• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    millennials

    Foto Mikaala Shackelford (Unsplash)

    Bradesco
    Itaú, Bradesco e um receio em comum: as big techs
    23 de dezembro de 2019
    LinkedIn
    32 startups com vagas de emprego abertas para 2020
    23 de dezembro de 2019
    Negócios

    Especial bancos digitais: como as fintechs atraem millennials e empreendedores

    Bancos digitais e fintechs ofertam produtos segmentados para atrair esses públicos, que compõem parte da massa de novos clientes do sistema bancário

    por Raphael Coraccini em 23 de dezembro de 2019

    Em 2018, o Brasil viu, pela primeira vez na história, o número de trabalhadores autônomos e empresários passar o de registrados, segundo a PNAD Contínua, do IBGE. A ascensão do empreendedores seja por oportunidade ou necessidade, traz junto iniciativas de bancos digitais voltados para esse público em específico.

    Nesta nona parte da série especial sobre bancos digitais em Whow!, você verá os detalhes do trabalho realizado por fintechs para atrair millennials e empreendedores. As matérias anteriores você encontrará nos links ao final deste texto.

    Uma pesquisa da Accenture aponta 250 milhões de novos clientes vão entrar no sistema bancário nos próximos anos e destaca que, além da população de baixa renda, os empreendedores e os millennials são porções importantes dessa massa de novos clientes que o sistema está para receber.

    Em se tratando de empreendedores, no Brasil, já são 28 milhões de trabalhadores enquadrados nesse perfil, formalizados ou não, aponta novamente o IBGE. Boa parte desses têm um histórico de serviços bancários voltados apenas para pessoa física e precisarão, portanto, adequar seu perfil para contas de pessoa jurídica.

    millennials

    Foto Wyron (Unsplash)

    Gratuidade na pessoa física

    O C6 Bank tem usado a gratuidade dos seus serviços para pessoa física para ganhar tração e chamar para dentro da instituição esses empreendedores. 

    “O foco do banco é pequenas e médias empresas com faturamento entre R$ 500 mil e R$ 50 milhões por ano, setor com potencial de crescimento e poucas soluções customizadas”, conta Verena Fornetti, porta-voz do C6 Bank.

    Aumento em pessoa jurídica

    O Banco Original, por sua vez, já tem 20% de seus 2,5 milhões de clientes entre pessoas jurídicas e vê o aumento da adesão dos empreendedores entre as cerca de 300 mil novas contas que o banco abre todo mês. “Hoje, estamos em busca de parcerias com fintechs que possam nos apoiar para atender esse empreendedor”, diz Raul Moreira, diretor executivo de TI, Operações e Produtos da empresa.

    Millennials

    Outro perfil que compõe a base de novos clientes do sistema bancário são os millennials. A média de idade dos clientes da Neon é de 28 anos. 

    Alexandre Alvares, CMO da Neon, destaca que essa é uma geração acostumada a usar o celular para pedir comida, ver filmes e para se locomover pela cidade. 

    “Por que iriam continuar guardando dinheiro ou investindo em uma conta que pede para você ir presencialmente até a agência toda vez que precisa mudar uma senha? Não combina com essa geração”

    Alexandre Alvares, CMO da Neon

    O Neon tem combinado dois serviços diferentes para aumentar os investimentos entre os millenials. Dentro do aplicativo, o banco oferece a opção de arredondamento de compras no débito, com os centavos de cada compra sendo investidos automaticamente no CDB. 

    Uma pesquisa realizada pelo banco digital descobriu que 72% do seu público não investe, o que dificulta para o banco estender o seu potencial para esse segmento.

    millennials

    Foto Julian Gentilezza (Unsplash)

    Educadores de outras gerações

    Os millennilas têm por característica ensinar as outras gerações a usarem os serviços digitais. Assim aconteceu com serviços como Uber, iFood, Netflix, entre outros. E, também, acontece cada vez mais com o uso dos bancos. 

    O Next, banco digital que pertence ao Bradesco, sempre teve uma concentração de clientes de 18 a 35 anos. Hoje, porém, mais de 20% dos clientes já estão distribuídos entre outras faixas etárias. 

    “O comportamento do usuário (do banco digital), independe de idade. Ele busca soluções que se assemelham às experiências que já tem em outras plataformas digitais, como redes sociais, apps de transporte e de alimentação, por exemplo”

    Fernando Honorato, diretor do Next 

    Trazer empreendedores e millennialls para dentro do sistema passa por criar novos produtos personalizados. Enquanto os empreendedores tentam formalizar seus serviços e conseguirem contas apropriadas para o fluxo de caixa da sua empresa, os jovens consumidores do sistema devem ser atraídos por soluções que os eduquem a ver o banco como algo além de guardar dinheiro e realizar compras de maneira fácil. O que eles já sabem fazer melhor do que qualquer outra geração.


    Arte: Grupo Padrão


    +ESPECIAL BANCOS DIGITAIS

    Veja a série completa do nosso especial sobre bancos digitais
    Legado vs atuar na nuvem
    Itaú x Nubank: a luta por clientes e lucro
    Saiba tudo sobre open banking e a terceira revolução dos bancos

    empreendedores
    Especial: bancos digitais
    fintechs
    millennials
    Negócios

    Samsung Brasil lança produto financeiro no mês de abertura do open banking no país

    Negócios

    Hub de inovação em biotecnologia lança novas soluções em combate à Covid-19

    Negócios

    Veja o cenário de inovação no setor de energia no Brasil

    Negócios

    Guerra entre big techs ocasiona queda nas ações do Facebook

    Negócios

    Visa expande os seus negócios para o mercado de criptomoedas

    Negócios

    Quem é Andy Jassy, o futuro CEO da Amazon

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Principal tendência tecnológica

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    5 startups para ficar de olho neste ano

    Startups

    Healthtech de saúde física até organizacional

    Startups

    5 startups de moda sustentável

    Startups

    O mundo chegou em 611 unicórnios

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    João Kepler

    CEO da Bossa Nova Investimentos

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR