• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    inteligência artificial
    marketing
    Martechs: conheça o setor da inovação no marketing
    20 de janeiro de 2020
    IPOs
    6 IPOs de tecnologia para ficar de olho em 2020
    21 de janeiro de 2020
    Novas tecnologias

    8 tendências em inteligência artificial, segundo a KPMG

    Estudo da KPMG entrevistou executivos e mostrou alguns aspectos importantes, como a necessidade de se criar normas de governança e controlar o uso da IA

    por Adriana Fonseca em 20 de janeiro de 2020

    Entender o desenvolvimento da inteligência artificial e como ela vem sendo usada é desafiador para muitos líderes de negócios. Machine learning, assim como outras tecnologias, está avançando mais rapidamente do que se podia prever e esse ritmo pode ser difícil de acompanhar. Nesse cenário, manter-se competitivo começa com uma visão clara da atual paisagem da inteligência artificial: onde as maiores e mais influentes empresas do mundo estão em termos de investimento em IA?

    É com esse questionamento que a consultoria global KPMG preparou o estudo “AI transformando a empresa”, que traz insights sobre o desenvolvimento da inteligência artificial em algumas das maiores companhias do mundo. O levantamento é fruto de entrevistas com 30 líderes de negócios e pesquisas, e resultou em oito tendências em inteligência artificial. Saiba quais são:

    inteligência artificial

    Foto (Shutterstock)

    1.Mudança tecnologia experimental para a aplicada

    A inteligência artificial passou rapidamente de uma “tecnologia para se olhar” para uma “tecnologia para se implementar”. Isso porque ela é, cada vez mais, capaz de endereçar uma vasta gama de questões de negócios, e empresas ao redor do mundo têm implementado com sucesso a automação em nível funcional. Essa mudança foi conduzida por muitos fatores, incluindo a digitalização rápida, avanços em machine learning e a crescente disponibilidade de dados. Agora, muitas empresas estão buscando converter projetos piloto em benefícios para suas organizações.

    2.Combinação de tecnologias

    As empresas estão implementando automação, AI, analytics e plataformas “low-code” em conjunto, descobrindo que elas trabalham de maneira mais efetiva juntas. Alguns fatores-chave estão permitindo que as empresas implementem essas tecnologias combinadas em aumento de plataformas “low-code”, como Appian, OutSystems, Pega e ServiceNow; talentos que conseguem trabalhar nessas diferentes tecnologias; uso de ferramentas de integração; e lideranças que conseguem coordenar a aplicação entre as diferentes tecnologias.

    3.Demanda em crescimento

    Muitas grandes empresas estão investindo mais em IA, com o objetivo de ampliar sua implementação além no nível funcional, para outras áreas de negócios. Investir em talento é um pré-requisito para levar esta agenda adiante.

    4.Os recursos organizacionais são críticos

    A vantagem competitiva ganha quando a IA requer mais do que apenas a tecnologia. Implementar a inteligência artificial na empresa requer a combinação dos talentos certos, novos recursos organizacionais e processos que conduzem para a governança. O capital organizacional é composto por quatro elementos: capital humano, valores e normas, conhecimento e experiência, e práticas e processos de negócio. A inteligência artificial precisa de todos esses elementos para criar valor para a empresa.

    inteligência artificial

    Foto (Shutterstock)

    5.Governança interna como área-chave

    As empresas precisam criar e reforçar políticas formais de governança, além de processos e controles ao redor da tecnologia de inteligência artificial. Essa governança inclui desenhar e implementar procedimentos padrões em torno da IA em diferentes áreas, incluindo monitoramento e gerenciamento de riscos, desempenho e valor; ajudar a assegurar que o ciclo de vida da IA, do começo ao fim, mantém níveis apropriados de confiança e transparência; criar novos papeis e responsabilidades para prestação de contas; e treinar as equipes da empresa para que compreendam seus papeis e gerar alinhamento com os procedimentos comuns.

    6.Necessidade de controlar a IA

    Programas de sucesso de inteligência artificial contam com a habilidade de controlar algoritmos que podem se tornar mais poderosos e opacos ao longo do tempo com machine learning. Pode se tornar difícil determinar por que um sistema de IA tomou uma decisão específica.

    Onde, nas milhões de linhas de código, a decisão foi tomada? O risco óbvio é que o sistema de aprendizado contínuo pode produzir resultados enviesados e o custo da extensão errada da inteligência artificial vai muito além do financeiro – como perda de receita e multas por falhas de compliance –, chegando a problemas de reputação, marca e preocupações éticas.

    7.Crescimento da AI-as-a-Service (AIaaS)

    Um robusto mercado de “As-a-Service” (SaaS) está emergindo em torno da inteligência artificial, o que dá às empresas mais opções para acessar os recursos da IA. Serviços gerenciados representam uma dimensão desse mercado em crescimento, e microserviços e lojas de bots (ou robôs) também são tendências importantes para ficar de olho no mercado AIaaS.

    8.Inteligência artificial poderia mudar o cenário competitivo

    A IA poderia ser, de fato, um fator de mudança na dinâmica da competição entre as empresas. Quase todos os executivos entrevistados veem a inteligência artificial como tendo um papel em criar novos vencedores e perdedores. Muitos líderes acreditam que investir pouco em IA pode colocar as empresas em risco.


    +INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

    Você conhece a Moxi, a robô enfermeira?
    As iniciativas de Bradesco, Vivo e Magazine Luiza em inteligência artificial
    Fast food brasileiro robotizado promete ser o mais rápido do mundo
    Toyota fecha parceria com startup para dar novas funções a robôs domésticos

    inteligência artificial
    Machine Learning
    negócios
    SaaS
    Tendências
    Novas tecnologias

    Conheça as empresas globais que lideram o uso da tecnologia de blockchain

    Novas tecnologias

    Banco Inter, Localiza e MRV oferecem 100 mil bolsas gratuitas para formação de desenvolvedores

    Novas tecnologias

    Deliberação do leilão do 5G no Brasil é adiado mais uma vez pela Anatel

    Novas tecnologias

    Conheça o perfil das startups de Inteligência Artificial no Brasil

    Novas tecnologias

    Entenda as transformações que o Pix pode impulsionar na sociedade

    Novas tecnologias

    CES 2021: veja os destaques de um dos principais eventos de tecnologia do mundo

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Principal tendência tecnológica

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Startup de saúde domiciliar conquista mais de R$100 milhões; conheça

    Startups

    Olist caminha para o status de unicórnio após novo aporte milionário

    Startups

    5 startups para ficar de olho neste ano

    Startups

    O mundo chegou em 611 unicórnios

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    João Kepler

    CEO da Bossa Nova Investimentos

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR