Buscar conteúdos de empreendedorismo em livrarias é se deparar com infinitos livros sobre o assunto. Alguns exemplos muito famosos são: A Startup Enxuta, Do Sonho à Realização em 4 Passos, Organizações Exponenciais, entre outros. Estes livros, contudo, explicam muito sobre estratégia e operações com foco em inovação, mas deixam um pouco de lado uma das áreas mais complexas das startups: as finanças.
Os exemplos acima foram dados por Bruna Losada Pereira Mussa, Pós-Doutora em Finanças para Startups pela Universidade da Columbia, nos Estados Unidos, e que está prestes a lançar um livro com essa temática. Ela contou ao Whow!, com exclusividade, sobre o lançamento e adiantou parte de seu conteúdo, que consiste em analisar as finanças corporativas para negócios pequenos, médios, jovens ou startups em geral.
A doutora em finanças para startups
Bruna Losada, que teve todas as suas formações acadêmicas e profissionais em finanças corporativas, adentrou com força no universo das startups durante seu Pós-Doutorado nos Estados Unidos. Lá, teve a chance de conhecer este ecossistema, investidores, anjos e fundos.
Na prática, ao longo dos anos, ela trabalhou com consultorias em finanças para empresas de portes diversos, além de mentorias para startups, especialmente em relação às finanças estratégicas.
Bruna também é professora e ministra aulas, workshops e palestras em programas de MBA e MBA executivo. A motivação para ensinar, ela diz, vem do fato de que a comunidade de inovação brasileira carece de conteúdo técnico, e são desassistidos para as nuances e especificidades de finanças.
E esta motivação para ensinar vai se estender para as livrarias; em maio, seu livro Finanças para Startups será publicado pela editora Saint Paul, e contará com conceitos essenciais de finanças corporativas adaptados aos pequenos negócios.
A ideia do livro, Bruna conta, surgiu através de duas pessoas próximas, que questionaram a possibilidade de ela passar seus conhecimentos de modo bibliográfico. Através dessa faísca, ela começou seu programa de Pós-Doutorado e, posteriormente, escreveu o livro.

Foto: Bruna Losada (arquivo pessoal)
Carências dos pequenos negócios
Buscar conteúdos baseados em finanças para negócios pequenos e startups pode ser uma experiência frustrante para o empreendedor. Bruna explica que não há literatura ou conteúdos suficientes que falem diretamente com as nuances desses negócios.
“A maior parte da literatura que existe sobre finanças foi pensada nas grandes empresas, que têm acesso a mercados que apenas elas conseguem ter. Elas conseguem escolher o tipo de financiamento querem, por exemplo.” As pequenas empresas, por sua vez, têm outra pegada: “Não têm o mesmo acesso a recursos de mercado financeiro, não têm a mesma relação com times de trabalho, têm problemas societários de natureza muito diferente, que dão origem a outras problemáticas de finanças”, explica.
Bruna diz que o livro busca exatamente atuar nessas carências, que não são resolvidas pela literatura internacional.
“Esses livros não assessoram perfeitamente um negócio pequeno. Ainda, os que têm aqui no Brasil foram traduzidos de economias maduras, como os Estados Unidos, por exemplo, de forma tal que o produto que está acessível não atende a problemática brasileira, e tampouco o porte de empresa do empreendedor”
Bruna Losada Pereira Mussa, Pós-Doutora em Finanças para Startups
O livro conversa, também, com outros atores do ecossistema de inovação, como investidores-anjo, por exemplo, que queiram entender mais sobre esses modelos de negócio.