• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    turismo

    Foto Sunyu (Unsplash)

    investimentos
    Investimentos privados no Brasil estão catapultando a inovação
    26 de setembro de 2019
    porto de Santos
    Porto de Santos terá sua primeira “maratona” de inovação
    26 de setembro de 2019
    Negócios

    Tendências tecnológicas e o seu impacto no mercado de turismo

    Robôs atendentes, modernização das rodoviárias e foco em ecologia e sustentabilidade devem ter destaque no segmento turístico nos próximos anos

    por Carolina Cozer em 26 de setembro de 2019

    O mercado global de viagens, turismo e hotelaria continua crescendo e a tecnologia tem grande impacto sobre isso. Segundo um estudo do Google Travel, 74% dos viajantes planejam suas viagens pela internet, enquanto apenas 13% o fazem através de agências de viagens. 

    Para tentar mapear melhor os aspectos de onde a tecnologia se encaixa no assunto, a Revfine, revista digital de hotelaria e indústria de viagens, investigou as principais tendências tecnológicas que trarão inovações para o mercado nos próximos anos:

    1 Internet das Coisas (IoT), com interconectividade em quartos de hotéis e aeroportos;

    2 Tecnologia de reconhecimento, com identificadores biométricos para facilitar processos de check in e check out;

    3 Realidade virtual (VR), como ferramenta de marketing para turismo;

    4 Realidade Aumentada (AR), semelhante ao VR, mas mais barato e com funcionalidade mobile;

    5 Robótica, com robôs atendentes que fornecem informações e ajudam com bagagens;

    6 Inteligência Artificial (AI), melhoria de chatbots para suporte técnico e em softwares de gerenciamento de estoques; e

    7 Big Data, para personalização de viagens e análise de desempenho nos negócios.

    Investimento em acessórios

    Mas há outros elementos que estão trazendo inovações para o mercado de viagens. 

    No ano passado, a Citroën, em conjunto com a startup Boarding Ring, lançou o Seetroën, um óculos que promete acabar com o enjoo em viagens em até 12 minutos. A ideia é fazer com que as pessoas viagem mais, bloqueando um mal que acomete milhões de viajantes em todo o mundo.

    O aparelho é baseado em um líquido que percorre o aro e causa um reajuste na percepção de horizontalidade do cérebro, eliminando o mal-estar das viagens.

    Modernização do mercado rodoviário

    No Brasil, a ClickBus surgiu para atualizar o mercado rodoviário, que ainda mantém algumas práticas bastante ultrapassadas. Enquanto as passagens aéreas já têm etapas de compra e verificação totalmente digitais, os ônibus ainda dependem de muita papelada e verificações manuais até o embarque do passageiro — o que não apenas causa demora no processo, mas gera despesas que podem ser cortadas. 

    Em 2013,  a ClickBus lançou uma plataforma online que busca tornar as viagens de ônibus mais próximas das viagens de avião, sem burocracia e completamente digitais.

    Hoje, a empresa é a líder do segmento no Brasil, e é concorrente direta da Decolar.com, outra gigante do mercado. Fazem parte, também, do Grupo Rocket Internet, uma das incubadoras mais bem-sucedidas do mundo.

    viagens

    Foto Elisa Riva (Pixabay)

    Foco na sustentabilidade

    Apesar das inovações digitais terem impulsionado o crescimento no setor, o relatório da Booking.com de 2019 aponta que os consumidores de viagens estão mais inclinados a fazer escolhas de destinos e acomodações com foco em sustentabilidade. 

    Setenta e três por cento dos viajantes globais pretendem ficar em acomodações ecologicamente corretas, e 55% buscam rotas de destino ecológicas. Já 52% deles também disseram ter alterado seu comportamento para serem mais sustentáveis ​​durante as viagens, caminhando e pedalando mais e andando menos de carro.

    Em outro estudo, da Euromonitor International sobre tendências globais, corrobora com essa questão: houve um aumento na demanda por viagens com destinos que tragam algum tipo de “transformação interior” para as pessoas, através de experiências ecológicas e de imersão em culturas locais.

    Números globais

    O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) diz que o segmento do turismo contribuiu com US$ 8,8 trilhões e 319 milhões de empregos para a economia mundial em 2018. 

    No Brasil, 8,1% do PIB provém do setor do turismo, que tem um crescimento anual de 3,1%. Segundo o relatório do WTTC, 88% das viagens nacionais são feitas com finalidade de lazer.


    + STARTUPS

    As startups mais desejadas para se trabalhar no Brasil
    Há vagas: 10 startups que estão em busca de talentos
    As asas dos unicórnios brasileiros
    7 startups que receberam aportes em agosto
    Grandes empresas apostam em programas de aceleração para startups

    Tecnologia
    turismo
    Negócios

    Samsung Brasil lança produto financeiro no mês de abertura do open banking no país

    Negócios

    Hub de inovação em biotecnologia lança novas soluções em combate à Covid-19

    Negócios

    Veja o cenário de inovação no setor de energia no Brasil

    Negócios

    Guerra entre big techs ocasiona queda nas ações do Facebook

    Negócios

    Visa expande os seus negócios para o mercado de criptomoedas

    Negócios

    Quem é Andy Jassy, o futuro CEO da Amazon

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Startup de educação da Colombia é eleita uma mais promissoras do mundo

    Startups

    Grupo Movile investe em logtech argentina para expansão na América Latina

    Startups

    Conheça as empresas apontadas como aspirantes a startups unicórnios no Brasil em 2021

    Startups

    Investimento em startups: Descomplica capta quase meio bilhão de reais no maior aporte em edtechs no Brasil

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    João Kepler

    Sócio e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR