O que é design thinking e como pode te auxiliar na busca por inovação - WHOW

Eficiência

O que é design thinking e como pode te auxiliar na busca por inovação

Design thinking pode ser definido como uma forma de resolver problemas, criar produtos e desenvolver projetos de forma análoga ao modo como os designers realizam as suas criações.

POR Marcelo Almeida | 31/10/2021 14h26

Design thinking é um conceito popularizado recentemente e tem a ver com a forma como as empresas e as pessoas colocam em prática novas ideias. O termo foi popularizado por Tim Brown, CEO da Ideo, uma empresa de consultoria em design dos EUA, sobretudo com a publicação de dois livros: um chamado exatamente “Design Thinking” e outro chamado “Thinking by Design”.

De forma geral, termo pode ser definido como uma forma de resolver problemas, criar produtos e desenvolver projetos de forma análoga ao modo como os designers realizam as suas criações.

No site da Ideo, o design thinking é definido por Tim Brown como “uma abordagem focada nas pessoas que usa ferramentas dos designers para integrar as necessidades da pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para ter sucesso nos negócios”.

Para ele, a chave para o sucesso é que pessoas das mais diversas áreas consigam ter a estrutura de pensamento presente em um bom designer para, dessa forma, conseguirem visualizar novos caminhos, pensar de novas maneiras, repensar velhos paradigmas, solucionar problemas, enfim, conseguir uma série de benefícios para suas vidas.

Mas, dentre eles, o maior seria a capacidade de inovação e de, seja em qual setor for, conseguir criar soluções novas que tenham diferenciais nunca antes pensados para criar uma revolução no nicho em que a pessoa atua. Pode parecer uma perspectiva um tanto utópica, mas é o que propõe Tim Brown.

Outros conceitos fundamentais para o design thinking, na concepção de Brown, é o de que todos são criativos, organizações criativas são mais ágeis, problemas complexos são mais facilmente resolvidos de forma colaborativa, inovação começa com pessoas e tecnologia se move de modo rápido humanos precisam de mais tempo para mudar.

Cabe ressaltar que, apesar de o conceito de design thinking ter sido discutido por outras pessoas antes de Brown, ele teve o mérito de popularizar o termo e de escrever duas obras basilares sobre o assunto, além de colocá-lo em prática por meio da empresa em que é CEO, a Ideo, o que não é pouco.