O que é pitch e por que é importante para o empreendedor
Termo “pitch” se refere à apresentação de um produto, um serviço ou uma ideia de negócio para que investidores se interessem e apliquem recursos
POR Marcelo Almeida | 27/10/2021 16h53Como boa parte dos termos utilizados no mundo dos negócios e dos empreendedores, pitch tem origem inglesa e significa, neste contexto, uma apresentação de um produto, de uma ideia de negócio ou de um projeto qualquer. Em geral, o pitch é feito para investidores, com o objetivo de despertar neles interesse em colocar dinheiro no empreendimento.
No entanto, o pitch também pode ser feito internamente dentro de uma empresa, no caso de um projeto de intraempreendedorismo, por exemplo. Nessa situação, o apresentador é um funcionário que quer colocar uma ideia em prática, e para isso precisa da aprovação de seus superiores.
Um exemplo de pitch é dado em programas como Shark Tank, no qual inventores e emprendedores ficam de frente a um grupo de investidores e apresentam seu produto, serviço ou mesmo sua ideia. No pitch, os apresentadores apontam seus pontos positivos, dizem quanto gostariam de receber de investimento e recebem uma resposta – positiva ou negativa – dos investidores.
De forma resumida, o pitch é uma forma de demonstrar que o seu produto ou serviço tem valor e que investir nele é uma atitude sensata. Neste sentido o empreendedor pode usar sua criatividade para diferenciar seu pitch – e portanto o seu produto – da concorrência. No entanto, tem algumas características que não podem faltar na apresentação, como uma análise do mercado em que está inserido, em que etapa do desenvolvimento do projeto está e qual dor ele soluciona para seu cliente.
Veja, neste conteúdo exclusivo, técnicas e lições para ter sucesso na hora de apresentar o seu pitch.