O que é atitude de dono e como estimular seu time - WHOW

Eficiência

O que é atitude de dono e como estimular seu time

As empresas precisam ter colaboradores cada vez mais engajados e que enxerguem as demandas sob uma perspectiva parecida com a dos gestores

POR Redação Whow! | 10/08/2021 17h55

Ownership é um termo em inglês que significa “atitude de dono”. No cenário empresarial, essa perspectiva está relacionada quando o negócio gera, em seus funcionários, o desejo, mentalidade e visão que o próprio dono teria.

Numa realidade em que a competitividade está cada vez maior, as empresas precisam ter colaboradores mais engajados e que enxerguem as demandas sob uma perspectiva parecida com as dos gestores.

Se você quer saber um pouco mais sobre esse conceito e como implementá-lo na organização do seu time, confira esse conteúdo exclusivo que preparamos para você.

Entenda o que é a atitude de dono

Primeiramente, é preciso entender que a “atitude de dono” significa, principalmente, profissionais mais engajados nas decisões diárias da empresa.

Assim, colaboradores que possuem o sentimento de dono tendem a ter o mesmo pensamento que os proprietários possuem. Dessa forma, apresentam características como:

  • maior produtividade;
  • focam em resultados favoráveis para a empresa;
  • maior flexibilidade para alcançar as metas da organização;
  • defendem e são fiéis a marca que atuam;
  • tendem a ser bons ouvintes e excelentes comunicadores;
  • não se restringem ao seu escopo de atuação e ajudam outras áreas do negócio;
  • querem resolver e se envolvem verdadeiramente com os problemas que os clientes apresentam e;
  • mergulham de cabeça nas mais diversas causas que surjam na empresa.

Assim, com a mentalidade de dono, o funcionário entende que o seu sucesso profissional está diretamente relacionado com o êxito da empresa.

Dessa forma, a atitude de dono não está relacionada apenas com as questões financeiras, mas também com o sentimento que o funcionário reflete sobre o método de trabalho. Nesse sentido, esse conceito é algo mais inserido na mentalidade da empresa.

Características do profissional que tem atitude de dono

Para facilitar a compreensão desse conceito, separamos aqui, as características do profissional que tem atitude de dono, confira:

  • não se desanima facilmente com possíveis fracassos ou contratempos;
  • tem interesse sobre a história da organização;
  • está aberto a novas possibilidades e novas ideias;
  • demonstra interesse também por outras áreas de atuação, não apenas a sua;
  • quando outro setor está enfrentando algum problema, não hesita em ajudar;
  • está sempre disposto a aprender novas técnicas e estudar conceitos que não estão apenas dentro da sua função;
  • sugere novas ideias para o fluxo de trabalho;
  • tende a compreender e melhorar as métricas e metas da empresa;
  • recebe feedbacks e compreende que é uma boa maneira de melhorar o seu trabalho;
  • é proativo e automotivado;
  • busca se organizar para dar conta da sua função.

Portanto, as empresas que possuem uma equipe com atitude de dono já ganham muito na produtividade do trabalho.

Requisitos para colocar a atitude de dono em prática

Quando uma empresa deseja colocar a atitude de dono em prática, existem alguns requisitos essenciais, como por exemplo:

Apresentar uma boa comunicação

Como mencionamos acima, os funcionários que possuem uma boa comunicação tendem a se destacarem e se tornarem líderes natos no setor em que atuam. Assim, viram uma espécie de exemplo para os outros colaboradores

Ficar à disposição

Os profissionais que têm atitude de dono compreendem que o trabalho não é algo superficial, isto é, estão à disposição para entregar além do que foi pedido para conquistarem bons resultados.

Imagine a seguinte situação: Um processo da empresa em que você é funcionário está enrolado, você sabe como resolver, mas isso não tem nada a ver com sua função, o que fazer?  

Resolve, é claro. São situações pontuais e ter esse senso de responsabilidade é fundamental. Além disso, a ação pode tirar apenas um pouco do seu tempo de trabalho. 

Nesse sentido, as pessoas que estão à disposição dos gestores possuem mais proatividade e consequentemente, compreendem melhor as decisões da empresa.

De maneira geral, os funcionários que se encontram disponíveis são os que possuem ideias inovadoras e se esforçam para conquistar reconhecimento no trabalho.

Trabalhar bem em equipe

Trabalhar bem em equipe é uma das principais características do profissional que tem senso de dono. Isso porque, através desse sentimento de posse da empresa, eles tendem a ajudar os outros funcionários a também conquistarem os melhores resultados.

Ao resolver um problema da empresa, mas que não era necessariamente da sua área, você conquista a confiança dos gestores, tende a ganhar a gratidão do seu colega e colabora para gerar um ambiente saudável e harmonioso, onde todos se ajudam.

Além disso, não basta que um funcionário seja apenas bom na sua função, é preciso ter um espírito de equipe para enfrentar as dificuldades que possam aparecer.

Ter senso de responsabilidade

Se você fosse analisar os funcionários da sua empresa, você chegaria à conclusão que a maioria entende as responsabilidades que tem? Ou que fogem quando surge algum problema mais complexo?

Esse ponto também demonstra o senso de propriedade dos profissionais. Ser responsável pelas suas demandas e sobre o seu papel na empresa é algo extremamente necessário para que possa haver desenvolvimento do negócio.

Isso se destaca ainda mais nos momentos de crise dentro da empresa, pois os funcionários com atitude de dono  tendem a abraçar a sua responsabilidade e resolver a dificuldade apresentada.

Formas de estimular a atitude de dono no seu time

É pensando nesses quesitos que os líderes e gestores devem estimular as equipes a desenvolver e demonstrar a atitude de dono. Assim, conseguem diminuir os gargalos que afetam a produtividade e entregar estratégias mais coerentes.

Portanto, se você planeja alguma mudança ou novas decisões para o fluxo da empresa, mantenha sempre a transparência com seu time. Isto porque atitudes obscuras geralmente causam repulsa dos funcionários.

Invista em métodos que gerem a cultura de proatividade e intraempreendedorismo no seu negócio. Somente assim os colaboradores poderão enxergar as oportunidades que possuem e, consequentemente, vão começar a expor suas opiniões.

Isso irá gerar a compreensão, por parte dos colaboradores, de que a promoção de cargo é uma consequência de um trabalho bem feito. Implemente metas que as pessoas tenham vontade de conquistar, oferecendo assim remunerações extras por desempenho, banco de horas e outros tipos de incentivos.

É extremamente necessário que um gestor reconheça o valor de cada colaborador da sua empresa, não só para evitar estresse no trabalho e manter o equilíbrio, mas também para reconhecer talentos que, muitas vezes, acabam escondidos pela falta de oportunidade.

Sob esse ponto de vista, é importante que os verdadeiros donos da empresa não se coloquem num pedestal, demonstrando que são melhores que outros, mas sim que são um espelho positivo para auxiliar os funcionários que desejam se desenvolver.

Por fim, vale destacar que a busca pelo desenvolvimento da atitude de dono dos funcionários, tende a ser uma competência necessária para que os negócios sejam melhores geridos e que os profissionais vistam, de fato, a camisa da empresa.

Se você quer mais dicas como essas que mostramos, então assine a nossa newsletter agora mesmo e fique por dentro de todos os conteúdos publicados pela Whow!