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O fenômeno das Martechs

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Já é possível afirmar que o setor de marketing vive um dos melhores momentos da história. Os investimentos na área passaram do bilhão, e o cenário parece ser cada vez melhor. Nesse sentido, as grandes empresas também apostam nas suas próprias empresas tecnológicas de marketing. As martechs.

Se você deseja compreender melhor o que é uma martech, como utilizá-la na sua empresa e por quê investir nessa nova ferramenta, leia esse conteúdo exclusivo que a Whow! preparou para você.

Boa leitura e boas-vindas ao marketing tecnológico!

O que é Martech?

Em suma, a martech é a junção de duas palavras: Marketing e Technology. E apesar de ter conceitos parecidos com as adtechs, as martech possuem um viés mais voltado para estratégias.

Esse é mais um conceito que surge com a modernização do mercado de trabalho. Assim como healthtec (startups de tecnologia focada na saúde), femtech (empresas com inovação para a saúde da mulher), agrotech (startups que promovem a revolução digital no agronegócio), as martech são empresas tecnológicas inovadoras focadas no mercado de marketing.

Esse panorama surge com a alta procura no setor de marketing ao redor do mundo. De acordo com estudos, em 2020 o investimento em marketing digital alcançou a marca de US$305 bilhões. Somente no Brasil, a quantia chegou a R$14,8 bilhões em 2017.

Além da alta demanda, essas empresas surgem com o intuito de integrar, cada vez mais, tecnologias digitais e online no mercado de marketing. Para que dessa forma, possam solucionar os novos desafios que o mundo corporativo exige.

As martech já são realidade em diversos países do mundo. Todavia, aqui no Brasil, mais de 75% dos profissionais de marketing nunca ouviram falar dessa inovação. Dessa forma, fica evidente que apesar de sermos o 6º país que mais investe em marketing, ainda estamos atrasados no quesito inovação.

É possível destacar que uma martech não é muito diferente de uma agência de marketing digital. Visto que, ambas utilizam ferramentas como funil de vendas, segmentação e e-mail marketing, por exemplo.

Mas o que diferencia uma martech, é que a tecnologia está presente como papel decisivo no planejamento de planos e campanhas de marketing.

Nesse sentido, os profissionais desse setor, devem necessariamente se especializar em ferramentas inovadoras de marketing digital, como Google Analytics, Google Data Studio, Face Ads, entre outras.

Martechs e popularização no setor de marketing

Apesar de especializadas no segmento de marketing digital, uma martech atua além do conceito tradicional que compreendemos como marketing.

Para os profissionais de marketing se destacarem, devem, necessariamente, ir além de ações publicitárias. Nesse sentido, outras habilidades também são exigidas desse setor.

Assim, suas ações também se voltam às exigências organizacionais das empresas. Confira alguns exemplos:

  • gestão de processos: com o objetivo de auxiliar as empresas nos mais variados tipos de processos que possuem, a martech também atua contribuindo na gestão. Afinal, para que as ações de marketing sejam efetivas, a empresa precisa condizer com o que propaga.
  • gestão de pessoas: para que uma inovação seja benéfica a uma empresa, ela deve afetar primeiramente as pessoas. Nesse sentido, a martech utiliza de tecnologias de Big Data para auxiliar os recursos humanos a encontrarem os funcionários ideais.
  • engajamento digital: as martechs são naturais do ambiente digital. Ou seja, também inserem as empresas nesse mercado. Apoiando o engajamento de público e possibilitando que as empresas se tornem referências no cenário digital.

Assim, a martech possibilita também a popularização do setor de marketing para a população como um todo. Uma vez que auxilia em processos que vão além do âmbito da venda, contribuem também para outras áreas essenciais da empresa.

Martech como ferramenta de otimização

Outra forma de atuação das martechs são como ferramentas de otimização de campanhas e planos de comunicação. Algo essencial para o mercado atual. Visto que o nível de concorrência e exigência dos clientes cresce a cada ano.

Para exemplificar essas otimizações, separamos algumas áreas que podem auxiliar no seu negócio. Confira:

Automação

Esse é um ponto essencial para qualquer martech, a natureza essencial dessas empresas exige cada vez mais, a automação de processos e funções.

A automação vai desde o planejamento de campanhas de e-mail marketing, até ao auxílio de processos de seleção de funcionários. Nesse campo estão ferramentas como Applicant Tracking System (ATS) e MailChimps.

No entanto, as martechs não são empresas substitutas da HR Techs, muito menos dos profissionais de recursos humanos.

Sua atuação está muito mais no suporte do que nas decisões. Utilizam o marketing para impactar tanto possíveis clientes, como a própria equipe.

Mensuração

Mais uma função tradicional do setor de marketing, é medir os resultados das campanhas. Para as martechs, isso é ainda mais intrínseco.

Até porque, plataformas de mensuração, como o Google Analytics, por exemplo, são ferramentas necessárias para essas empresas. É a partir daí que elas trabalham para buscar melhores resultados.

Funil de vendas

Apesar de utilizados por praticamente qualquer setor de marketing, nas martechs o uso dessa ferramenta se faz de forma mais assertiva. São focadas em dados e resultados. Ou seja, segmentam com maior eficácia cada etapa do funil.

Relacionamento com o cliente

Como as martechs se tornam ações de marketing mais certeiras e eficientes, o relacionamento com o cliente é outro ponto primordial para essas empresas.

Isso se dá pelo fato de que elas têm características voltadas para integração de vários canais, seja offline como online. Dessa forma, medem o comportamento do consumidor o tempo todo, podendo até prever tendências do mercado, por exemplo.

Motivos para investir em Martechs

O principal motivo para investir em mertechs está principalmente na grande demanda no setor de marketing digital. E esta é uma tendência que veio para ficar.

Portanto, se a sua empresa deseja estar presente entre as novidades do mercado, além de se consolidar como negócio duradouro, é melhor pensar no futuro com o marketing digital

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