• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    meio ambiente

    Imagem ilustrativa (Pixabay)

    startups_
    Startups se mostram otimistas com o futuro, segundo pesquisa
    27 de abril de 2020
    gestão
    Startups oferecem soluções gratuitas para gestão em meio à crise
    28 de abril de 2020
    Novas tecnologias

    3 startups que estão transformando o meio ambiente do Brasil

    VG Resíduos, Biosolvit e KEMIA trouxeram soluções inovadoras e transformadoras no mercado de gestão ambiental. Veja os cases

    por Carolina Cozer em 28 de abril de 2020

    Startups de gestão ambiental enfrentam desafios adicionais na missão de inovar e manter crescimento escalável enquanto causam transformações de impacto sustentável. O ranking 100 Open Startups ajuda a manter o tracking de quais empresas estão realmente trazendo a inovação de que precisamos para enfrentar mudanças climáticas.

    Exploramos abaixo três cases de startups brasileiras engajadas na missão de contribuir para um mundo melhor, abordando oportunidades e desafios do setor. 


    VG Resíduos

    Top 1 na categoria Environment do Ranking 100 Open Startups 2019

    A startup fornece soluções de resíduos para empresas, com a garantia da rastreabilidade dos resíduos desde a sua geração até o transporte e a sua destinação, otimizando processos. O CEO Luiz Guilherme Arruda explicou ao Whow! que a empresa se responsabiliza pelas documentações necessárias dentro desses processos, além de gerar relatórios e indicadores para melhoria da gestão de resíduos e fornecem uma plataforma de matchmaking que encontra melhores destinadores ou compradores de resíduos para cada caso.

    Segundo Luiz, o mercado de resíduos ainda é bem informal, e é um grande trabalho convencer a cadeia sobre a importância e os benefícios de se fazer uma gestão residual completa. “A gestão das empresas ainda não é tão sofisticada, e os próprios destinadores e recicladores ainda têm muita informalidade. É um trabalho grande de convencer as empresas não só dos benefícios financeiros, mas de garantir a sustentabilidade do país. [Funciona] até como benefício para as marcas, porque sabemos que os consumidores consideram bastante as políticas de sustentabilidade das marcas”, explicou.

    Em relação à crise da Covid-19, o CEO comenta que as operações da empresa continuam normais, uma vez que o contato com os clientes já se dava de modo remoto. “Nossos clientes, alguns foram impactados. Tivemos alguns problemas com negociação de redução de pagamentos, como a área automobilística, por exemplo. Mas tivemos outros tipos de clientes, como das áreas alimentícia, química e produtos de limpeza, que estão a todo vapor”, afirmou. “O setor de resíduos foi afetado, mas não completamente, porque temos diferentes tipos de indústrias como clientes. Acabou que um compensou a perda do outro.”

    Por fim, Luiz Guilherme diz que a visão da startup para o futuro é criar um mundo sem resíduos e mais habitável para as próximas gerações. 

    “Não acreditamos que as empresas vão utilizar toda a matéria-prima delas, mas que vão conseguir aproveitá-las ou vendê-las para outras indústrias ou recicladores. Nossa visão é, através de ferramentas de tecnologia, incentivar o reaproveitamento dos resíduos e da gestão alinhada com a preservação ambiental”

    Luiz Guilherme Arruda, CEO da VG Resíduos

    meio ambiente

    Imagem ilustrativa (Pexels)


    Biosolvit

    Top 4 na categoria Environment do Ranking 100 Open Startups 2019

    A catarinense Biosolvit é uma startup de biotecnologia que desenvolve novos materiais a partir de resíduos orgânicos descartados em lavouras ou outras produções. O conceito da empresa, segundo o CEO Guilhermo Pinheiro de Queiroz, é a economia circular, ou seja, o reaproveitamento de matérias para a criação de algo novo. Para isso, utilizam o intermédio de pesquisadores associados através de uma plataforma digital.

    Na essência, de acordo com o CEO, a Biosolvit é um hub de inovação com uma base estruturada na sustentabilidade.

    A gestão ambiental está completamente envolvida no negócio. De acordo com Guilhermo, isso ocorre desde o reaproveitamento dos resíduos até a utilização de substitutos à degradantes do meio ambiente, ou através de absorvedores de petróleo, por exemplo. Todas essas soluções oferecidas pela empresa evitam ou remediam acidentes graves à natureza, como o derramamento de petróleo.

    Como principais desafios do segmento no Brasil o executivo explica que dizem respeito à gargalos com propriedades intelectuais, além da presença no mercado. “A sustentabilidade ainda é tida como algo muito caro. Na Biosolvit entendemos que não existe sustentabilidade sem viabilidade econômica, ou seja, faz sentido falar nisso desde que o preço seja justo, mais barato ou mais eficiente, ou a relação econômica seja mais interessante para nosso cliente”, comentou ao Whow!.

    Ele reitera que a missão final da Biosolvit é fazer um mundo melhor ― se não para todos, para aqueles que puderem estender as mãos. 

    “Nós fizemos uma pequena revolução na reutilização de fibra vegetal de uma indústria alimentícia. No Estado de Santa Catarina, uma só pequena indústria desperdiça duzentas toneladas de biomassa por mês. Nós conseguimos fazer um aproveitamento grande dessa biomassa em uma única indústria. Estamos recuperando uma parte consistente dessa indústria, e esperamos que, com nosso crescimento, possamos ajudar muito mais”, disse Guilhermo.

    Nossas soluções também geram impacto positivo nos nossos clientes, que deixam de  consumir produtos que degradam o meio ambiente ou previnem acidentes ambientais graves.”

    Guilhermo Pinheiro de Queiroz, CEO da Biosolvit


    KEMIA

    Top 5 na categoria Environment do Ranking 100 Open Startups 2019

    A também catarinense KEMIA trabalha com o tratamento de águas e todos os tipos de despejos líquidos, sejam eles de empresas ou da população. A startup, assim, trata esses efluentes para que voltem ao meio ambiente de forma correta, atentando às legislações ambientais. “Também estamos nos destacando por fazer ações de reuso dessa água, ou seja, ao invés de levar para o meio ambiente, voltamos essa água para o próprio processo, gerando economia”, explica Rafael Celuppi, sócio-diretor da empresa. “Como há muitas regiões com falta de água, esse pessoal nos procura para fazer reuso, ou também para diminuir custo até de água potável. Por isso desenvolvemos tecnologias para tratamento diferenciadas, que atendam efluentes de difícil tratabilidade.”

    A inovação correu nas veias da KEMIA desde o início. Rafael Celuppi explica que tudo começou de um processo de inovação chamado eletrocoagulação ― tecnologia que ainda está sendo aperfeiçoada pela empresa. “Nós nascemos disso, então a nossa origem é da inovação, de fazer testes”, diz.

    Felizmente, a crise do coronavírus teve um impacto pequeno para a startup, que possuiu muitos contratos que foram abertos no início do ano.

    “Alguns clientes têm negociado alguns títulos, mas ainda estamos sentindo muitos outros procurando tratamento, até porque atendemos a indústria alimentícia, que tem crescido muito”

    Rafael Celuppi, Sócio-Diretor da KEMIA

    Contudo, a empresa está se prevenindo da crise estocando matérias-primas, para que possam trabalhar de portas fechadas caso haja novos decretos de paralisação em Santa Catarina.


    +NOTÍCIAS

    Startups se mostram otimistas com o futuro, segundo pesquisa
    Conheça os dados e obstáculos do empreendedorismo e da inovação no Brasil, segundo o IBGE
    Saiba como criar um corporate venture capital na sua empresa, segundo a 500 Startups
    Como a startup 321Beauty planeja ajudar 2 mil profissionais de beleza no Brasil

    Especial: Esquenta Whow! Festival
    meio ambiente
    Startups
    Sustentabilidade
    Novas tecnologias

    Conheça as empresas globais que lideram o uso da tecnologia de blockchain

    Novas tecnologias

    Banco Inter, Localiza e MRV oferecem 100 mil bolsas gratuitas para formação de desenvolvedores

    Novas tecnologias

    Deliberação do leilão do 5G no Brasil é adiado mais uma vez pela Anatel

    Novas tecnologias

    Conheça o perfil das startups de Inteligência Artificial no Brasil

    Novas tecnologias

    Entenda as transformações que o Pix pode impulsionar na sociedade

    Novas tecnologias

    CES 2021: veja os destaques de um dos principais eventos de tecnologia do mundo

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Startup de educação da Colombia é eleita uma mais promissoras do mundo

    Startups

    Grupo Movile investe em logtech argentina para expansão na América Latina

    Startups

    Conheça as empresas apontadas como aspirantes a startups unicórnios no Brasil em 2021

    Startups

    Investimento em startups: Descomplica capta quase meio bilhão de reais no maior aporte em edtechs no Brasil

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    João Kepler

    Sócio e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR