• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    consumidores

    Foto Daria Shevtsova (Unsplash)

    inovação
    Propostas para inovação no Brasil, segundo Ministério da Economia e XP Investimentos 
    16 de dezembro de 2019
    público
    Conheça as startups que atendem o público 60+
    16 de dezembro de 2019
    Negócios

    64% dos consumidores brasileiros já adotam as fintechs na rotina

    Pesquisa feita pela consultoria EY, em 27 países, mostra que os principais serviços utilizados são transferência de dinheiro e pagamentos

    por Adriana Fonseca em 16 de dezembro de 2019

    Entre 27 mil consumidores entrevistados em 27 países diferentes, 96% relataram que estavam ao menos cientes de um serviço de transferência ou pagamento realizado por uma fintech. Desses, 75% já usaram algum desses dois serviços dessas startups e 48% já utilizaram algum produto de seguro dessas empresas. Isso significa que somente 4% dos consumidores globais não conhecem os serviços de uma fintech.

    Os dados são da pesquisa Global FinTech Adoption Index 2019, realizado pela consultoria de negócios EY.

    As fintechs tiveram um crescimento expressivo nos últimos anos. Se antes elas eram consideradas uma maneira complexa dos consumidores gerenciarem as finanças, agora são usadas por milhões de pessoas em todo o mundo, consequência do aumento dos bancos online e das plataformas móveis. 

    consumidores

    Foto (Freepik)

    Fintechs no dia a dia

    De acordo com o levantamento da EY, 64% dos consumidores globais adotaram o uso dos serviços das fintechs em 2019, número bastante superior ao encontrado em anos anteriores da pesquisa. A taxa de adoção dos serviços dessas startups era de 16% em 2015 e de 31% em 2017. 

    O Brasil aparece junto com a média global. Por aqui, 64% dos consumidores adotaram os serviços de uma fintech na sua rotina. 

    Em alguns países esse índice é maior: China (87%), Índia (87%), Rússia (82%), África do Sul (82%), Colômbia (76%), Peru (75%), Holanda (73%), México (72%), Irlanda (71%), Reino Unido (71%), Argentina (67%), Hong Kong (67%), Cingapura (67%), Coreia do Sul (67%) e Chile (66%).

    Os serviços mais utilizados pelos consumidores globais são transferência de dinheiro e pagamentos, com cerca de três quartos das pessoas dizendo que já usaram esses serviços. Outros produtos frequentemente utilizados são poupança e investimento, planejamento financeiro, seguro e empréstimos. 

    A consultoria EY ressalta que os números indicam que ainda há espaço para crescer em segmentos específicos. A adoção de serviços de poupança e investimento, por exemplo, é de apenas 27% entre as mulheres, contra 40% entre os homens.

    consumidores

    Foto Jonas Leupe (Unsplash)

    Preço importa

    O custo do serviço ainda é o item mais importante para o consumidor ao escolher seu provedor de serviços bancários. 

    Historicamente, o principal atrativo para quem decidia adotar uma fintech era a maior facilidade para criar uma conta—na comparação com os bancos tradicionais. Em 2017, por exemplo, apenas 13% disseram que as taxas atrativas eram uma prioridade, enquanto 30% atribuíram mais importância à capacidade de configurar uma conta com facilidade.

    De acordo com os números deste ano, as prioridades mudaram. Enquanto 20% dizem que a facilidade de criação de uma conta é o mais importante, 27% estão mais preocupados com as taxas. 

    Isso, segundo a EY, sugere que as fintechs são agora um mercado maduro, em que custos mais baixos e uma experiência do cliente sem atrito são esperados como padrão. Outros 18% adotaram uma fintech pelos produtos e serviços inovadores e 12% para ter uma melhor experiência. 


    +FINTECHS

    Mediação do Banco Central na batalha entre bancos e fintechs
    Conheça os diferentes segmentos das fintechs
    Aprendizados de uma fintech que deu a volta por cima
    Fintech alemã começará a operar no Brasil 

    Brasil
    consumidores
    fintechs
    Negócios

    Samsung Brasil lança produto financeiro no mês de abertura do open banking no país

    Negócios

    Hub de inovação em biotecnologia lança novas soluções em combate à Covid-19

    Negócios

    Veja o cenário de inovação no setor de energia no Brasil

    Negócios

    Guerra entre big techs ocasiona queda nas ações do Facebook

    Negócios

    Visa expande os seus negócios para o mercado de criptomoedas

    Negócios

    Quem é Andy Jassy, o futuro CEO da Amazon

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Principal tendência tecnológica

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    5 startups para ficar de olho neste ano

    Startups

    Healthtech de saúde física até organizacional

    Startups

    5 startups de moda sustentável

    Startups

    O mundo chegou em 611 unicórnios

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    João Kepler

    CEO da Bossa Nova Investimentos

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR