidir sobre qual marca irão consumir. Nesse sentido, o consumidor que antes tinha que receber uma comunicação de modo mais passivo, passou a ter mais poder de decisão, se tornando o foco principal das empresas.

Assim, fez com que as empresas buscassem modos de maior aproximação com o seu público. Utilizando ferramentas que passassem a impressão de diálogo com o cliente. Como por exemplo as mídias sociais, que possuem cada vez mais alcance. Algo que possibilita as empresas apresentarem seus propósitos de forma mais transparente, conquistando assim, cada vez mais engajamento do público.

Dicas para definir o propósito da sua marca 

Primeiramente, você deve buscar na sua história, qual é a razão de existir da sua marca. Reflita sobre o impacto que você gostaria de causar por meio da sua empresa. A Disney quer ver mais magia, a Coca-Cola mais felicidade, e a sua marca? O que quer?

Outra forma de pensar, é refletir sobre o que você gostaria de extinguir no mundo. Pobreza? Fome? Poluição? Também é possível seguir por essa linha. Assim demonstrará sobre o que sua empresa está engajada. Após decidir, é preciso saber como sua marca vai possibilitar essa mudança que você deseja. Somente assim, poderá defender seu propósito e dizer ao mundo, os motivos que fazem sua empresa ser a mais qualificada para realizar estas mudanças.

Feito isso, é preciso planejar quais serão as estratégias que irão migrar sua empresa da situação atual, para onde ela quer estar no futuro. Aqui, você deve fazer um planejamento específico sobre os passos que irá tomar em direção ao progresso. A partir daí, a sua empresa pode comunicar a todo mundo sobre os propósitos que a guiam. Assim, seus funcionários estarão mais motivados e os clientes irão se identificar mais com o seu negócio.

Não importa o tamanho da sua empresa, tenha um propósito de marca

Muitos pensam que ter um propósito bem definido é coisa para grandes empresas. Pois saiba que esse pensamento está muito equivocado. Todas as marcas precisam definir o que querem comunicar ao mundo. Somente assim, que irão conseguir mais clientes e mais relevância no mercado.

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