• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    varejo

    Arte Grupo Padrão (Giovana Sorroche)

    Covid-19
    Empresas estabelecem ações de conscientização em combate à Covid-19
    24 de março de 2020
    plataformas
    As plataformas mais utilizadas no cotidiano das empresas
    24 de março de 2020
    Negócios

    Entenda o que é o varejo como um serviço e a tecnologia por trás

    O que é o retail as a service e as empresas que são referências nessa mudança de papel do varejo, estimulada pelas novas tecnologias. Conheça

    por Raphael Coraccini em 24 de março de 2020

    O varejo é um dos setores que tem mais potencial de captação de dados qualificados para que outros setores entrem de cabeça na economia dos dados. Isso por conta do contato direto que possui com uma massa enorme de consumidores e sua capacidade de saber o que esses clientes esperam de uma experiência de compra.

    Essa expertise tem sido bem aplicada por algumas empresas do setor, que entenderam que o varejo é capaz de municiar outros setores de dados importantes para melhorar essa experiência de compra. Esse potencial só se tornou aplicável por conta do desenvolvimento de tecnologias, como Big Data, Analytics, Machine Learning e Inteligência Artificial.

    Esse potencial tem sido usado na transformação do setor em uma interface de captação e tratamento de informações a favor de todo tipo de negócio.  O retail as a service ou varejo como um serviço é voltado para melhorar a performance de outras empresas do próprio varejo ou de outros serviços.

    Varejo como um serviço

    Na loja física

    O retail as a service tem como um de seus pontos mais importantes o caráter experimental da loja física, onde os consumidores podem interagir com os produtos sem necessariamente comprar.

    A Sephora é um dos exemplos. Há cinco anos, a empresa começou a desenvolver tecnologias que permitissem que lojas físicas e online tivessem capacidade de experimentação semelhantes. Nos últimos anos, a empresa tem registrado aumento de receita por que tem atraído jovens pela capacidade de oferecer produtos baseados na captação de dados nessas plataformas.

    Os clientes de cosméticos, hoje, são menos fiéis às marcas e encaram a procura por um produto como uma caça ao tesouro. Assim sendo, os mais de 2 mil pontos de venda da Sephora na América do Norte apostaram nessa oferta de experiência sem necessariamente atrelar à compra na hora.

    Foto ilustrativa (Pixabay)


    Retail as a service no Brasil

    No Brasil, o Magazine Luiza vê as vendas em seu marketplace crescerem acima das vendas no e-commerce e nas lojas físicas. A varejista se propõe a ser uma plataforma de serviços ao varejo e o marketplace é a principal arma.

    No meio do ano passado, a empresa lançou também o que chamou de marketplace invertido, colocando, produtos do Magazine Luiza dentro de lojas de varejistas físicos por todo o Brasil, em especial, em Estados onde a gigante do varejo não tem lojas físicas. Além da plataforma de vendas, portanto, a varejista quer ser também distribuidora.

    A empresa está empenhada também em ser um fornecedor de tecnologia para as demais varejistas. Em 2018, comprou a Softbox, startup mineira focada em soluções para empresas que desejam fazer vendas digitais ao consumidor final, para ampliar seus serviços B2B de vendas online e entregas para compras feitas pela internet.

    O resultado disso é que o Magazine Luiza tem juntado ao seu ecossistema até empresas de bens de consumo, ou seja, que produzem ou distribuem os produtos que a varejista, antes, comprava para revender.

    Amazon

    A “big tech” é o varejo como serviço em essência. A empresa que começou como livraria conseguiu conquistar seu break even (momento em que uma empresa começa a dar lucro) só por conta da AWS, seu serviço de nuvem, utilizados por empresas de todos os setores para vender nas plataformas da Amazon ou ter a sua disposição um local para armazenagem de dados em segurança.

    Hoje, a empresa oferece hospedagem para aplicativos e sites, backup de armazenagem, TI para empresas e banco de dados para clientes de todos os setores da economia em mais de 190 países.


    VEJA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS E TENDÊNCIAS DO VAREJO NA “NOVAREJO”, SITE IRMÃO DO WHOW!. CONFIRA.


    +VAREJO

    O que é um superapp? Rappi e Banco Inter estão nesta corrida
    Novas tecnologias no varejo: 6 maneiras para captar dados na loja física
    Inovações no varejo além de IA e algoritmos na jornada do cliente
    China pode ser o primeiro país a adotar uma moeda digital

    Analytics
    Big Data
    dados
    inteligência artificial
    Machine Learning
    novas tecnologias
    varejo
    Negócios

    Samsung Brasil lança produto financeiro no mês de abertura do open banking no país

    Negócios

    Hub de inovação em biotecnologia lança novas soluções em combate à Covid-19

    Negócios

    Veja o cenário de inovação no setor de energia no Brasil

    Negócios

    Guerra entre big techs ocasiona queda nas ações do Facebook

    Negócios

    Visa expande os seus negócios para o mercado de criptomoedas

    Negócios

    Quem é Andy Jassy, o futuro CEO da Amazon

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Startup de educação da Colombia é eleita uma mais promissoras do mundo

    Startups

    Grupo Movile investe em logtech argentina para expansão na América Latina

    Startups

    Conheça as empresas apontadas como aspirantes a startups unicórnios no Brasil em 2021

    Startups

    Investimento em startups: Descomplica capta quase meio bilhão de reais no maior aporte em edtechs no Brasil

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    João Kepler

    Sócio e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR