Campanha de Dia dos Namorados do Boticário promove diversidade - WHOW

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Campanha de Dia dos Namorados do Boticário promove diversidade

Apostar em diversidade já é algo corriqueiro para O Boticário, no entanto, a marca inova mais uma vez, confira

POR Redação Whow! | 04/06/2021 12h46

No Brasil,  junho é o mês de comemorar o dia dos namorados. Com a aproximação da data, diversas empresas já começam a lançar suas campanhas para atrair os casais apaixonados. Assim, como já é costume, o dia dos namorados do Boticário ganha repercussão por mais um ano. Isso se dá, porque a marca de perfumes e cosméticos, têm apostado em campanhas com diversos tipos de casais, inclusive o do público LGBTQIA+. Ou seja, a empresa aposta em diversidade, para conseguir mais visibilidade com variados públicos.

Quer saber um pouco mais como o Boticário conseguiu vincular sua marca com diversidade? E quais frutos esta ação gerou? Confira esse texto exclusivo que fizemos para você e boa leitura!

Campanha Dia dos Namorados Boticário 2021

A campanha de dia dos namorados Boticário 2021 aposta mais uma vez na diversidade. Mas dessa vez, a marca foi além, e inseriu como tema das suas peças publicitárias, a resposta daquela antiga pergunta “Como vou explicar isso para os meus filhos?”. A solução encontrada pelo Boticário, foi justamente prever esse tipo de crítica e comentários preconceituosos, e colocá-los justamente como mote principal da campanha.

Neste sentido, a gigante dos cosméticos insere o combate ao preconceito de forma direta e poética. Assim, aborda que o amor é algo que não se explica, mas é um sentimento que todas as pessoas possuem, independente de tom de pele, gênero, idade ou orientação sexual. Demonstrando assim, que a empresa não só é parceira da diversidade, como também abraça a causa. Ou seja, dá a cara a tapa para seguir com os princípios que acredita.

#amor é amor: histórias de casais reais

A campanha retrata como o amor não tem explicação, e para isso, retrata histórias de amor protagonizadas por casais de verdade. Além disso, a trilha sonora do vídeo é a música Toda Forma de Amor, do Lulu Santos. Algo que dá continuidade à campanha encabeçada pela marca em 2015.

Na qual o Boticário foi uma das marcas pioneiras a colocar na televisão, uma campanha de Dia dos Namorados que tinha como intuito levar a sociedade brasileira a repensar sobre a relevância da diversidade. Assim, trouxe temas como orientação sexual, questões raciais e a inclusão de diversos grupos minoritários, para o debate da população.

Além do filme principal de 30 segundos, que é veiculado no digital e na TV, a campanha também conta com outros 3 filmetes de 15 segundos. Que abordam as histórias dos casais, contatos pelo ponto de vista dos seus familiares. Ainda vale ressaltar, que os pontos de venda também remetem a campanha, dando assim, um sentimento de veracidade na mensagem comunicada pela marca.

Dia dos namorados Boticário: campanhas que geram debate

Mas uma vez a marca de perfumes e cosméticos, O Boticário, resolveu apostar na diversidade para estampar sua campanha de dia dos namorados. Mesmo sendo algo que já se tornou corriqueiro nas publicidades desta data, ainda causa espanto e gera debates.

Tudo começou em 2015, com a primeira campanha de Dia dos Namorados do Boticário que apareceu com dois casais homossexuais. O comercial da época foi revolucionário. A construção da cena indicava que seria apenas mais um vídeo de casais se presenteando, mas no final, revelava dois casais heterossexuais e dois homossexuais.

Vale ressaltar, que a peça publicitária de 2015 somente demonstrava os casais se presenteando e se abraçando. No entanto, foi o suficiente para uma parcela da sociedade na época, fazer um apelo de boicote à marca. A repercussão foi tanta, que diversas figuras públicas entraram na discussão. Desde de artistas, até políticos, houve aqueles que atacavam, mas também os que defendiam a marca.

O Boticário resolveu não abaixar a cabeça perante às críticas, e defendeu seu posicionamento até o fim. Mobilizou parte da sua equipe para responder os comentários negativos e preconceituosos a respeito do vídeo.

Seja como for, a marca conseguiu muita repercussão com a ação de dia dos namorados. Até hoje, O Boticário é considerado um case de sucesso nas suas propagandas. Visto que após a campanha de 2015, conquistou dois prêmios da publicidade, o Grand Effie (prêmio máximo) no Effie Wards Brasil 2015.

Ainda vale ressaltar que, em 2015, após o boicote à marca, organizado por diversas instituições religiosas, O Boticário ainda obteve um aumento nas suas vendas. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista, o crescimento de vendas se deu, principalmente, por causa da campanha publicitária.

Uma das marcas mais associadas com a diversidade

O estudo Oldiversity®, realizado pelo Grupo Croma, aponta que cerca de 7 a cada 10 pessoas desejam encontrar mais esforços das marcas alinhadas à diversidade. Para muitos, as marcas ainda precisam melhorar muito a respeito de sua representatividade. A pesquisa ainda indica, que o setor de cosméticos, beleza e higiene pessoal é o que mais tem diversidade nas suas campanhas publicitárias. Sendo as marcas Natura e O Boticário as com maior representação.

Porém, segundo o estudo, muitas pessoas enxergam que as empresas não estão completamente inseridas na busca por mais diversidade. Para elas, as empresas se esforçam em publicidade e na comunicação, mas não existe verdadeira representatividade nas suas equipes. Ou seja, por mais que as campanhas de Dia dos Namorados do Boticário, ou de qualquer outra empresa, aposte em inclusão ao representar diversos públicos, o público ainda espera mais.

É preciso realmente embarcar naquilo que está sendo comunicado. Os clientes estão cada vez mais exigentes e demandam mudanças verdadeiras. Principalmente no quadro de funcionários da empresa. É preciso ter uma equipe diversa e representativa, especialmente nos cargos de liderança. Portanto, se a sua empresa deseja ter sucesso no futuro do mercado em que está inserida, vale a pena pensar na representatividade dela. 

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