O que é e como aproveitar uma oportunidade de negócio? - WHOW

Eficiência

O que é e como aproveitar uma oportunidade de negócio?

Veja aqui o que significa este termo e algumas dicas para aproveitar uma boa oportunidade de negócio

POR Redação Whow! | 29/06/2021 11h53

Oportunidade de negócio: você sabia que aqui no Brasil se empreende mais por oportunidade do que por necessidade? Um relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), de 2019, apontou que 61,8% dos empreendedores abriram a própria empresa depois de terem encontrado uma boa oportunidade de negócio no mercado. 

Na pandemia, isso foi bastante comum: afinal, não foram poucos os negócios que surgiram para atender às novas necessidades do consumidor, em um momento tão diferente.  Neste conteúdo, entenda o que é e como aproveitar oportunidades valiosas de negócios no mercado.

Empreender por oportunidade, é possível?

Empreender por oportunidade é possível e não são poucos os empreendedores que aumentaram o seu faturamento resolvendo problemas antigos, porém com soluções novas. O empreendedorismo por oportunidade pode ter mais chances de sucesso do que começar um negócio por necessidade financeira.

O que é oportunidade de negócio?

Com certeza, você já ouviu aquela velha história de que um copo pela metade pode ser entendido por alguns como um quase cheio e, para outros, como quase vazio. Isso ilustra bem o conceito de oportunidade de negócio. Isto porque, neste caso, o empreendedor vê, no problema, uma chance de sucesso. 

O termo está relacionado com o fato do empreendedor lançar um novo produto ou serviço que esteja alinhado com alguma necessidade latente dos consumidores no momento. Logo, é importante destacar que essa percepção está ligada à forma que o empresário vê e interage com o mercado.

Desde já, vale ressaltar que um insight inovador, para ser considerado oportunidade, precisa ser, necessariamente, viável. Assim, uma ideia pode até trazer uma solução esperada, porém, se ela não tiver como ser colocada em prática, não irá agregar valor ao mercado.

Como identificar e aproveitar uma oportunidade de negócio?

Para que um empreendedor identifique uma oportunidade de negócios, é preciso que comece avaliando, dentre os ramos e áreas que ele tem afinidade, se há ou não alguma necessidade que não está sendo atendida, ou sendo atendida parcialmente.

Este é um dos caminhos mais “rápidos” de se encontrar uma nova oportunidade de negócio. Entretanto, o que fazer quando se tem vontade de iniciar algo novo, mas não se sabe onde começar?  A resposta é: estude, pesquise e analise. Entenda também que existem algumas necessidades que sequer são conhecidas ainda pelo mercado. Veja o caso da Truckpad, que identificou uma oportunidade de ajudar a logística dos caminhões que nem os caminhoneiros tinham percebido.

Nesse contexto, também é interessante avaliar como manter essa oportunidade e como ela lhe trará lucros.  Outro ponto que é importante reforçar é que, nem sempre, as oportunidades de negócios partem exatamente do zero.

Acima de tudo, não deixe de avaliar as suas próprias necessidades: quem sabe os seus problemas também não possam ser comuns às outras pessoas também? A forma como você vai descobrir isso é entrevistando quem tem um estilo de vida e gostos parecidos com os seus. 

Boas oportunidades de negócio com pouco investimento

Quem foi que disse que, para aproveitar uma oportunidade de negócios, é preciso ter muito dinheiro? Se você pensa isso, pode estar enganado: existem várias formas de aproveitar uma boa oportunidade para empreender sem gastar tanto. Listamos algumas oportunidades de negócios que demandam baixos investimentos e que possuem um público potencial.

Brechó para nichos específicos

Os brechós de roupas estão se popularizando mas, que tal abrir um com decorações para casa, ou somente para grávidas, por exemplo? Trata-se de um tipo de negócio de baixíssimo custo e você pode começar apenas com o que tem em casa. 

Cursos e workshops

Tem algo que você domina e que várias pessoas já disseram ter vontade de aprender? Se sim, você pode utilizar plataformas gratuitas de transmissão e realizar a divulgação do seu material pelas redes sociais. 

Alimentação para necessidades especiais

O fornecimento de alimentação para nichos específicos, como as pessoas intolerantes à lactose ou ao glúten, por exemplo, vem aumentando. Entretanto, ainda existem poucas opções para quem tem determinadas restrições alimentares. Para quem tem afinidade com a cozinha, essa pode ser uma boa opção para começar o negócio. Como dica, você pode começar oferecendo somente lanches ou café da manhã, por exemplo. Afinal, é mais fácil encontrar opções para as chamadas “grandes refeições”, como almoço e jantar, sendo os aperitivos para lanches e primeira refeição pouco explorados. 

Revenda de produtos que ainda não chegaram em sua região

Para quem acompanha as tendências e está sempre de olho no que há de novo, uma boa opção pode ser revender produtos diferenciados. Assim, uma dica é começar usando os próprios produtos que você deseja revender para verificar a aceitação por parte do seu público-alvo. 

Uma boa oportunidade de negócio pode estar bem perto de você

Já parou para pensar que uma boa oportunidade de negócio pode estar bem perto de você? Sobretudo, além de acompanhar as tendências de mercado, é muito importante saber o que os clientes pensam e sentem, não somente sobre a sua empresa, como também sobre as suas necessidades como um todo.

Assim, entender a jornada do consumidor mediante à resolução de um problema é fundamental para encontrar gargalos que precisam de atenção e, quem sabe, tornarem-se oportunidades valiosas de negócio.

Portanto, não esqueça também da importância de se construir um bom planejamento sobre as suas ações. Lembre sempre que empreender envolve correr riscos, desde que sejam calculados. Por isso, com base em todas as informações que você conseguir extrair de entrevistas com o público, tente mensurar custos e o retorno do investimento, antes de colocar a mão na massa. 

Quer saber continuar sempre por dentro de conteúdos interessantes sobre mercado, empreendedorismo, tecnologia e gestão? Assine agora a nossa newsletter gratuitamente e receba, diariamente, artigos interessantes como este.