• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    reconhecimento facial

    Foto Gerd Altmann: Pixabay

    projetos de inovação
    Opinião: Controlando a propagação das incertezas nos projetos de inovação
    16 de setembro de 2020
    Chief Happiness Officer
    Você sabe o que faz um CHO – Chief Happiness Officer?
    17 de setembro de 2020
    Novas tecnologias

    Os setores que primeiro serão impactados pela tecnologia de reconhecimento facial

    Relatório mostra que, ainda que as ferramentas precisem de ajustes, já estão em teste em diferentes áreas, como o setor aéreo e bancos

    por Adriana Fonseca em 17 de setembro de 2020

    O software biométrico que está por trás dos aplicativos de reconhecimento facial é capaz de identificar estruturas, contornos e expressões do rosto. Algumas marcas já estão usando a tecnologia de forma criativa. A fabricante do enxaguante bucal Listerine, por exemplo, criou um aplicativo que usa reconhecimento facial para notificar pessoas cegas de que estão sorrindo para elas.

    A tecnologia de reconhecimento facial ainda está em desenvolvimento, mas tende a ser disruptiva para diferentes setores. O maior ponto de atenção, no momento, é com a privacidade.

    De qualquer forma, tudo indica que a ferramenta será usada em diferentes frentes, como o pagamento em lojas do varejo e o acesso a eventos, por exemplo. A plataforma americana CB Insights mapeou alguns setores que estão começando a se transformar com a tecnologia de reconhecimento facial. Veja quais são:

    Whow Festival 2020

    Arte Grupo Padrão

    Aplicação da lei

    Assim como as startups estão desenvolvendo tecnologias para a aplicação na esfera pública, grandes empresas também seguem o caminho. A Amazon, por exemplo, está vendendo o reconhecimento facial para instituições que aplicam a lei. O setor também conta com a participação de universidades, como a Carnegie Mellon University, que vem trabalhando para ajudar a aprimorar a vigilância por vídeo. A universidade obteve uma patente para um método que pode ajudar a identificar suspeitos mascarados reconstruindo um rosto completo quando apenas a região periocular do rosto é capturada.

    Como essa tecnologia ainda é relativamente jovem, os algoritmos não aprenderam o suficiente sobre as nuances entre rostos e tons de pele para fornecer a precisão total necessária para aplicação correta da lei. Em termos gerais, aliás, a tecnologia não está livre de falhas.

    Saúde

    O reconhecimento facial tem potencial de facilitar o acesso de pacientes a médicos e hospitais, eliminando filas e formulários. As aplicações, no entanto, vão bem além disso. Pesquisadores da Duke University, por exemplo, desenvolveram um aplicativo chamado Autism & Beyond que usa a câmera frontal do iPhone e algoritmos de reconhecimento facial para detectar autismo em crianças.

    Varejo

    Vincular esta nova tecnologia à personalização para os clientes pode se tornar uma grande oportunidade para o varejo. Ela poderia capturar o que um comprador está olhando e permitir que os varejistas posteriormente apresentem promoções relacionadas ao consumidor por e-mail ou anúncios on-line. Em outro exemplo, o Walmart tem uma patente de tecnologia que captura e analisa as expressões faciais das pessoas que esperam nas filas para avaliar sua satisfação.

    Hospitalidade

    reconhecimento facial

    Foto Gerd Altmann: Pixabay

    O reconhecimento facial pode ser vinculado a um melhor atendimento ao cliente no setor da hospitalidade. Vincular a tecnologia à conta de um convidado permite que os funcionários ofereçam uma experiência melhor e mais personalizada. A tecnologia pode permitir, por exemplo, que um hóspede entre em um hotel para ativar seu check-in e a pessoa também pode usar sua imagem para entrar em seu quarto. Isso poderia liberar a equipe de recepção e atendimento para melhor servir os hóspedes.

    Bancos

    Os bancos estão começando a usar o reconhecimento facial como ferramenta de login segura para clientes que usam seus sites e aplicativos. O HSBC e o OCBC, de Cingapura, adicionaram biometria facial como opção para fazer login em contas bancárias acessadas em dispositivos móveis.

    Diz-se que a tecnologia oferece “menos de uma chance em um milhão de erro de identidade”, tornando os serviços bancários on-line mais seguros. O CaixaBank, da Espanha, está usando o reconhecimento facial em seus caixas eletrônicos para fornecer aos clientes do banco uma camada extra de segurança. O escaneamento facial ajuda a prevenir fraudes, eliminando a necessidade de senha ou até mesmo de uma passagem de cartão, que são suscetíveis de serem roubados.

    Setor aéreo

    Semelhante aos avanços possíveis em hospitalidade, as viagens podem sofrer grandes mudanças com a implementação. As filas podem ser agilizadas para todos e os passageiros VIP podem ter uma experiência ainda mais personalizada. A JetBlue está testando o reconhecimento facial em vez de cartões de embarque para agilizar o processo. Os quiosques usam fotos de passaporte ou identidade do banco de dados da alfândega dos EUA para verificar os passageiros e deixá-los embarcar. No ano passado, a Delta também testou quiosques de leitura facial para ajudar os passageiros a despachar suas bagagens.


    +NOTÍCIAS

    Teremos meios de pagamento via reconhecimento facial no Brasil em 2020?
    Startup ganha terreno no setor de segurança pública com reconhecimento facial
    Os melhores locais de trabalho para os inovadores

    Como a nanotecnologia está revolucionando a Construção Civil

    atendimento ao cliente
    bancos
    experiência personalizada
    reconhecimento facial
    Saúde
    Tecnologia
    Novas tecnologias

    Entenda as transformações que o Pix pode impulsionar na sociedade

    Novas tecnologias

    CES 2021: veja os destaques de um dos principais eventos de tecnologia do mundo

    Novas tecnologias

    Inteligência artificial e o enigma ético

    Novas tecnologias

    Afinal, qual é a verdadeira capacidade dos dados?

    Novas tecnologias

    Saiba como poderá ser a cidade do futuro na lógica do 5G

    Novas tecnologias

    Os assistentes de voz já têm personalidade e até fazem piadas

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    O que esperar com a “fintechzação” no ecossistema de startups

    Startups

    Startup brasileira focada no meio ambiente começa a sua internacionalização

    Startups

    Brasil tem mais de 160 startups de desenvolvimento de cidades inteligentes

    Startups

    Conheça o clube dos 500 unicórnios globais

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    João Kepler

    Partner e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Graziela Di Giorgi

    CGO da SCOPEN e autora de O Efeito Iguana

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    Bill Fisher

    professor de gerenciamento de inovação do IMD

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR