Em 2018, o Brasil viu, pela primeira vez na história, o número de trabalhadores autônomos e empresários passar o de registrados, segundo a PNAD Contínua, do IBGE. A ascensão do empreendedores seja por oportunidade ou necessidade, traz junto iniciativas de bancos digitais voltados para esse público em específico.
Nesta nona parte da série especial sobre bancos digitais em Whow!, você verá os detalhes do trabalho realizado por fintechs para atrair millennials e empreendedores. As matérias anteriores você encontrará nos links ao final deste texto.
Uma pesquisa da Accenture aponta 250 milhões de novos clientes vão entrar no sistema bancário nos próximos anos e destaca que, além da população de baixa renda, os empreendedores e os millennials são porções importantes dessa massa de novos clientes que o sistema está para receber.
Em se tratando de empreendedores, no Brasil, já são 28 milhões de trabalhadores enquadrados nesse perfil, formalizados ou não, aponta novamente o IBGE. Boa parte desses têm um histórico de serviços bancários voltados apenas para pessoa física e precisarão, portanto, adequar seu perfil para contas de pessoa jurídica.

Foto Wyron (Unsplash)
Gratuidade na pessoa física
O C6 Bank tem usado a gratuidade dos seus serviços para pessoa física para ganhar tração e chamar para dentro da instituição esses empreendedores.
“O foco do banco é pequenas e médias empresas com faturamento entre R$ 500 mil e R$ 50 milhões por ano, setor com potencial de crescimento e poucas soluções customizadas”, conta Verena Fornetti, porta-voz do C6 Bank.
Aumento em pessoa jurídica
O Banco Original, por sua vez, já tem 20% de seus 2,5 milhões de clientes entre pessoas jurídicas e vê o aumento da adesão dos empreendedores entre as cerca de 300 mil novas contas que o banco abre todo mês. “Hoje, estamos em busca de parcerias com fintechs que possam nos apoiar para atender esse empreendedor”, diz Raul Moreira, diretor executivo de TI, Operações e Produtos da empresa.
Millennials
Outro perfil que compõe a base de novos clientes do sistema bancário são os millennials. A média de idade dos clientes da Neon é de 28 anos.
Alexandre Alvares, CMO da Neon, destaca que essa é uma geração acostumada a usar o celular para pedir comida, ver filmes e para se locomover pela cidade.
“Por que iriam continuar guardando dinheiro ou investindo em uma conta que pede para você ir presencialmente até a agência toda vez que precisa mudar uma senha? Não combina com essa geração”
Alexandre Alvares, CMO da Neon
O Neon tem combinado dois serviços diferentes para aumentar os investimentos entre os millenials. Dentro do aplicativo, o banco oferece a opção de arredondamento de compras no débito, com os centavos de cada compra sendo investidos automaticamente no CDB.
Uma pesquisa realizada pelo banco digital descobriu que 72% do seu público não investe, o que dificulta para o banco estender o seu potencial para esse segmento.

Foto Julian Gentilezza (Unsplash)
Educadores de outras gerações
Os millennilas têm por característica ensinar as outras gerações a usarem os serviços digitais. Assim aconteceu com serviços como Uber, iFood, Netflix, entre outros. E, também, acontece cada vez mais com o uso dos bancos.
O Next, banco digital que pertence ao Bradesco, sempre teve uma concentração de clientes de 18 a 35 anos. Hoje, porém, mais de 20% dos clientes já estão distribuídos entre outras faixas etárias.
“O comportamento do usuário (do banco digital), independe de idade. Ele busca soluções que se assemelham às experiências que já tem em outras plataformas digitais, como redes sociais, apps de transporte e de alimentação, por exemplo”
Fernando Honorato, diretor do Next
Trazer empreendedores e millennialls para dentro do sistema passa por criar novos produtos personalizados. Enquanto os empreendedores tentam formalizar seus serviços e conseguirem contas apropriadas para o fluxo de caixa da sua empresa, os jovens consumidores do sistema devem ser atraídos por soluções que os eduquem a ver o banco como algo além de guardar dinheiro e realizar compras de maneira fácil. O que eles já sabem fazer melhor do que qualquer outra geração.

Arte: Grupo Padrão
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