• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Whow! Festival 2020
    MENU
    gamificação

    Imagem: Lorenzo Herrera (Unsplash)

    digitalização
    A força da digitalização muito além de potencializar oportunidades de negócios
    11 de novembro de 2020
    startups
    O valor das startups muda com o mercado. Quais são as tendências futuras?
    11 de novembro de 2020
    Negócios

    Por que a gamificação é uma inovação campeã para gerar mais vendas?

    A gamificação, através do software GAMEK, transformou os indicadores de vendas absenteísmo do Grupo Konecta Brasil. Saiba mais

    por Carolina Cozer em 11 de novembro de 2020

    A função principal da gamificação é gerar engajamento para influenciar os resultados de um negócio ou projeto. Mas os benefícios dessa estratégia nas empresas não param por aí; é possível gerar dados valiosos de acordo com o desempenho dos funcionários.

    Uma empresa que mergulhou no universo da gamificação em 2020, e colheu resultados, foi o Grupo Konecta Brasil, empresa dedicada à terceirização de processos de negócios e contact centers.

    Fábio Pontilho, gestor de arquitetura de TI e UX da Konecta Brasil, contou no painel “Passe para a próxima fase: por que a gamificação é uma inovação campeã para gerar mais vendas”, no Whow! Festival de Inovação 2020, a respeito dos resultados da empresa com o software GAMEK, que foram acima do esperado.

    Gamificação como solução

    Uma dor que a Konecta compartilhava com muitas empresas de contact center eram os altos índices de turnover, uma vez que este é um setor de iniciação de funcionários no mercado de trabalho. “Tanto a Konecta quanto nossos clientes e colaboradores tinham problemas com engajamento. Treinar e engajar as pessoas que estão recém começando no mercado sempre foi um desafio”, conta Fábio.

    Para mitigar este problema, no começo de 2019, a empresa decidiu organizar um hackathon com colaboradores e clientes. “Foi uma maratona de 48h em que juntamos diversas visões e fizemos uma concepção de produto. E neste evento conseguimos criar o produto ideal que estávamos buscando”, explica o gestor.

    O produto que surgiu desse hackathon foi o GAMEK, uma plataforma de gamificação com foco no engajamento e na autogestão. “Por sorte conseguimos lançar o produto justamente quando estava iniciando a pandemia. Depois de colocar centenas de colaboradores em home office, precisava aplicar o modelo de gestão a distância, e o GAMEK foi decisivo nessa questão”, diz Fábio. “Ele já nasceu resolvendo um gap que poderíamos ter.”

    gamificação

    Imagem: Sabri Tuzcu (Unsplash)

    O que é o GAMEK?

    Além de resolver questões de engajamento e possibilitar a autogestão, o gestor explica que o GAMEK é capaz de melhorar a performance dos colaboradores e, consequentemente, reduzir as taxas de turnover das empresas. “O objetivo do GAMEK é provocar uma mudança de mindset do call center, trazendo uma nova visão para a operação”, diz o executivo. 

    Através das funções de autogestão do aplicativo, os funcionários têm acesso aos seus indicadores de performance em tempo real, e podem fazer a gestão de seus desempenhos de um jeito leve e divertido, em uma plataforma que realmente lembra um videogame. “O GAMEK pode ser aplicado em qualquer operação, não somente para o setor de vendas ou contact center”, afirma.

    Pontilho explica que na plataforma da GAMEK, o colaborador pode verificar o status de suas entregas e ganhar “Koins”, que são moedas que podem ser trocadas por prêmios diversos, como produtos físicos, vouchers, folgas, minutos de videogame e muitos outros. 

    Também há uma ferramenta de conquistas que garantem prêmios aos colaboradores que batem determinados indicadores, que pode ser customizada de acordo com as necessidades das operações. Há, também, uma ferramenta para gestores fazerem simulação de visão de consultores, área de notícias com relatórios ou informações pertinentes de destaque e um gráfico de KPI detalhado com todos os fatores de desempenho do colaborador ― todos parametrizáveis.

    Pontilho ressalta que há uma série de estatísticas baseadas em inteligência artificial que fazem uma leitura de funções úteis para as empresas. “Por exemplo, quais são os funcionários que mais pontuam, por que pontuam mais, qual é o comportamento, por que houve um problema no indicador de monitoria etc”.

    Level-up dos indicadores

    Após a implementação do Game-K houve um aumento de 58% nas vendas por agentes após o início do isolamento social, além da redução de 73% do absenteísmo “Temos muita segurança em afirmar que o GAMEK teve um papel fundamental nesses indicadores”. 

    Baseando-se na ideia de que as pessoas jogam videogame buscando desafios constantes, o GAMEK tem uma equipe de colaboradores focada na evolução do aplicativo, e estão constantemente lançando novas funcionalidades. “Temos um roadmap longo de gamificação. Estudamos o tema e trouxemos pessoas do mercado, sabendo que precisamos evoluir o game. Ele não pode esfriar”, diz. “O GAMEK é a busca por resultados, mas também é novidade. Isso está no nosso DNA”.


    +NOTÍCIAS

    Especial investimentos em startups: 38 aportes e 7 aquisições em outubro
    Coluna: Um olhar sobre disrupção e ética
    Tendências de futurismo para o mundo pós-pandemia
    Você sabe como funciona a tecnologia de interface cérebro-computador?

    Gamificação
    Inovação
    vendas
    Whow! 2020
    Negócios

    Como a Uber ganha dinheiro atualmente

    Negócios

    Os eventos e a retomada do entretenimento

    Negócios

    A importância da inovação e da tecnologia voltadas para a saúde

    Negócios

    Dia do Empreendedorismo Feminino: conheça cases de mulheres inovadoras

    Negócios

    Empreendedorismo feminino: a mulher em foco

    Negócios

    As novas oportunidades de negócio com o Pix

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Startups de esportes encontram lar nos Estados Unidos e Brasil

    Startups

    Você sabe o que são bantechs?

    Startups

    As healthtechs representam uma luz no fim do túnel para o setor da saúde?

    Startups

    16 aportes e 12 aquisições em novembro

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    João Kepler

    Partner e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Graziela Di Giorgi

    CGO da SCOPEN e autora de O Efeito Iguana

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    Bill Fisher

    professor de gerenciamento de inovação do IMD

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR