Enquanto o segundo semestre de 2020 foi marcado pelas brigas do governo dos Estados Unidos contra as big techs, parece que o início de 2021 terá fortes conflitos entre as próprias empresas.
No dia 28 de janeiro, na conferência CPDP Computers, Privacy & Data Protection, o atual CEO da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa terá novos termos de uso que permitirão que consumidores neguem o rastreamento de dados durante suas navegações. O Facebook prontamente se posicionou contra essa decisão, afirmando que será absolutamente prejudicial para pequenas e médias empresas, que dependem da captação de dados para personalização publicitária.
Big techs
A reação da empresa de Mark Zuckerberg, contudo, foi bastante agressiva, contendo anúncios de página inteira nos jornais norte-americanos New York Times, Wall Street Journal e Washington Post com acusações contra a Apple, segundo a publicação Harvard Business Review.
Durante seu discurso, Cook criticou duramente as redes sociais que permitem que teorias de conspiração sejam alimentadas e difundidas por meio de algoritmos ― sem citar o nome de qualquer plataforma em específico. Aparentemente o “chapéu” serviu a Zuckerberg, que reforçou sua opinião contrária à Cook criando um site para que pequenas empresas possam expressar a sua indignação com a decisão da Apple.
“A Apple pode dizer que está fazendo isso para ajudar as pessoas, mas os movimentos rastreiam claramente seus interesses competitivos”, disse o CEO do Facebook em teleconferência na semana passada. “Acho que essa dinâmica é importante para as pessoas entenderem porque nós e outros estaremos enfrentando isso em um futuro próximo.”
Tokenização das pequenas e médias empresas
Ainda de acordo com Zuckerberg, a decisão da Apple é particularmente prejudicial durante a pandemia, porque, segundo o próprio Facebook, quase metade das pequenas e médias empresas começaram ou aumentaram o uso de anúncios personalizados nas redes sociais durante a crise sanitária.
A afirmação, contudo, contradiz um estudo da Deloitte ― consultoria utilizada pelo Facebook para se basear nessa informação ―, que aponta um aumento de engajamento de apenas 34% para pequenas e médias empresas, e de 17% para grandes corporações. Desta forma, a rede social poderia “tokenizar” as PMEs em prol de interesses particulares.
De acordo com uma reportagem do The Information, site focado na cobertura da indústria de tecnologia, advogados contratados pelo Facebook estão preparando um processo antitruste contra a fabricante do iPhone, alegando que as regras da App Store são injustas para desenvolvedores, que devem acatar a uma série de regras, como a obrigatoriedade de que apps do iOS utilizem o sistema de pagamentos nativo operacional.
Após o início desta declaração de guerra contra a Apple, as ações do Facebook caíram, até o momento, cerca de 2,6%.
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