Através de uma ferramenta para análise do ecossistema de startups e a inovação no setor de energia no país, chamada Startup Scanner, a Liga Ventures em parceria com a PwC Brasil, aponta que a atuação das empresas da nova economia, neste tema, já abrange 11 categorias.
Atualmente o cenário, segundo parceria, é composto por 187 startups no setor de energia, sendo que elas estão 49 municípios brasileiros. Para o estudo foram consideradas empresas que estivessem ativas ou com rastro de atividade, em canais públicos e sociais, e com aparente produto ou serviço não em fase de ideia ou concepção, de acordo com a Liga Ventures.
Já a plataforma Startup Base da Associação Brasileira de Startups mostra que existem 83 empresas no segmento.
Startups focas em inovação no setor de energia
São Paulo (26,74%), Minas Gerais (20,86%), Santa Catarina (14,44%), Rio de Janeiro (9,63%) e Paraná (6,95%) são os cinco estados no Brasil, respectivamente, com a maior presença de startups atuantes no segmento de Energia.
Já entre as cidades a sequência é: São Paulo (17,65%), Florianópolis (12,30%), Rio de Janeiro (7,49%), Belo Horizonte (7,49%) e Itajubá (5,35%). O quinto município citado fica no sul do estado de Minas Gerais.
Outro dado relevante apontado no estudo é sobre o ano de fundação da maioria destas startups brasileiras. Assim como a crescente importância e aumento nas discussões sobre o uso de fontes renováveis de energia pelo mundo, a maioria destas empresas surgiu após o início do ano de 2016, com 54,54% das empresas analisadas.