A Endeavor em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública divulgou, hoje, a quinta edição do Índice de Cidades Empreendedoras 2020, que foi compartilhado com o portal Whow!.
Para a análise foram consideradas as 100 cidades mais populosas do Brasil (que variam entre 12 milhões e 280 mil habitantes), em diversos critérios, como inovação, infraestrutura, cultura empreendedora, ambiente regulatório, dentre outros.
Surpreendentemente, dentre as dez cidades mais empreendedoras do Brasil em 2020, metade são municípios interioranos. Apesar de grande parte do capital nacional ainda ser direcionado ao eixo Rio-São Paulo, as regiões Sul, Centro-Oeste e outras cidades do Sudeste também tiveram grande destaque no ranking.
Destaques fora da curva em inovação e cultura empreendedora
À parte do ranking geral, no quesito inovação, a região Sul recebeu enorme destaque, com cinco cidades classificadas dentre as dez mais inovadoras. Florianópolis (SC), Caxias do Sul (RS), Joinville (SC), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS) figuram na primeira, segunda, quarta, sexta e oitava posições do top 10, respectivamente.
Já quando o assunto é cultura empreendedora, Pernambuco é o Estado de maior evidência no Brasil, com seis cidades dando as caras no top 10: Recife, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Petrolina, ocupando da quinta à décima posição. À frente delas podemos encontrar Porto Velho (RO), Manaus (AM), Rio Branco (AC) e Maceió (AL) nas primeiras colocações.
De acordo com o levantamento da Endeavor com a Enap, dentre as vantagens competitivas de um município com forte cultura empreendedora, estariam, por exemplo, a criação de novas tecnologias pelas empresas e sua aceitação e incorporação pelos indivíduos.
São Paulo, a cidade número um no ranking geral, angariou pontos sobretudo nas modalidades de infraestrutura, acesso à capital, mercado e ambiente regulatório.

+ INOVAÇÃO
Ecossistema de inovação em Santa Catarina terá uma nova incubadora para startups
Conheça o ecossistema de inovação no Piauí
Conheça o ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte
Conheça o ecossistema de inovação de Goiás