Tendências tecnológicas e o seu impacto no mercado de turismo
Robôs atendentes, modernização das rodoviárias e foco em ecologia e sustentabilidade devem ter destaque no segmento turístico nos próximos anos
O mercado global de viagens,turismo e hotelaria continua crescendo e a tecnologia tem grande impacto sobre isso. Segundo um estudo do Google Travel, 74% dos viajantes planejam suas viagens pela internet, enquanto apenas 13% o fazem através de agências de viagens.
Para tentar mapear melhor os aspectos de onde a tecnologia se encaixa no assunto, a Revfine, revista digital de hotelaria e indústria de viagens, investigou as principais tendências tecnológicas que trarão inovações para o mercado nos próximos anos:
1 Internet das Coisas (IoT), com interconectividade em quartos de hotéis e aeroportos;
2 Tecnologia de reconhecimento, com identificadores biométricos para facilitar processos de check in e check out;
3 Realidade virtual (VR), como ferramenta de marketing para turismo;
4 Realidade Aumentada (AR), semelhante ao VR, mas mais barato e com funcionalidade mobile;
5 Robótica, com robôs atendentes que fornecem informações e ajudam com bagagens;
6 Inteligência Artificial (AI), melhoria de chatbots para suporte técnico e em softwares de gerenciamento de estoques; e
7 Big Data, para personalização de viagens e análise de desempenho nos negócios.
Investimento em acessórios
Mas há outros elementos que estão trazendo inovações para o mercado de viagens.
No ano passado, a Citroën, em conjunto com a startup Boarding Ring, lançou o Seetroën, um óculos que promete acabar com o enjoo em viagens em até 12 minutos. A ideia é fazer com que as pessoas viagem mais, bloqueando um mal que acomete milhões de viajantes em todo o mundo.
O aparelho é baseado em um líquido que percorre o aro e causa um reajuste na percepção de horizontalidade do cérebro, eliminando o mal-estar das viagens.
Modernização do mercado rodoviário
No Brasil, a ClickBus surgiu para atualizar o mercado rodoviário, que ainda mantém algumas práticas bastante ultrapassadas. Enquanto as passagens aéreas já têm etapas de compra e verificação totalmente digitais, os ônibus ainda dependem de muita papelada e verificações manuais até o embarque do passageiro — o que não apenas causa demora no processo, mas gera despesas que podem ser cortadas.
Em 2013,a ClickBus lançou uma plataforma online que busca tornar as viagens de ônibus mais próximas das viagens de avião, sem burocracia e completamente digitais.
Hoje, a empresa é a líder do segmento no Brasil, e é concorrente direta da Decolar.com, outra gigante do mercado. Fazem parte, também, do Grupo Rocket Internet, uma das incubadoras mais bem-sucedidas do mundo.
Foto Elisa Riva (Pixabay)
Foco na sustentabilidade
Apesar das inovações digitais terem impulsionado o crescimento no setor, o relatório da Booking.com de 2019 aponta que os consumidores de viagens estão mais inclinados a fazer escolhas de destinos e acomodações com foco em sustentabilidade.
Setenta e três por cento dos viajantes globais pretendem ficar em acomodações ecologicamente corretas, e 55% buscam rotas de destino ecológicas. Já 52% deles também disseram ter alterado seu comportamento para serem mais sustentáveis durante as viagens, caminhando e pedalando mais e andando menos de carro.
Em outro estudo, da Euromonitor International sobre tendências globais, corrobora com essa questão: houve um aumento na demanda por viagens com destinos que tragam algum tipo de “transformação interior” para as pessoas, através de experiências ecológicas e de imersão em culturas locais.
Números globais
O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) diz que o segmento do turismo contribuiu com US$ 8,8 trilhões e 319 milhões de empregos para a economia mundial em 2018.
No Brasil, 8,1% do PIB provém do setor do turismo, que tem um crescimento anual de 3,1%. Segundo o relatório do WTTC, 88% das viagens nacionais são feitas com finalidade de lazer.
Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.
Podemos fazer uso de cookies que:
São essenciais para o funcionamento do site
Guardam as suas preferências
Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes
Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse olink.
Sempre Ativado
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.
TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
Cadastro efetuado com sucesso.
Seu cadastro não pode ser efetuado, tente novamente mais tarde.