O fim da era dos cookies: como atingir seu público-alvo agora? - WHOW

Tecnologia

O fim da era dos cookies: como atingir seu público-alvo agora?

O fim da era dos cookies pode trazer mudanças para o setor de marketing? Entenda mais sobre a ferramenta e seus impactos.

POR Dener Lippert | 11/02/2022 07h52

Por Dener Lippert, CEO da V4 Company

Muitas das campanhas desenvolvidas pelo marketing digital se baseiam em informações do público-alvo. É por meio disso que os anúncios e conteúdos são tão personalizados e conseguem alcançar as pessoas certas.

Um fator importante nesse cenário são os cookies, que por muito tempo colaboraram com essas atividades. Porém, várias empresas estão tomando medidas no sentido de barrar o uso de cookies, e várias mudanças podem acontecer nesse meio. Saiba mais ao longo deste post.

O que são cookies e como funcionam?

Para entender um pouco sobre as possíveis mudanças com o fim da era dos cookies, antes de tudo, é necessário saber o que são esses códigos e como são usados. Nesse caso, estamos falando de algo que faz parte constante no nosso dia a dia.

Os cookies são arquivos que ficam salvos no computador de um usuário, por meio do navegador, e que armazenam uma série de informações. Esses dados servem para identificar essa pessoa e seu comportamento na internet.

Assim, ao visitar um site, várias informações sobre as suas preferências e demais configurações ficam salvos e servem para compor seu perfil. Mas qual o resultado disso? Páginas personalizadas, experiências mais completas e anúncios mais assertivos que permitem que, por exemplo, o remarketing seja bem direcionado. Inclusive, é comum que ao visitar uma página na web, você encontre mensagens perguntando se deseja aceitar a política de cookies.

Existem opções de cookies primários (first-party), os gerados nas páginas que estamos visitando. E os cookies terciários (third-party), que são de páginas externas, como os de anunciantes. Por meio desses cookies, as pessoas têm muito mais facilidade em manter seus dados, como por exemplo, os de login, histórico e informações para formulários, por exemplo.

Ao mesmo tempo, ele se tornou um grande aliado das empresas que buscam trabalhar com ações assertivas para cada pessoa. Principalmente, para aquelas que desejam criar propagandas personalizadas. As informações fornecidas pelos cookies são muito úteis para empresas que fazem ações digitais como o retargeting e remarketing. Essas ações consistem em impactar pessoas que já tenham tido alguma interação com a marca, que já tenham demonstrado algum tipo de interesse. E os cookies são ferramentas que possibilitam a identificação deste público.

Entenda como será a nova era de dados

Por meio de toda a coleta de informações, os cookies foram muito úteis para as ações de marketing que usavam dados completos para segmentar e alcançar seu público-alvo. Além disso, por meio deles é possível acompanhar dados de tráfego nos sites, conferindo todo o desempenho e buscando melhorias para possíveis falhas.

Contudo, com as mudanças definidas por empresas do ramo e seus browsers, todo esse processo poderá sofrer mudanças. O Google anunciou desde 2020 que daria fim aos cookies de terceiros no seu navegador Chrome. Isso porque, justamente por coletar e armazenar informações dos usuários, os cookies estão ligados à violação da política de privacidade na internet. Os cookies third-party, por exemplo, não oferecem total segurança. A venda de dados para usos ilícitos é um desses riscos. Logo, com a necessidade de colaborar com a proteção de dados, há novas medidas em vista.

Na prática, o fim da era dos cookies pode afetar diretamente a forma como as campanhas na web são desenvolvidas. Afinal, as informações não estarão disponíveis como antes e todo o processo de gerenciamento pode ser diferente. Nesse sentido, também será preciso apostar em diferentes formas de coletas de informações, estando de acordo com os parâmetros de segurança do usuário.

O rastreio de informações na internet pode até continuar por meio de outras estratégias, mas provavelmente existirá todo um processo de autorização, com mais transparência. Assim, será preciso investir em outras formas de entender o comportamento do usuário.

Uma alternativa é buscar esses dados por meio de pesquisas de satisfação, enquetes e pesquisas de mercado. Ou até mesmo a troca de informações, por meio de conteúdos relevantes e interativos. O Inbound Marketing é uma estratégia bastante utilizada e eficiente de conseguir informações relevantes de leads. Geralmente, em troca desses dados, é oferecido algum conteúdo, como, por exemplo, um e-book, um vídeo ou um artigo sobre um tema de interesse do público.

Conclusão

Os cookies são arquivos que armazenam informações do usuário durante o uso em um navegador. Com isso, eles ajudam a melhorar toda a experiência durante as buscas na internet. Ao mesmo tempo, ao coletar tantos dados, eles também são úteis para ajudar empresas a entender o comportamento do usuário. Ou seja, algo essencial para desenvolver campanhas de marketing.

No entanto, com os cookies trazendo risco a segurança de dados das pessoas, mudanças para encerrar o uso dessa ferramenta já estão sendo feitas. Por isso, empresas da área de marketing devem buscar alternativas para trabalhar suas campanhas segmentadas, obtendo informações do público de outras formas. Sempre pautados na transparência e na segurança desses dados.