O que é preciso pensar no momento do exit de uma startup - WHOW

Eficiência

O que é preciso pensar no momento do exit de uma startup

Entre 2011 e 2018, o valor total arrecadado nesta modalidade no mundo, de acordo com a Statista, acumulou US$ 219 bilhões

POR Redação Whow! | 16/04/2021 16h52 Imagem: Shutterstock Imagem: Shutterstock

O momento de exit de uma startup é a venda total ou parcial da participação seja dos sócios ou investidores. Entre as suas formas de acontecer estão a abertura de capital na bolsa, o IPO, ser adquirida por uma outra empresa e a venda secundária de ações ou por um SPAC.

Entre 2011 e 2018, o valor total arrecadado por exits de startups no mundo, de acordo com a plataforma alemã de dados de mercado, a Statista, acumulou US$ 219 bilhões. Além disso, o tempo médio para a venda acontecer é de cinco a dez anos. E em 2016, quase todas as saídas foram fusões e aquisições em vez de IPOs e também a maioria aconteceu antes da série B.

O momento do exit de uma startup

O fundo de investimento em startups da América Latina, Maya Capital, fundada por Lara Lemann, que já atua como investidora desde 2015 e filha de Jorge Paulo Lemann, pessoa mais rica do Brasil, e Monica Saggioro, descreve a necessidade do foco dos empreendedores na solução de problemas reais do público-alvo em vez de um plano de exit. “Apesar de ser relevante a informação das possibilidades de exit de sua startup, a maioria dos empreendedores não começam (e nem deveriam começar) suas startups buscando retornos financeiros com suas estratégias de exit, mas sim porque possuem um propósito maior de resolver as ineficiências e problemas dos dias de hoje”, aponta e destaca a importância das startups terem os seus próximos passos mapeados.

Mas as motivações para realizar uma venda de participações pode variar, entre contratação de talentos, lacuna do produto, impulsionar receita, ameaça estratégica, movimento defensivo, como indica Mark Suster, sócio-gerente da Upfront Ventures, segundo a publicação TechCrunch.

E para pensar no início do processo de exit são necessários alguns passos: colocar a casa em ordem, ter o IP próprio, equipe eficaz, os clientes ficarão por perto.

2011 – 1.217

2012 – 1.322

2013 – 1.340

2014 – 1.722

2015 – 2.152

2016 – 2.976

2017 – 4.297

2018 – 4.228

fonte: Statista

E não perca as novidades nas nossas redes sociais no LinkedIn, Instagram, Facebook, YouTube e Twitter.


+STARTUP

Os benefícios e desafios no processo de internacionalização para startups brasileiras
Startups da América Latina e Caribe já valem US$ 221 bilhões, segundo o BID
As barreiras para pessoas negras ingressarem e evoluírem no ecossistema das startups
5 startups para ficar de olho neste ano