WHOW

O futuro dos investimentos

O futuro dos investimentos 2 scaled 1

Por mais que muitos tentem, prever o futuro é tarefa difícil. Enquanto há aqueles que apelam para métodos místicos, outros preferem apostar em fatores concretos para poderem se antecipar. E é baseado em tecnologias que já temos, que podemos fazer projeções a respeito do futuro dos investimentos.

Esse é um assunto que causa ansiedade para muitos. Afinal, quem não gostaria de saber do futuro? Ainda mais quando o assunto são finanças e investimentos, não é mesmo?

Se você se encaixa no perfil de pessoas que deseja fazer parte do futuro dos investimentos, confira esse conteúdo que produzimos e boa leitura!

O futuro dos investimentos

Para compreender o futuro dos investimentos, é preciso se situar a respeito do futuro do dinheiro. Uma nova tecnologia que vêm conquistando espaço nos últimos anos se chama criptomoedas.

Nesse período, o mundo acompanhou o nascimento de uma tecnologia completamente nova. Apesar de ser um método controverso, é possível encontrar muitas pessoas que ficaram milionárias com esse tipo de investimento.

As criptomoedas, permitem que possamos investir numa tecnologia, assim como foram os microchips na década de 90. Ou seja, é a possibilidade de fazer parte de um mercado que está crescendo, algo promissor.

No entanto, assim como qualquer outro investimento, as criptomoedas apresentam riscos, muitas pessoas já perderam grandes quantias de dinheiro com essa moeda. É uma aposta complexa e com muitas variáveis, e por ser novo, ainda falta regulamentação apropriada.

Os investidores devem levar em conta a volatilidade das criptomoedas, além da falta de regulação e a existência da possibilidade de fraude ou manipulação.

Em outras palavras, para qualquer investimento, é preciso fazer a lição de casa. O usuário precisa ter uma boa educação financeira, para poder compreender em que tipo de negócio está se metendo. Em síntese, deve estudar se esse tipo de investimento faz sentido para a sua realidade.

Tokens financeiros: riscos e números

Geralmente, as empresas procuram diversas maneiras de conquistar renda para os seus projetos. Tradicionalmente, os negócios buscam recursos pelas ofertas públicas iniciais (IPOs). Assim como, passam a disponibilizar ações da empresa em bolsa de valores.

O comércio de ações é feito para investidores, torna em títulos públicos, as ações de uma empresa privada, sujeitos à regulamentação.

Já com a tecnologia de Tokens financeiros, a blockchain, se forma uma nova maneira de investimentos. Mas após algumas denúncias de fraudes e má utilização da ferramenta, foi criado o segmento de “security token offerings” (STOs).

Explicando de forma sucinta, security tokens são arquivos digitais que simbolizam um contrato de investimento registrado e regulamentado numa blockchain. Dessa forma, torna a transição mais transparente e segura.

Em suma, assim como os títulos das ações, os security tokens representam frações de um investimento. Dando ao proprietário, todo o direito de posse e regulamentação de sua aplicação.

Essa possibilidade de regulamentar as transações financeiras, fez com que diversos mercados se adequassem à nova realidade. Aqui no Brasil, por exemplo, o banco de investimentos BTG Pactual, já faz transferências via tokens financeiros. Somente no ano passado, pagou mais de R$ 480 mil em dividendos através de smart contracts.

Além disso, as plataformas de investimentos passaram a ser baseadas em tecnologia blockchain. Contudo, o armazenamento de informações passa a ser descentralizado, garantindo assim, a imutabilidade e segurança na transação.

Como resultado, os tokens financeiros passaram a ser mais confiáveis tanto para a empresa quanto para os investidores, uma vez que ferramentas como o smart contracts eliminam burocracias, diminuindo o tempo de transações e aumentando a eficiência e produtividade do negócio.

Como  Bex desburocratizou para democratizar investimentos no exterior

Essas bolsas de tokens permitem simplificar o processo de custódia, compensação e negociação. Possibilitando assim, valores mais acessíveis aos emissores, como uma startup, por exemplo.

Nesse sentido, as inovações provocam as empresas a lançar cada vez mais produtos rentáveis de acordo com a sua identidade. Ou seja, garante um desenvolvimento da economia como um todo.

E é com essa ideia, que por volta de 2010, o Bex Banco inovou em soluções digitais. A ideia era aprimorar a experiência dos consumidores brasileiros em pagamentos de compras internacionais.

 A inovação deu tão certo, que hoje quase todas as compras realizadas no Brasil em lojas do exterior, ou em sites nacionais, mas que exportam seus produtos, são feitas pela empresa.

Atualmente o banco já é responsável pela compra de 35 milhões de brasileiros, com um potencial muito maior, uma vez que o Brasil é responsável apenas por 1% das transações mundiais.

Dessa forma, para democratizar os investimentos no exterior, o Bex Banco utilizou a tecnologia para desburocratizar as demandas do Banco Central. Assim, o dinheiro do investidor sai do seu banco de preferência, passa para a Avenue, que conta com um sistema integrado ao Bexs Banco.

Após isso, o investimento só precisa de um clique para ser realizado. Luiz Henrique Didier Júnior, criador dessa transação, afirma que já conta com cerca de 150 mil clientes.

O futuro dos investimentos é otimista!

Dessa forma, fica evidente que é possível ter uma esperança para o futuro dos investimentos. Mas é claro, sem nos esquecermos dos cuidados que devemos tomar com os investimentos que iremos fazer. Conforme apresentado, ainda há diversos perigos nessa nova tecnologia.

No entanto, muitas empresas vêm batalhando para acabar com essas inseguranças desse novo tipo de mercado. Conforme apresentado, os tokens de investimento já permitem transações e investimentos de forma clara e segura.

Além disso, estamos vivendo o nascimento dessa nova tecnologia, ou seja, aqueles que conseguirem dominar as nuances que ela traz, poderão se dar muito bem no presente e no futuro dos investimentos.

Gostou desse conteúdo e quer receber mais informações a respeito do mundo empresarial e de inovações mercadológicas? Assine a nossa newsletter gratuitamente e tenha todo dia no seu e-mail, diversas novidades.

Sair da versão mobile