• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    varejo

    Arte Grupo Padrão (@flaviopavan_76)

    energias renováveis
    O futuro das energias renováveis no Brasil
    10 de novembro de 2020
    empreendedorismo
    Você tem um espírito empreendedor? Veja 5 características essenciais
    10 de novembro de 2020
    Negócios

    Novos tempos para o varejo: o fim da separação entre experiências online e offline

    A pandemia trouxe a necessidade de inovação e adaptação para entender as novas necessidades dos consumidores

    por Carla Querino em 10 de novembro de 2020

    Professora na ESPM e na Esalq/USP, além de cofundadora da Neomode, plataforma omnichannel para o varejo, Fabiola Paes apontou os desafios enfrentados por grandes nomes do mercado em meio a pandemia do novo coronavírus para manter a experiência agradável on e offline, durante o primeiro dia do Whow! Festival de Inovação 2020.

    De repente, em março deste ano, o varejo se viu obrigado a fechar as portas de suas lojas de rua e nos shoppings, e nesse cenário o setor teve que entender a necessidade de seus clientes e oferecer uma experiência de compra segura e agradável em ambiente on-line. 

    Adaptações do setor 

    Notou-se que muitos consumidores se aventuraram em compras digitais pela primeira vez e, por esse motivo, foi preciso adaptar a experiência e, principalmente passar confiança para que o cliente se sentisse seguro em passar seus dados para efetuar a compra.

     “O que notamos foram pessoas precisando de assistência para fazer essa primeira compra. Além disso, havia uma grande preocupação sobre a segurança dos dados dela e o quão idônea era a loja”, conta Wellington Jose, Head de Customer Experience na Amaro.  

    Uma das alternativas encontrada, foi o atendimento por meio do WhatsApp, além do site e aplicativos para smartphone, segundo a especialista.

    Os empreendedores se viram tendo que antecipar inovações esperadas para os próximos cinco anos as colocando em prática em poucos meses. 

    Rodrigo Ribeiro, CIO da Arezzo&Co, destaca que a vendedora nas lojas da rede passou a ter um papel de consultora e entender que a cliente que antes se restringia aos horários de abertura e fechamento das lojas físicas, agora quer comprar e ter essa consultoria a qualquer momento do dia.

    Para Fernando Brossi, vice-presidente do Varejo da C&A Brasil, um novo desafio que a pandemia trouxe como benefício foi a fidelização dos clientes, que passaram a utilizar as plataformas on-line e agora, com a reabertura, voltaram às lojas, sem abandonar este novo modelo. “O mundo avançou alguns anos, nós trouxemos cinco anos para agora. Tivemos novos entrantes nesse momento.” conta

    Novos tempos para o varejo 

    varejo

    Segundo os participantes, ainda existem muitas possibilidades para serem exploradas, como a logística de entregas dos produtos, tornando as lojas como pequenos centros de distribuição para os clientes. Imagem: Shutterstock

    A expectativa dos participantes do painel, para o futuro do varejo, é uma mudança na visão de organização das empresas, das operações, com uma fusão do digital e o físico, para o ‘figital‘. Não haverá uma separação entre a equipe de digital e a equipe de loja física, um dependerá do outro. E os canais se tornarão um só.

    No olhar dos especialistas, durante o Whow! Festival de Inovação 2020, a jornada do cliente tem que ser fluida, por meio de canais integrados, oferecendo uma experiência de compra diferenciada para que seja como comprar online e retirar pessoalmente, entre outras possibilidades de inovação. 

    Para a Amaro, marca de moda feminina brasileira, essa fusão entre online e offline sempre fez parte da cultura da empresa, mas nem por isso o caminho foi mais fácil. Tiveram que fazer adaptações, como links de pagamento e o uso do WhatsApp. O que permitiu que a empresa pudesse ampliar seu atendimento e presença no mercado, de acordo com Wellington José, head de Customer Experience da empresa.

    Essa fusão entre o digital e o físico, trouxe para o consumidor a experiência de fazer suas compras de forma prática, mas se achar necessário, ter um atendimento diferenciado, humanizado, por meio de consultoras online que ficam in loco. 

    Segundo os participantes, ainda existem muitas possibilidades para serem exploradas, como a logística de entregas dos produtos, tornando as lojas como pequenos centros de distribuição para os clientes. E isso exigirá novas competências dos profissionais que atuam no varejo e experiência de PDV. 

    “As empresas que conseguirem integrar os canais e fazer essa experiência de forma mais fluida possível, você entra começa a pesquisar, monta um carrinho, chega na loja, vê o carrinho que você montou, a loja vê a compra que você montou, inclui um produto que não tinha o seu tamanho e busca em outra loja. Proporcionando uma melhor experiência do cliente. A discussão é quem chegará primeiro”, conta Fernando. 

    “O segredo é entender a ponta, falar com o consumidor, viver a loja, mexer no estoque, fazer uma venda, conversar por WhatsApp com a cliente e aí ao sentir isso na pele, será possível construir coisas fantásticas, que de fato irão trazer algum valor”,  ressalta Rodrigo.


    VEJA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS E TENDÊNCIAS DO VAREJO NA “NOVAREJO”, SITE IRMÃO DO WHOW!. CONFIRA.


    +VAREJO

    Como a tecnologia está ajudando o varejo a atender melhor seus consumidores
    O que é um superapp? Rappi e Banco Inter estão nesta corrida
    Inovações no varejo além de IA e algoritmos na jornada do cliente
    China pode ser o primeiro país a adotar uma moeda digital

    consumidor
    varejo
    Whow! 2020
    Negócios

    Samsung Brasil lança produto financeiro no mês de abertura do open banking no país

    Negócios

    Hub de inovação em biotecnologia lança novas soluções em combate à Covid-19

    Negócios

    Veja o cenário de inovação no setor de energia no Brasil

    Negócios

    Guerra entre big techs ocasiona queda nas ações do Facebook

    Negócios

    Visa expande os seus negócios para o mercado de criptomoedas

    Negócios

    Quem é Andy Jassy, o futuro CEO da Amazon

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Startup de educação da Colombia é eleita uma mais promissoras do mundo

    Startups

    Grupo Movile investe em logtech argentina para expansão na América Latina

    Startups

    Conheça as empresas apontadas como aspirantes a startups unicórnios no Brasil em 2021

    Startups

    Investimento em startups: Descomplica capta quase meio bilhão de reais no maior aporte em edtechs no Brasil

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    João Kepler

    Sócio e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR