Novas formas de pagamento criadas por Google Maps e Cielo - WHOW

Vendas

Novas formas de pagamento criadas por Google Maps e Cielo

As inovações visam a eliminação do contato físico para o pagamento de diferentes produtos desde remédios até o estacionamento

POR Redação Whow! | 22/02/2021 19h38 Imagem: Freepik Imagem: Freepik

Na última semana, a Google anunciou uma forma de pagamento pelo uso do transporte público e de estacionamentos. Ao utilizar o Google Maps, através do Google Pay, o usuário poderá pagar de taxas de estacionamento em mais de 400 cidades nos Estados Unidos e o valor de transporte em mais de 80 agências de trânsito pelo mundo. Assim evita-se o contato com superfícies públicas.

Assim que os usuários traçarem as suas rotas que envolver o uso de transporte público, eles vão conseguir pagar pelo valor do trajeto antecipadamente, usando um cartão de crédito ou débito na carteira do Google Pay. E no caso do estacionamento, os motoristas adicionarão o número do medidor e a quantidade de tempo que necessitam, novamente com o pagamento sendo efetuado pela carteira digital da big tech.

“Ao obter as rotas de transporte público, você verá a opção de pagar com seu telefone com os cartões de crédito ou débito já vinculados à sua conta do Google Pay”, descreve a Google em seu blog oficial.

Mas, neste momento, o recurso só funciona para usuários do sistema Android.

Pagamento por reconhecimento facial no Brasil

Já a Cielo em conjunto com a rede de farmácias Drogaria Iguatemi lançaramm o pagamento por reconhecimento facial em conjunto com startup brasileira Payface. Desde o dia 18 de fevereiro a ferramenta está em estágio piloto.

Para a utilização o cliente precisa cadastrar previamente o seu rosto e cartão de crédito no aplicativo da Payface. Com a tecnologia o rosto é registrado em movimento e, segundo a Cielo, não há como o pagamento ser fraudado com fotos dos usuários. Além disso, o método de pagamento pelo reconhecimento facial desenvolvido permite que a pessoa pague utilizando a máscara de proteção contra o novo coronavírus.

“Nós estamos sempre em busca de soluções que nossos clientes demandam e, com nossa iniciativa de inovação aberta, conectamos duas pontas e podemos oferecer mais uma facilidade para consumidores e mercado”, diz Paulo Caffarelli, presidente da Cielo, em comunicado à imprensa. “Trazer inovação para estabelecimentos que fazem parte do dia a dia das pessoas, por meio de parcerias com players consolidados, é o nosso maior compromisso”, comenta, em nota, Eládio Isoppo, CEO da Payface. 

Quem quiser experimentar, os primeiros testes aconteceram no Shopping JK Iguatemi, na cidade de São Paulo.

Nova forma de pagamento com a mão

E um passo a frente, a Amazon já trabalha com os seus clientes realizando pagamentos por meio da palma da mão, como o portal Whow! mostrou em outubro de 2020. Neste modelo há a necessidade de um carteira digital. Segundo a empresa, o usuário precisa fazer o cadastro da palma da mão em um dos aparelhos da big tech, inserir o cartão de crédito e vincular o seu número de telefone.

A opção pela palma da mão, de acordo com a Amazon, acontece pois cada ser humano tem a sua impressão digital.


CONFIRA UMA LIVE COMPLETA SOBRE NOVAS TECNOLOGIAS


+NOVAS TECNOLOGIAS

Novas tecnologias aplicadas à melhoria de processos
Brasil e Israel firmam parcerias em inovação na indústria e agronegócio
Startup foca em nova tecnologia para ganho de produtividade na indústria
Escola do futuro: 5 países estão preparando seus alunos para a Quarta Revolução Industrial