Novos modelos de negócio na saúde: mensalidades para exames e consultas - WHOW
Consumo

Novos modelos de negócio na saúde: mensalidades para exames e consultas

Grupo Fleury e startup Dr. Consulta lançam serviços de assinatura como substitutos econômicos para indivíduos sem plano de saúde

POR Carolina Cozer | 16/02/2021 15h30 Novos modelos de negócio na saúde: mensalidades para exames e consultas Foto (Pixabay)

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sete em cada 10 brasileiros não tinham acesso a planos de saúde privados em 2020. Isso é o equivalente a cerca de 150 milhões de cidadãos.

Como alternativa a essa lacuna, empresas e startups estão usando novas tecnologias para fornecer saúde acessível à população. Uma dessas inovações veio de novos modelos de negócio, com a criação de cartões-saúde, uma modalidade semelhante aos planos. São assinaturas digitais que garantem descontos ou gratuidade em atendimentos médicos e clínicos, além do acesso à medicamentos, vacinas e alguns serviços como academia, perfumarias e psicoterapia.

Mensalidade para clientes

O Grupo Fleury lançou recentemente o Saúde iD, um modelo de negócio de serviço de assinatura que dá direito a uma consulta mensal gratuita com médicos do Grupo, além de exames no Laboratório A+ e diversos serviços e produtos de saúde e bem-estar ― o que inclui desconto de até 80% em farmácias parceiras.

Há duas modalidades de assinaturas disponíveis no programa, que variam de R$ 29,90 a R$ 59,90 por mês através de contrato anual. O serviço pode ser contratado diretamente por pessoas físicas maiores de 18 anos, e está disponível inicialmente na cidade de São Paulo. O acesso aos recursos é feio via aplicativo oficial.

“A Saúde iD revoluciona a maneira com que o indivíduo lida com a própria saúde. Com o app, o usuário é capaz de gerenciar sua saúde de uma forma que ele nunca fez antes, com acesso fácil e unificado de seus dados”, afirma o CEO da Saúde iD, Eduardo Oliveira, à imprensa. “Vamos levar mais saúde e qualidade de vida para os indivíduos, além de contribuir com a sustentabilidade do sistema como um todo”, aposta.

Cashback para a saúde

A startup de gestão de saúde Dr. Consulta também lançou uma modalidade de assinatura com preços acessíveis, a YALO, que oferece descontos em consultas presenciais ou digitais, em exames, farmácias e perfumarias conveniadas, a depender do modelo de assinatura escolhido. O modelo de negócio mais robusto, chamado YALO Saúde, garante também desconto na mensalidade da rede de academias Smart Fit.

Ele também pode ser contratado por empresas como um substituto mais em conta para seguros de saúde.

Além do YALO, o Dr. Consulta também estabeleceu uma parceria com a fintech Ame Digital para viabilizar o pagamento de consultas através de cashback. Nesta variante, os créditos da carteira digital dos clientes Ame podem ser revertidos para o pagamento de consultas com médicos da rede Dr. Consulta.


+MODELOS DE NEGÓCIO

Estamos vivendo em uma bolha de unicórnios?
20 motivos que levam as startups à falência
Inovações nos modelos de negócios de empresas no Brasil
O que são negócios exponenciais?