O uso de plataformas por empresas é crescente. Segundo pesquisa entre 7.400 empresas pelo mundo, realizada pela Okta, empresa com capital aberto em bolsa que provêm soluções em nuvem relacionadas a segurança e desenvolvimento de aplicações, o número médio de aplicativos por empresa atingiu 88 em 2019, sendo que 10% dessas empresas implantam 200 aplicativos ou mais para suas operações cotidianas.
Muitas atividades migram cada vez mais para dentro das plataformas digitais, como soluções financeiras e locação de imóveis para viagens corporativas. As conferências também já dispensam os telefones.
Essas atividades vão se consolidando como 100% online.
Aplicativos na briga para oferecer os serviços aos escritórios do século 21
Recursos Humanos
Workday é a segunda plataforma de uso corporativo mais utilizada quando se trata de usuários ativos mensais, entre todos os aplicativos com essa funcionalidade. O aplicativo mantém essa posição desde 2016 e está atrás apenas do Microsoft Office 365. O Workday é campeão de usuários na categoria de softwares voltados para gestão de recursos humanos.

Foto ilustrativa Christina Morillo (Pexels)
Videoconferência
De 2016 a 2019, o Zoom, aplicativo voltado para videoconferências, cresceu 876% em número de usuários ativos, o que o faz o app do segmento mais popular desde então. Para comparação, o segundo colocado, o Webex, da Cisco, cresceu 91% no mesmo período. Segundo análise da consultoria global IDC, o segmento de videoconferência tem espaço para crescer. O aumento anual previsto é de 7,1% das soluções em videoconferência até 2023.
E-Learning e aplicações sócio-corporativas
O LinkedIn tem crescido amparado, principalmente, pelas suas novas soluções no que se tem chamado de microlearning, plataformas de cursos rápidos. A rede social voltada para o dia a dia corporativo adquiriu recentemente o Lynda.com para fortalecer sua área de ensino a distância.
O segundo lugar entre os aplicativos que misturam soluções corporativas e pessoais ficou com o Grammarly, um verificador online de gramática, que cresceu 353% nos últimos dois anos. A plataforma ganhou status de unicórnio nos últimos meses com uma rodada de investimento de 90 milhões de dólares.
Soluções financeiras e bancárias
Entre os aplicativos que estão facilitando a vida dos CFOs e de suas equipes o destaque é o do PayPal, que se mantém acima dos apps das principais instituições bancárias. A empresa ocupa a liderança há três anos, acima das soluções dos gigantes Bank of America e American Express, por exemplo.
Hotéis e acomodações para empresas
O Airbnb é o grande responsável por inovar no mercado de locação, mas no âmbito corporativo o Marriott ocupa a liderança entre os apps mais usados para locação. No entanto, a startup também está firme na disputa pelos hóspedes com cartão corporativo. É a segunda plataforma mais usada para locação pelas empresas.